Resumo da Ditadura Militar no Brasil com fotos – 51 anos do Golpe Militar

51
14159

Acompanhe nosso resumo sobre a ditadura militar com fotos No ano passado, o golpe militar de 1964 completou 50 anos, mas ainda está recente na memória de muitos brasileiros. O período da ditadura militar no Brasil compreende os anos de 1964 a 1985, e foi um período marcado principalmente pela repressão, tortura e censura dos meios de comunicação.

Vamos fazer aqui, um breve resumo desse período tão importante da história do Brasil.

O golpe militar teve início no dia 31 de março de 1964, com o afastamento do então presidente da república, João Goulart. Inicialmente, o regime militar foi instituído com um caráter provisório, para conter o avanço do comunismo e da corrupção. Porém, se tornou um governo de mais de duas décadas, marcadas pela sucessão de militares no poder.

Com o afastamento de João Goulart, o cargo de presidente da república foi assumido interinamente pelo advogado Ranieri Mazilli, que permaneceu no cargo por apenas 14 dias, entre 2 e 15 de abril de 1964.

Após o golpe militar, se iniciaram as perseguições políticas aos que apoiavam João Goulart. As perseguições mais marcantes foram a queima do prédio da União Nacional dos Estudantes, no Rio de Janeiro, que havia sido finalizado no dia anterior, a destruição dos materiais do jornal Zero Hora, ataques a centrais sindicais e a invasão à Universidade de Brasília.

O governo por Atos Institucionais

Militarem saúdam Figueiredo
Militares saúdam Jango

Em 9 de abril, a junta militar editou o Ato Institucional Número Um (AI-1), que estabelecia vários poderes ao governo militar. Como por exemplo, alterar a constituição federal e determinar as eleições indiretas para presidente, que ocorreram em 11 de abril e elegeram o Marechal Castelo Branco o novo presidente.

Esse mandato, deveria ser provisório, e acabar em 31 de janeiro de 1966, determinando o retorno do regime democrático. No entanto, antes dessa data, novos Atos institucionais foram editados, revogando essa condição e dando plenos poderes ao regime militar.

O novo governo criou o Serviço Nacional de Informações (SNI), que tinha o objetivo de supervisionar as atividades de informação. Mas na verdade, era utilizado para espionar e monitorar todos as pessoas e órgãos que eram contra o governo.

Em 1965, o AI-2 determinava eleições indiretas para a presidência, além de extinguir todos os partidos políticos, formando apenas dois: a Aliança Renovadora Nacional (ARENA), dos militares e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), da oposição.

Com o AI-2, somente as eleições presidenciais seriam indiretas, mas em 1966, o governo editou o AI-3, determinando eleições indiretas também para os governos dos estados, além da indicação, pelo governador, dos prefeitos das capitais. O AI-4, também de 1966, convocou o congresso para a elaborar a nova constituição.
Nesse período, houve também a substituição do presidente Castelo Branco, pelo general Costa e Silva, que havia sido eleito pelo Congresso nacional em outubro de 1966. O general assumiu o cargo em 15 de março de 1967.

A Constituição de 1967 da ditadura militar

Militares saúdam Castello Branco
Militares saúdam Castello Branco

A nova constituição, que entrou em vigor em 24 de janeiro de 1967, foi duramente criticada nos meios políticos e militares, sendo praticamente invalidada em 13 de dezembro de 1968. Após o crescimento das manifestações contra o governo militar, foi promulgado o famoso Ato Institucional Número Cinco, o AI-5.

O AI-5 ampliou os poderes presidenciais, que possibilitava o fechamento do porder legislativo, a suspensão dos direitos políticos e garantias institucionais, a intervenção do governo federal nos estados e municípios e a demissão e aposentadoria de funcionários públicos.

Como consequência, iniciou-se um período de grande repressão, que cresceu juntamente com o poder que os militares adquiriam. Em 30 de agosto de 1969, o presidente Costa e Silva ficou doente e foi afastado, e para que o vice Pedro Aleixo não assumisse o cargo, os ministros formaram uma junta militar, e editaram no dia seguinte o AI-12, que determinava que essa junta assumiria o poder, enquanto perdurasse a condição de saúde do presidente.

O governo da Junta Militar

A Junta Militar governou o Brasil entre 31 de agosto e 30 de outubro de 1969, e instituiu novas medidas repressivas com o AI-13 e AI-14, que previam a pena de banimento nos casos de ameaça à segurança do Estado e a pena de morte e prisão perpétua para os casos de guerras revolucionárias.

Isso ocorreu principalmente após o sequestro do embaixador americano Charles Elbrick, pelos militantes da extrema esquerda, que exigiam a libertação e transporte para o México de 15 presos políticos. O regime militar atendeu às demandas, mas logo em seguida intensificou as medidas para conter os opositores, com os Atos Institucionais 13 e 14.

Os Atos Institucionais 1, 5 e todos ou outros após esse foram editados, garantindo e organizando todo o dispositivo repressivo e punitivo do governo militar. Além disso, os militares promulgaram a Emenda Constitucional Número Um, que constituía a República Federativa do Brasil, e incorporava todas as medidas repressivas dos atos institucionais.

Esse período, que se iniciou em 31 de agosto de 1969, ficou conhecido como os anos de chumbo.

Governo Médici e os anos de chumbo da ditadura militar

Protestos contra a ditadura militar
Protestos contra as torturas feitas pela ditadura militar

Os que foram considerados os piores anos da ditadura militar no Brasil, aconteceram sob o governo do general Emilio Garrastazu Médici, ou simplesmente, general Médici, que assumiu em 30 de outubro de 1969.

As principais denúncias contra o governo Médici estavam ligadas à tortura de presos políticos, prisão, assassinato e exílio dos principais líderes da esquerda e a censura dos meios de comunicação e de todas as formas de produção cultural. Artistas, cantores e compositores saíram do Brasil, pelo medo da prisão e da tortura.

Várias produções culturais, livros, rádio, televisão, filmes e peças de teatro foram censuradas, jornais e revistas foram fechados, até a educação das crianças foi afetada pelos dispositivos do governo. Uma famosa frase ditadura militar era: Brasil, ame-o ou deixe-o! Demonstrando que aqueles que não aceitavam o regime militar, não poderiam permanecer no país.

Os estudantes universitários e professores também foram alvos da repressão. Muitos cursos foram fechados, ou tiveram seus currículos modificados, pois os militares acreditavam que determinados assuntos poderiam incentivar a os questionamentos e provocar a revolta do povo.

Pessoas que eram contra o golpe militar ou apresentavam qualquer comportamento duvidoso, foram capturadas e torturadas no governo Médici, algumas desapareceram e seus paradeiros são desconhecidos até hoje.

O processo de redemocratização e o fim da ditadura militar

Ditadura militar: Geisel e João Figueiredo na em posse
Posse de João Figueiredo. Ao lado o ex-presidente Geisel.

O general Médici terminou seu mandato em 15 de março de 1974, e foi substituído pelo militar Ernesto Geisel, que assumiu nesse mesmo dia e deu início ao processo de redemocratização do país. Se iniciava o fim da ditadura militar no Brasil

Embora tenha sido um processo lento, que sofreu algumas regressões, foi essencial para que o Brasil se livrasse de um governo violento e repressor. Nessa distensão lenta, gradual e segura, conforme o próprio presidente enfatizou, ocorreram grandes mudanças.

Entre elas, a volta das propagandas eleitorais, proibidas desde o AI-5 e a abertura política, que permitiu a vitória significativa do partido MDB, nos principais estados, aumentando a banca de oposição. Geisel também exonerou o general comandante do exército e demitiu o ministro Silvio Frota, do exército, isolando a bancada de militares que eram contra a abertura política.

Embora a redemocratização estivesse a caminho, as repressões às organizações clandestinas e aos integrantes do Partido Comunista do Brasil continuaram, e o AI-5 ainda era utilizado.

Geisel indicou seu sucessor João Figueiredo, que continuou o processo de redemocratização, principalmente com a Lei da Anistia, de 1979, que permitia a volta de todos os exilados políticos, e a extinção do bipartidarismo, que permitiu a divisão da oposição em novos partidos.

Manifestação na ditadura militar
Manifestação pedindo anistia para os presos políticos da ditadura militar

Foi no governo Figueiredo que ocorreu o principal movimento pela democracia: o Diretas Já! que ocorreu em 1983-84 e pedia por eleições diretas para a presidência da república, por meio da votação de uma emenda constitucional.

A emenda constitucional foi rejeitada pelo congresso, no entanto, o movimento pelas eleições diretas teve uma vitória quando o Colégio Eleitoral elegeu Tancredo Neves, que morreu antes de tomar posse, mas deixou como vice o conhecido político brasileiro, José Sarney.

O processo de redemocratização estaria praticamente finalizado, mas somente em 15 de novembro de 1989, ocorreram as primeiras eleições diretas para a presidência da república, após o período da ditadura militar.

Diretas Já na época da ditadura militar
Manifestação da Diretas Já! em Brasília ainda na ditadura Militar

Este texto é um resumo do período da ditadura militar no Brasil, compreendido entre 1964 e 1985. Se você ficou com alguma dúvida quanto a este tema, deixe seu comentário logo abaixo.

Que tal também dar uma olhada no nosso resumo sobre a Primeira Guerra Mundial?

COMPARTILHE

comentários

51 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia, lembrar a revolução de 1964 pela represão e tortura?
    Foi o período histórico de maior crescimento econômico na história do Brasil.
    Além disso, tinhamos a liberdade de sair nas ruas com segurança.
    A história está sendo reescrita…
    A comissão da Verdade criada pelo Governo Dilma, investigou e conclui sem provas apenas os fatos que interessavam ao governo. Não sejam tolos…
    Diversos integrantes do governo e elementos da esquerda que hoje estão no poder cometeram diversas atrocidades naquele período.
    Estudem o histórico de Dilma, por exemplo.
    Estão destruindo o Brasil.
    A esquerda está se utilizando do método Gramcista para comunizar o Brasil.
    Para quem quiser conhecer um pouco mais de história:
    http://averdadequeamidianaomostra.blogspot.com.br/2011/06/historia-oficial-do-contra-golpe-de.html?m=1

  2. Otimo resumo para melhor discussão desse período,Contudo, conheço plenamente
    e suas consequencias por ter vivido os dois lados,Hoje sou professor de História e
    nada melhor do que conscientizar nossos alunos.

  3. Concordo com o amigo Carlos Bordan. Vivi no período militar, meus país viveram no período militar. Nunca nenhuma pessoa de boa familia teve probelma nesta época. "ORDEM E PROGRESSO" só se viu neste período. Época do milagre brasileiro.
    Período em que o Brasil mais cresceu.
    Os militares foram vítimas da crise mundial do petróleo o que prejudicou o governo.
    Podemos citar várias obras dos militares conhecidas do Brasil: A ponte Rio Niterói, A usina hidrelétrica de Itaipu, a Transamazônica, Angra dos Reis, entre outras. Destas obras, a Transamazônica jamais será acabada pois foi idéia dos militares e os civis jamais vão admitir e concluí-la. Itaipu é um dos maiores orgulhos do Brasil e responsável pelo seu crescimento fornecendo energia para milhares de empresas e cidades.
    Não tenho idéia de nenhuma grande obra dos civis após o período militar. Estamos falando de 30 anos no poder.
    Os militares ficaram apenas 21 anos.
    As imagens e informações que chegam aos novos brasileiros são trabalhadas.
    Os militares são diferentes dos civis. Eles são patriotas e não mercenários. Eles queriam um Brasil melhor. Mas perderam o controle.
    Procurem pessoas que viveram no período militar e não literaturas direcionadas. A maioria dos desaparecidos, presos políticos eram baderneiros, sem o que fazer e oportunistas.
    Hoje estão no poder. Achavam que mudariam o Brasil. Fizeram, só que para pior. Se tornaram pilhadores do patrimônio público.
    O Brasil vive uma história das mil e uma noites: "Alibaba e os quarenta Ladrões". Hoje reescrita pois os ladrões são mais de quarenta.
    Não defendo a truculencia, o poder pela força, gostaria apenas que a história fosse imparcial.
    Mostrasse os prós e os contras dos dois lados.
    Criminoso de guerra é quem perde a guerra, quem ganha a gurra é herói de guerra não importa o que tenha feito. A história não escreve ou da pouca ênfase.

  4. Que vergonha! vejo que apagaram a verdadeira história do Brasil, eu vivi esta época e posso garantir que foi o melhor governo que tivemos pois as pessoas de bem tinham toda liberdade de ir e vir, só eram perceguidos gente de má índole como estes que nos governam agora e querem implantar o comunismo à qualquer custono nosso país. Decepcionada de ler tantas mentiras e ver que nossos filhos e netos estão aprendendo nas escolas e universidades é vergonhoso o que estão fazendo com nosso país.

  5. Todas pessoas que viveram esse tempo da ditadura elogiam, mas porque a mídia e o governo escondem isso e simplesmente tentam colocar na cabeça dos jovens o que realmente não aconteceu ?

  6. Na verdade vc era uma burra e desinformada… "as pessoas de bem tinham liberdade"??? Acoooorda, nem liberdade de votar vc tinha… pessoas desapareciam, mas tudo bem pq elas eram "socialistas" e isso dava o direito do governo matá-las… e as oito pessoas que curtiram eram tão burras quanto vc… acredito que com essa mentalidade vc nunca pôs os pés dentro de uma universidade não é mesmo??? Vergonhaaaa de uma pessoa feito vc existir!!!

  7. Gustavo Vecini quer dizer que o fim justifica os meios? O progresso justifica a matança e o desaparecimento de tantas pessoas? não foram só baderneiros que sumiram na ditadura… sumiram professores, jornalistas e muitas pessoas de bem somente por discordar do governo… acho que vc deve tirar o "véu da ilusão" que só os militares resolveriam o problema do Brasil e estudar as torturas que as pessoas sofreram naquela época… vc com certeza deve ser um eleitor de Bolsonaro… por favor, estude mais e acredite menos em um vídeozinho qualquer, sem olhar mais profundamente tudo que aconteceu… fora a corrupção né, que acontecia tb na ditadura…

  8. Vc se diz tão inteligente dona Camila Famá porque os livros dizem que muitos morreram que não se poderia votar….. Óbvio….agora vc vê porque. As pessoas nao sabiam votar, vendem seus votos…Sou formada e Pós-graduada em Direito minha querida e burra é vc que acredita em livros que o homem escreve o que quer! Acrdita em Nárnia também?Eu vivi no Regime Militar. Vc viveu? Não? Então abaixa o faxo ok? Porque vc esta sendo igual aos petistas…ofendendo dando uma de intelectual. Burra é vc que nao respeita quem viveu naquela época e vive nessa merda de hoje. Essa merda de hoje, foi o que os militares impediram no passado! .Vc quer direito a voto prá que? Prá vendê-lo por um Bolsa Família? Tinhamos hospitais, empregos, segurança, tínhamos direito de ir e vir…. nossa paz acabou com esses comunas dos infernos! Foram mortas pessoas subversivas, marginais que queriam impor o comunismo a força. Quem é vc Camila Famá para ofender alguém e chamá-la de burra? Ponha-se no seu lugar, respeite os mais velhos, respeite a opiniao dela que é igual a minha. Depois são militares que censuravam. Vc fez o que agora com essa pessoa e comigo? Ditadora é vc que não respeita! Cadê a liberdad d xpressão qu vc prega? Sua ideologia é piegas quanto a merda que profere! . O que vc acabou de me provar é que a Ditadura existe dentro da sua intolerância, aquela que vc tenta enfiar goela abaixo das pessoas que VIVERAM NO REGIME MILITAR e era um paraíso, porque nao tínhamos marginais nem pessoas cheias de empáfia se achando o centro da intelectualidade que não sabe de porra nenhuma, como vc por exemplo! Quer ser rspeitada? Respeite! Cadê sua democracia menina? Arrota democracia e arrota Monarquia Ditatorial! Affs……..Vá estudar você criatura! Levante o rabo e fale com quem viveu lá, mas procure pessoas do bem e não marginais!

  9. Vc se diz tão inteligente dona Camila Famá porque os livros dizem que muitos morreram que não se poderia votar….. Óbvio….agora vc vê porque. As pessoas nao sabiam votar, vendem seus votos…Sou formada e Pós-graduada em Direito minha querida e burra é vc que acredita em livros que o homem escreve o que quer! Acrdita em Nárnia também?Eu vivi no Regime Militar. Vc viveu? Não? Então abaixa o faxo ok? Porque vc esta sendo igual aos petistas…ofendendo dando uma de intelectual. Burra é vc que nao respeita quem viveu naquela época e vive nessa merda de hoje. Essa merda de hoje, foi o que os militares impediram no passado! .Vc quer direito a voto prá que? Prá vendê-lo por um Bolsa Família? Tinhamos hospitais, empregos, segurança, tínhamos direito de ir e vir…. nossa paz acabou com esses comunas dos infernos! Foram mortas pessoas subversivas, marginais que queriam impor o comunismo a força. Quem é vc Camila Famá para ofender alguém e chamá-la de burra? Ponha-se no seu lugar, respeite os mais velhos, respeite a opiniao dela que é igual a minha. Depois são militares que censuravam. Vc fez o que agora com essa pessoa e comigo? Ditadora é vc que não respeita! Cadê a liberdad d xpressão qu vc prega? Sua ideologia é piegas quanto a merda que profere! . O que vc acabou de me provar é que a Ditadura existe dentro da sua intolerância, aquela que vc tenta enfiar goela abaixo das pessoas que VIVERAM NO REGIME MILITAR e era um paraíso, porque nao tínhamos marginais nem pessoas cheias de empáfia se achando o centro da intelectualidade que não sabe de porra nenhuma, como vc por exemplo! Quer ser rspeitada? Respeite! Cadê sua democracia menina? Arrota democracia e arrota Monarquia Ditatorial! Affs……..Vá estudar você criatura! Levante o rabo e fale com quem viveu lá, mas procure pessoas do bem e não marginais!

  10. Camila Famá vc é uma coordenadora e o que vc sabe sobre o Regime Militar? O que os livros dizem? Eu vivi nessa época meu bem. Vc nem era um espermatozoide. Se informe vc meu bem. Tire o traseiro dessa cadeira de coordenadora e vá a uma biblioteca e pegue os livros certos! Como é duro lidar com petista, meu Deus, são desproovidos de cérebro!! Quem é desinformada? Eu nao pisei numa Universidade?. Sou formada em Direito, Pós-Graduada em Direito Militar. Tenho Diploma de Nivel Superior da Lingua Espanhola da Universidade de Salamanca-Espanha. Menos querida…Não sou só formada no Brasil, como fora dele! Então antes de falar bosta e ofender quem sequer lhe dirigiu a palavra, se informe…qq hora vc vai ter uma surpresa judicial e não falta muito prá isso! Aliás, vc é tão inteligente que difama as pessoas assim…prá todo mundo ver! Vergonha de alguem como eu existir? E vc que é da laia da Dilma? Só ver como está o País para ver quem é a incompetente aqui!

  11. Dá pra ver pelas fotos da época que os comunas queriam impor o poder a força. Engraçado que eles não andavam armados, só com faixas de protestos…

  12. Rod Salles: Assista esse video por favor. São depoimentos dos guerrilheiros amigos de Dilma que fizeram parte do terrorismo. Eles estão contando como "explodiram" o Soldado Kozel, com faixas. Conta como executaram inúmeras pessoas com "faixas"….Eles próprios contam. A esquerda tentou tirar o video de circulação… Tenho inúmeros documentos, videos, fotos……inúmeros! Mandei no seu inbox <iframe src="https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fismael.moura.52%2Fvideos%2F10208924743786963%2F&show_text=0&width=560&quot; width="560" height="315" style="border:none;overflow:hidden" scrolling="no" frameborder="0" allowTransparency="true" allowFullScreen="true"></iframe>

  13. E o poder nas mãos da minoria. Adianta já os trabalhadores sendo vendido quarenta cruzeiro. A educação no sistema onde o professor não podia falar já vinha tudo pronto ate as pergunta e respostas que o professor deveria passar. No comportamento sim os alunos ate eram proibidos de falar, de ser criticos. E não adianta muitos falarem que não existia miseria. Li comentário feito por reportes pessoas retiraram dos lichões alimento para comer, onde um deles achou um seio de uma mulher que teria sido imputado e jogado no lixão. UM homém achou e cozinhou comeu pensando que era muchiba.

  14. Carlos Fernando Gonçalves gostei seu comentário meu irmão. COmo diz Paulo Freire que foi azilado. Onde e jogado os lixões? Vocề já vio aterro sanitário e lixões na cidade?

  15. Camila Famá va ESTUDAR e não ofenda quem possui o direito de opinar. Seja educada para dar o exemplo ou perderás toda a razão sempre, aprenda dos outros o que vc não pode aprender por sí mesma e por favor vá para a esquina ver se estamos lá.

  16. Ditadura brasileira nem se compara com uma ditadura de verdade, em 21 anos morreram ou desapareceram menos de 500 brasileiros que estavam agindo contra a nação em carater comunista, a exatos 10 anos um ataque do PCC matou mais de 500 pessoas em 12 dias, os comunistas estão até hoje na midia por isso a verdade foi distorcida, os livros mentem, mais as testemunhas viram a diferença de hj em dia.

  17. Antonia Trasancos Pigueiras intimidação igual aos ditadores pra cima de mim? que meda!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk… eu sou doutora querida, nenhum titulozinho seu me intimida… viajei por muitos países e tb estudei fora viu… e olha que tenho muito menos idade que vc… eu não tinha ofendido vc, muito menos tinha dirigido a palavra a vc… onde está isso? que eu saiba tinha falado com Neusa aí em cima… vc é Neusa? sou eu quem está desprovida de cérebro? e quem disse que eu voto em Dilma? está mais uma vez enganada…eleitores de Bolsonaro como vc é que tem pouco cérebro… querida, nem tinha nascido mesmo, mas pro seu governo, minha tia e madrinha enfatizou bastante como foi essa época… era "ver, ouvir e calar"… aí vc quer que eu me cale hj em dia pq se não vai colocar um processo em mim? jura? essa é a forma de intimidação dos bolsolixos… acho que faltou vc estudar algumas coisas, pois sua visão tem um viés pro militarismo… ah, esqueci que tua formação é em direito militar… não leu nenhum livro que mostra o outro lado? se quiser posso te indicar alguns tá?

  18. Antonia Trasancos Pigueiras intimidação igual aos ditadores pra cima de mim? que meda!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk… eu sou doutora querida, nenhum titulozinho seu me intimida… viajei por muitos países e tb estudei fora viu… e olha que tenho muito menos idade que vc… eu não tinha ofendido vc, muito menos tinha dirigido a palavra a vc… onde está isso? que eu saiba tinha falado com Neusa aí em cima… vc é Neusa? sou eu quem está desprovida de cérebro? e quem disse que eu voto em Dilma? está mais uma vez enganada…eleitores de Bolsonaro como vc é que tem pouco cérebro… querida, nem tinha nascido mesmo, mas pro seu governo, minha tia e madrinha enfatizou bastante como foi essa época… era "ver, ouvir e calar"… aí vc quer que eu me cale hj em dia pq se não vai colocar um processo em mim? jura? essa é a forma de intimidação dos bolsolixos… acho que faltou vc estudar algumas coisas, pois sua visão tem um viés pro militarismo… ah, esqueci que tua formação é em direito militar… não leu nenhum livro que mostra o outro lado? se quiser posso te indicar alguns tá?

  19. Jonathan W. Cunningham vai estudar vc… acho que está precisando mais viu.. e vc fala de educação, mas vc mesmo me manda te procurar na esquina… que contraditório vc é não? valeu pela educação… vou tentar aprendê-la com vc!!!

  20. Jonathan W. Cunningham vai estudar vc… acho que está precisando mais viu.. e vc fala de educação, mas vc mesmo me manda te procurar na esquina… que contraditório vc é não? valeu pela educação… vou tentar aprendê-la com vc!!!

  21. querida, antes de falar de burrice, pensa também viu… quem está sendo prepotente e desinformada é você… primeiro em achar que eu defendo/voto no PT… segundo, em dizer que as universidades formam mal, pois eu me formei nas melhores universidades do país, com os melhores conceitos… e com as melhores notas… então, acho que vc estudou apenas um lado, o lado do seu militarismo que tanto defende e deixou de estudar pra ao menos saber o que é socialismo, comunismo, etc… ou então, pode ter esquecido mesmo… é comum pela idade… aí vc vem dizer que a ditadura só matou terroristas e bandidos? olha vc errada de novo… só falta dizer que a corrupção tb começou com o PT né? Na ditadura não haviam conselhos fiscalizatórios e, depois da dissolução do Congresso Nacional, as contas públicas não eram sequer analisadas, quanto mais discutidas. Os militares investiam bilhões e bilhões em obras faraônicas – como Itaipu, Transamazônica e Ferrovia do Aço -, sem nenhum controle de gastos. Certa vez um dos ministros Armando Falcão, declarou que “o problema mais grave no Brasil não era a subversão, mas sim a corrupção.Muito pouco se falava em corrupção e quem ousasse falar poderia acabar "desaparecido". Pesquise no Google termos como “Caso Halles”, “Caso BUC” e “Caso UEB/Rio-Sul. Os generais que comandaram o Brasil podem não ter ficado ricos mas tente saber detalhes da vida do famoso bicheiro no Rio, Raul Capitão. quando vc ler sobre o outro lado da ditadura (pq parece que vc só conhece o bom né), aí a gente conversa novamente…

  22. querida, antes de falar de burrice, pensa também viu… quem está sendo prepotente e desinformada é você… primeiro em achar que eu defendo/voto no PT… segundo, em dizer que as universidades formam mal, pois eu me formei nas melhores universidades do país, com os melhores conceitos… e com as melhores notas… então, acho que vc estudou apenas um lado, o lado do seu militarismo que tanto defende e deixou de estudar pra ao menos saber o que é socialismo, comunismo, etc… ou então, pode ter esquecido mesmo… é comum pela idade… aí vc vem dizer que a ditadura só matou terroristas e bandidos? olha vc errada de novo… só falta dizer que a corrupção tb começou com o PT né? Na ditadura não haviam conselhos fiscalizatórios e, depois da dissolução do Congresso Nacional, as contas públicas não eram sequer analisadas, quanto mais discutidas. Os militares investiam bilhões e bilhões em obras faraônicas – como Itaipu, Transamazônica e Ferrovia do Aço -, sem nenhum controle de gastos. Certa vez um dos ministros Armando Falcão, declarou que “o problema mais grave no Brasil não era a subversão, mas sim a corrupção.Muito pouco se falava em corrupção e quem ousasse falar poderia acabar "desaparecido". Pesquise no Google termos como “Caso Halles”, “Caso BUC” e “Caso UEB/Rio-Sul. Os generais que comandaram o Brasil podem não ter ficado ricos mas tente saber detalhes da vida do famoso bicheiro no Rio, Raul Capitão. quando vc ler sobre o outro lado da ditadura (pq parece que vc só conhece o bom né), aí a gente conversa novamente…

  23. engraçado vc que se diz tãooooooooooo inteligente e se formou em direito apenas em 2006? pq? na ditadura as mulheres não estudavam não era?

  24. engraçado vc que se diz tãooooooooooo inteligente e se formou em direito apenas em 2006? pq? na ditadura as mulheres não estudavam não era?

  25. Antonia Trasancos Pigueiras vc tá se vangloriando dum diploma de língua espanhola? kkkkkkkkkkkk eu falo três idiomas… inglês, francês e espanhol… apenas…

  26. Antonia Trasancos Pigueiras vc tá se vangloriando dum diploma de língua espanhola? kkkkkkkkkkkk eu falo três idiomas… inglês, francês e espanhol… apenas…

  27. Camila Famá o que vc sabe da minha vida? Vc sabe se tive pai para me sustentar como vc? Vc sabe se estava no País? Não é da sua conta o que fiz…..Vc sabe quantas faculdades eu tenho? Então cala a sua boca e vai estudar! E#sperar o que de uma pessoa dessas? Vc sabe da minha vida? Eu sei da sua! Vc não tem moral nenhuma para questionar a minha!

  28. Camila Famá na Ditadura as mulheres estudavam e eram respeitadas. Não eram varzianas! Entendeu a dica? Então antes de falar da minha vida, desenrole seu rabo! Vc nao tem moral para questionar a minha. Vá para a Espanha e levante minha vida! Depois engula as merdas que falou!

  29. Camila Famá Vc nao tem idade para saber o que houve! Vc sabe o que dizem os livros…e nem se deu ao trabalho de procurar ver os dois lados! Tenha pena de vc! Vc vai se lembrar de mim, quando tiver minhha idade! Isso se até lá vc ainda tiver cérebro, porque o caminho que vc escolheu, de se achar a inteligente, a intelectual…..terá que apanhar muito da vida! Abaixe sua empáfia, vc nao está lidando com sua família, que vfc trata como cachorro! Sem mais!

  30. Camila Famá vc fala 3? E daí, se for levar em conta cursinhos do Brasil como esses, então falo: Espanhol, Inglês, Francês, Alemão, Latim e o dialeto da Espanha Gallego! Curso de línguas não quer dizer nada! Não fora do País! Deveria saber disso! Fluentíssimo Espanhol e Latim!

  31. Não vou discutir com vc…..vc é muito arrogante e unilateral! A vida te fará lembrar de mim! A propósito vc já falou com Bolsonaro para rotulá-lo de babaca? Então vc nao serve para fazer Direito. Vc so ouve um lado! Faça como a Eller, baixe a guarda e vá conhecê-lo! Seja inteligente uma vez na vida!

  32. Diego Paes Beckman eu coitada? kkkkkkkkkkkkkkkkkk dois fedelhos que não entendem nada da vida! Tenho pena de vcs dois! Muita pena de pessoas que leem qualquer livro e se acham! Levantem o rabo e vão atrás das pessoas! J[a ouviram falar de pesquis de campo? Claro que não. Ir para balada, entornar o caco e pegar todas os fazem muito intelectuais! Passei a vida estudando e indo atrás, por medo de virar "zumbi" adestrado! Affs…quanta ignorância meu Deus!

  33. COM RELAÇAO AO PERIODO DE 1964 – 1985 , FOI UM REGIME MILITAR E NAO DITADURA . OS COMUNISTAS ESTAVAM QUERENDO IMPLANTAR O COMUNISMO NO BRASIL COM A AJUDA DO PRESIDENTE JOAO GOULART , FIDEL CASTRO , CHINA E UNIAO SOVIETICA . OS COMUNISTAS CRIARAM GRUPOS DE GUERRILHAS E QUERIAM TOMAR O PODER A QUALQUER CUSTO. SE A SITUAÇÃO DE HOJE ESTÁ RUIM , NAQUELE TEMPO ESTAVA PIOR . DILMA ROUSSEFF , CARLOS MARIGHRLLA , CARLOS LAMARCA, CARLOS PAIXAO, JOSE DIRCEU , JOSE GENUINO, ETC . PERTENCIAM AOS GRUPOS TERRORISTAS : VAR PALMARES , COLINA, VPR, MR-8 , ETC.

    ESSES GRUPOS ASSALTAVAM BANCOS, EXPLODIRAM 7 BOMBAS NO AEROPORTO DOS GUARARAPES HÁ 50 ANOS ATRÁS, DA QUAL MATOU PESSOAS . SEQUESTRAM EMBAIXADORES . SEQUSTRARAM 9 AVIOES E LEVARAM PARA CUBA . EXPLODIRAM CARROS BOMBAS EM QUARTEIS . FIZERAM TODO TIPO DE TERROR .
    ISSO ERA LUTAR POR DEMOCRACIA OU QUERER O PODER A QUALQUER CUSTO ?

    NO GOVERNO MILITAR FORAM CRIADOS : PIS, FGTS, PROGRAMA DE HABITAÇÃO, O PRIMEIRO METRÔ , A MAIOR HIDRELÉTRICA DO MUNDO ITAIPU , PONTE RIO NITEROI, POLICIA FEDERAL, PORTO DE SUAPE ,OU SEJA FORAM MILHARES DE OBRAS . SE NAO FOSSE AS ESTRATÉGIAS E AS OBRAS MILITARES , COITADO DO BRASIL SERIA UMA CUBA DA VIDA NO COMUNISMO .

    NO GOVERNO DE MEDICI O PIB DO BRASIL CRESCEU 14% EM 1973 . FOI O MAIOR CRESCIMENTO DE TODA A HISTÓRIA CONHECIDO COMO O MILAGRE ECONÔMICO. .

    COMO SEREI CONTRA OS MILITARES ? ISSO JAMAIS SEREI .

    AGORA QUEM É BURRO, IDIOTA E IGNORANTE QUE NEM SABE O QUE ESTÁ ESCREVENDO OU DIZENDO, É MELHOR ESTUDAR O ASSUNTO ANTES DE FICAR POSTANDO PORCARIAS ESQUERDISTAS. INFELIZMENTE O GOVERNO GOSTA DE PESSOAS DESINFORMADAS E QUE ACREDITAM NAS MENTIRAS CONTADAS PELOS FALSOS LUTADORES DA DEMOCRACIA , IMPRENSA E LIVROS DO MEC.

    COMO DIZ EM JOAO 8 : 32 DIZ : CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ !!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.