Memórias de um Sargento de Milícias ▶ Resumo, Livro para baixar em PDF

6778

Memórias de um Sagento de Mílicias, resumo, livro para baixar em PDF

O livro Memórias de um Sargento de Mílicias fez parte durante muito da lista de livros obrigatórios para a prova de literatura dos maiores vestibulares do país. Entrentanto, mesmo após o surgimento do Enem, a obra de Manuel Antônio de Almeida continua relevante nos estudos literários atuais.

Memórias de um Sargento de Milícias foi publicado integralmente em 1854, sendo considerado um romance de exceção por não possuir algumas características do romantismo.Na história de Leonardo – que gosta muito mais de se divertir do que de trabalhar – o autor faz uma irresistível e bem-humorada crônica sobre o cotidiano das classes baixas do Rio de Janeiro na época de dom João VI.

Contudo, podemos considerar a obra de Manuel Antônio de Almeida como romântica, pois, possui algumas características similares a outras do movimento. Algumas delas são os exageros sentimentais, além do desenvolvimento de tópicos relacionados à vida social.

O escritor utiliza a ironia, o que demonstra seu objetivo em proporcionar diversão ao leitor com os problemas sociais da época. O autor deixa de lado a utilização de metáforas, além disso a figura feminina e o amor não são idealizados, como outras composições relacionadas ao Romantismo. Inclusive, em alguns trechos, Manuel ironiza até mesmo o próprio Romantismo.

Resumo livro Memórias de um Sargento de Mílicias

A trama de Memórias de um Sargento de Mílicias foi publicada semanalmente no formato de folhetim. Como necessitava capturar a atenção dos leitores, acabou sendo construída por capítulos curtos e complexos.

Leonardo, o protagonista da nossa história, começa tendo uma infância díficil, o que por sinal se refletiu em sua personalidade. Foi deixado pela mãe, a qual vai morar em Portugal com um capitão de navio. Além disso, também é abandonado pelo próprio pai. Sua sorte foi encontrar um padrinho, o qual possuía uma barbearia e uma situação financeira confortável.

Ao mesmo tempo em que Leonardo apronta suas travessuras pela vizinhança, Leonardo Pataca (pai), se apaixona por uma Cigana. Mas essa o deixa em pouco tempo. Então, ele acaba buscando a feitiçaria, a qual era proibida, como forma de trazê-la novamente. Contudo, durante a cerimônia, desafortunadamente, o Major Vidigal e seus homens adentram a casa do feiticeiro, espacam os praticantes e prendem Leonardo Pataca. Ele busca auxílio à Comadre, que por sua vez pede ajuda a um Tenente-Coronel, o qual se sentina em débito com a família de Pataca, pouco tempo depois ele é solto.

O padre da cidade tentatava manter a aparência de santo, porém na verdade de santo não tinha nada e havia sido ele o responsável por roubar a Cigana do pai de Leonardo. Um certo dia, Leonardo decidiu criar uma armadilha para finalmente desmascarar o padre. Utilizando um artíficio de troca de horários, o menino é bem sucedido em sua tentativa e todos ficam sabendo que o padre estava ficando com a Cigana.

Leonardo Pataca, ao descobrir que tinha sido trocado pelo padre, decide dedicar seus esforços a reconquistar novamente a Cigana. Mas, ela não se mostra interessada nas investidas de Pataca. Ressentido, ele arma um plano para se vingar. Contratou um amigo para criar uma confusão em uma festa que seria promovida na casa da cigana. Durante a baderna, o Major que havia sido previamente avisado por Leonardo (pai), aparece e efetua a prisão em flagrante do padre, o qual estava trajando apenas suas vestes íntimas. Com o sucesso do seu plano, Pataca acaba conseguindo ficar um pouco mais de tempo com a Cigana.

O padrinho passa a visitar a casa de D. Maria, uma senhora rica que tinha apreço pelo Direito, sempre ao lado do afilhado Leonardo. Conforme o tempo foi passando, o menino foi ficando mais quieto, até que finalmente se apaixonou. A dona do seu coração era Luisinha, uma menina considerada de pouca beleza e que era filha do falecido irmão de D. Maria, e por isso morava com a sua tia. Na celeração do Espírito Santo todo mundo foi ver a queima de fogos. Nesse dia, Luisinha se divertiu, deu um abraço em Leonardo pelas costas e voltaram segurando as mãos. Mas, depois disso a menina se tornou novamente fechada.

Certo dia, José Manuel, um homem mais velho começa a demonstrar interesse por Luisinha, devido a herança que recebeu do seu pai e a que receberia da sua tia. O Padrinho, notando as segundas intenções de José Manual, une forças com a Comadre visando se livrar do interesseiro. Ao mesmo tempo, Leonardo tenta ganhar o coração de Luisinha, mas é mal sucedido e acaba afastando a moça. Entretanto, fica claro que Luisinha possui algum tipo de sentimento por Leonardo.

Algum tempo depois, o Compadre vem a falecer. Leonardo então vai morar com seu pai, o qual havia se juntado com a filha da Comadre. Mas, devido a desentedimentos com a madastra, Leonardo sai de casa e acaba indo morar com um grupo de amigos na Rua da Vala. Nessa rua, moravam duas viúvas com seus seis filhos, que eram três moças e três rapazes. Vidinha, a qual era a mais bonita e disputada, acaba se apaixonado por Leonardo. Os dois então passam a se encontrar frequentemente dentro de casa. Isso acaba causando ciúmes dos outros rapazes. Esses, decidem causar intrigas, e vão até o Major contar que Leonardo estava invadindo a casa e se aproveitando das moças. Leonardo então é preso, mas logo acaba fugindo.

Algum tempo depois, a polícia acaba obrigado Leonardo a servir ao exército. Certo tempo depois, o Major o coloca no batalhão de granadeiros para lutar contra os meliantes do Rio. Entretanto, o que ele não esperava, é que Leonardo continua aprontando, mesmo dentro do batalhão de polícia. Após o rapaz avisar um imitador, que Vidigal estava planejando prendê-lo, o Major descobre a traição e ele acaba preso novamente visando futuramente algumas chibatadas.

A Comandre ao saber disso, recorre à D. Maria e à Maria Regalada, uma amante antiga do Major. Elas vão à casa de Vidigal, o qual acaba cedendo aos pedidos das três e liberta Leonardo. Além disso, promete uma promoção futura à patente de sargento.

Ao mesmo tempo desses acontecimentos, Luisinha havia se casado com José Manuel. Porém, o mesmo só mostrava apreço pelo dinheiro da moça. D. Maria ao ver tal situação, tenta recorrer a justiça para afastar o homem de Luizinha, mas ele acaba falecendo antes. Com Luisinha livre e já adulta e Leonardo agora sargento do exército, eles acabam se reecontrando. Os dois apaixonados decidem se casar. Tempos depois, D. Maria e Leonardo Pataca falecem, e eles acabam herdando suas heranças.

Baixar livro Memórias de um Sargento de Mílicias PDF

O livro Memórias de um Sargento de Mílicias atualmente é considerado de domínio público e pode ser baixado gratuitamente. O próprio site da Câmara disponibiliza o pdf gratuitamente para baixar. Por isso, segue abaixo o link para download do livro.