Verbo transitivo direto e indireto é uma matéria abordada constantemente em concursos e vestibulares.
A transitividade verbal é o fenômeno linguístico que determina as relações entre o significado de um verbo e seus complementos que podem ser objetos diretos e/ou indiretos. Tradicionalmente, diz-se que um verbo é transitivo quando ele necessita de um complemento para que seu sentido seja completo. Desta forma, o que vai determinar se a transitividade é direta ou indireta é a ocorrência ou não de preposições ligando o verbo ao objeto.
Verbos Transitivos Diretos – a complementação ocorre de forma direta, não há necessidade de preposição. Neste caso, o complemento é denominado Objeto Direto. Vejamos alguns exemplos:
- Berenice comprou vestidos e sapatos.
- O correio entregou minhas compras hoje.
- Esqueço nomes de pessoas conhecidas.
Verbos Transitivos Indiretos – a complementação se dá de forma indireta, a ocorrência de uma preposição é necessária para fazer o trânsito entre o verbo e o Objeto que, no caso, é classificado como Indireto. Como exemplo, podemos citar os seguintes casos:
- Eles acreditam em Deus.
- Meus vizinhos gostam de música internacional.
- A moça pensou nos bons momentos que viveram juntos.
Verbos Transitivos Diretos e Indiretos – ocorrem quando a ação contida no verbo transita para o complemento direta e indiretamente, ao mesmo tempo. Ou seja, são necessários dois Objetos para completar o sentido do enunciado, um Direto e um Indireto:
- A autoridade informou os índices inflacionários à população.
- O rapaz ofereceu bebida aos amigos.
- Ângela contava muitas mentiras para a família.
Quando um verbo não precisa de complementação, ou seja, quando apresenta sentido completo, ele é classificado como INTRANSITIVO. É o que ocorre em orações como
- Você fuma?
- O homem morreu.
- As crianças dormiram.
Além destas condições gerais, é possível encontrar casos específicos em que a transitividade se apresenta de forma diversa, o modo de uso e o contexto de produção da oração podem determinar ocorrências diferentes do padrão.
E então, já sabe como utilizar o verbo transitivo direto e indireto?