Modo imperativo – Exemplos, Exercícios

36100

Modo imperativo – Exemplos, Exercícios

O modo imperativo é usado na gramática para dar comandos, ordens, fazer um pedido, um convite ou dar um conselho. Muito usado em propagandas e mensagens publicitárias, o modo imperativo tem por objetivo induzir o indivíduo a uma ação. O imperativo não admite a primeira pessoa do singular. Ele pode aparecer de duas formas: imperativo afirmativo e imperativo negativo.

O afirmativo tem formas destinadas às segundas pessoas do singular, ou seja, tu e vós. Todas as outras pessoas são expressas pelas formas do presente do subjuntivo. O negativo não possui nenhuma forma própria, sendo todas iguais no presente do subjuntivo. A diferença entre os dois é que no primeiro modo é expresso um desejo ou uma vontade e o no segundo é expressa uma ordem. O modo imperativo negativo deve ser sempre precedido de uma palavra negativa.

  • Exemplos do modo imperativo afirmativo: Venham todos para a sala!; Façam aqui sua inscrição.
  • Exemplos do modo imperativo negativo: Faça sua tarefa agora!; Não se atrase, menino!

O imperativo também pode ser usado para expressar uma hipótese. Ex: Use preservativo e não se arrependerá! A intenção das frases no imperativo pode ser revelada na entonação de quem as anuncia. Também deve ser levado em consideração o contexto da situação.

Outras maneiras de usar o imperativo podem incluir interjeições e frases nominais. Ex: Silêncio! O verbo está subentendido nesses casos. O imperativo impessoal está relacionado a frases de comando ou proibição. Ex: Não fumar! Não comer no auditório!

O modo imperativo tem tempo indeterminado. Como é usado para incitar à ação, subtende-se que a ação venha logo em seguida ao pronunciamento da frase. Deste modo, o imperativo traz consigo um futuro implícito.

Veja algumas comparações:

Conjugação no modo Imperativo

Afirmativo

Negativo

  
sê tunão sejas tu
seja vocênão seja você
sejamos nósnão sejamos nós
sede vósnão sejais vós
sejam vocêsnão sejam vocês

Comparação entre o modo subjuntivo e modo imperativo

Presente

Imperfeito

Futuro

Afirmativo

Negativo

estejaestivesseestiver  
estejasestivessesestiveresestáestejas
estejaestivesseestiverestejaesteja
estejamosestivéssemosestivermosestejamosestejamos
estejaisestivésseisestiverdesestaiestejais
estejamestivessemestiveremestejamestejam