Simbolismo – Características, Autores, Obras

60
36059

Características, autores e obras do Simbolismo.

Simbolismo – Características, Autores, Obras

O Simbolismo foi um movimento literário que surgiu antes da Primeira Guerra Mundial, e surgiu como uma reação às correntes materialistas e cientificistas daquela época.

Principais características do Simbolismo

· Retorno à segunda fase romântica que ficou conhecida como mal do século. No entanto, o Simbolismo foi mais profundo no universo metafísico do que a geração marcada por Álvares de Azevedo.

· Apesar da métrica definida, o Simbolismo desrespeitava a gramática com o intuito de não limitar o artista.

· Atenção exclusiva ao “eu”, explorando-o através de uma linguagem pessimista e musical, de modo que a carga emotiva das palavras é ressaltada. A poesia é aproximada da música pelo uso de aliterações.

Principais autores

Cruz e Souza

Cruz e Souza era brasileiro e é um dos principais representantes do Simbolismo no Brasil. Seus textos eram carregados de erotismo e satanismo, e de vez quando misticismo; apresentavam uma visão trágica da vida. Cruz e Souza tinha uma obsessão pela cor branca, e criava analogias e entre o abstrato e o concreto.

Obras: Tropos e Fantasias; Missal e Broquéis, 1893 (poesia); Evocações, 1898(prosa); Faróis, 1900 (poesia); Últimos Sonetos, 1905 (poesia).

Eugênio de Castro

Eugênio de Castro é um autor português e foi o responsável por inaugurar o Simbolismo português. As obras de Eugênio de Castro possuem versos livres, vocabulário erudito, pessimismo e ambigüidade nos temas trabalhados.

Obras: Oaristo (1890), Horas (1891), Silva e Interlúdio (1894).

60 COMENTÁRIOS

  1. Porque o principal artista do simbolismo Gustav Klimt não está ali? Pelo que vi no título fala sobre simbolismo e não simbolismo no Brasil!! Como foram esquecer ele que pintou a mais bela obra do mundo Adele: dama dourada. .

  2. Vocês estão de parabéns pelo conteúdo apresentado. facilitam os nossos trabalhos como professores.!!!!!!!!!!!!

  3. Está muito boom (:
    Mais eu precisava de outro artista do simbolismo brasileiro… mais está muito bom!
    beijos :*

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.