Resumo Memórias Póstumas de Brás Cubas

12
1412

Resumo Memórias Póstumas de Brás Cubas

O livro Memórias Póstumas de Brás Cubas foi publicado no ano de 1881 e foi escrito por Machado de Assis. Ele conta as experiências de Brás Cubas, uma pessoa que faz parte da elite brasileira do século XIX. O narrador é em primeira pessoa e ele mesmo se autointitula um defunto autor, que é uma pessoa que já morreu e volta para contar as suas memórias. Dessa forma, o narrador conta os fatos da maneira que lhe convém.

A obra é embasada em dois tempos, o psicológico (em que o autor conta fatos sem seguir uma ordem linear) e o cronológico (onde os acontecimentos obedecem a uma ordem lógica: como a infância, adolescência, etc.). Por isso, a verossimilhança é quebrada, já que aqui não existe a linearidade, como os leitores da época estavam acostumados.

A infância de Brás Cubas foi bastante privilegiada e é marcada por caprichos que os pais proporcionam. Na juventude, ele cai nas graças de Marcela, uma prostituta de luxo. Como ele se apaixonou por ela, gastou bastante dinheiro para agradá-la. Quando o seu pai descobriu, fez o que muitos pais faziam na época no momento em que os seus filhos davam algum problema: o enviou para fazer faculdade de Direito em Portugal, na cidade de Coimbra.

Ele vai contrariado para a faculdade, e Marcela não vai se despedir dele, como tinha sido combinado. Depois de formado, ele retorna ao Brasil e segue com a sua vida de privilégios. Depois, Brás Cubas se interessa por Virgília, e é incentivado a apostar nesse romance pelo seu pai, pois como ela é filha de um ministro, vê esse casamento com bons olhos.

Mas ela acaba se casando com Lobo Neves, e acaba levando também a candidatura para deputado em que Brás Cubas estava interessado. De um modo geral, o romance Memórias Póstumas de Brás Cubas não apresenta grandes feitos e a obra termina com um capítulo dedicado apenas as negativas.

Brás Cubas não se casa, não consegue concluir o emplasto (que é um medicamento que ele havia imaginado para conquistar a glória perante a sociedade) e não tem filhos. É este o resumo do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas.

COMPARTILHE

comentários

12 COMENTÁRIOS

  1. Flávia Nogueira Gabriela Souza Tayná Caroline Thatá Lima Luciana Souza Rodrigo Costa

  2. AEEEE PROVA DA ADRIANA AMAMHA!!!!

    #PARTIULERRESUMO#MADRUGA

DEIXE UMA RESPOSTA

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.