Engenharia Ambiental – Salário, Mercado de Trabalho, Faculdades

358
6890

Salário, Mercado de Trabalho e Faculdades de Engenharia Ambiental.
Engenharia Ambiental - Salário, Mercado de Trabalho e Faculdades
A Engenharia do ambiente ou Engenharia ambiental é um ramo da engenharia que estuda os problemas ambientais, com vista a promover o desenvolvimento sustentável. Muitas empresas contratam engenheiros ambientais para avaliarem um projeto, de modo que ele não interfira nas questões ambientais.

O que você pode fazer

– Avaliar os efeitos de um processo ou produto sobre o meio ambiente.
– Monitorar a qualidade da água e do ar, de modo que possa fazer um panorama quanto a poluição.
– Elaborar projetos para a recuperação de áreas devastadas ou poluídas.

Matérias que são usadas no curso de Engenharia Ambiental

Muitos estudantes ficam em dúvida se determinada matéria do Ensino Médio é necessária no curso de Engenharia Ambiental. As disciplinas que aparecem na grade curricular são: Física, Química, Biologia e Matemática (Álgebra).


Faculdades de Engenharia Ambiental

Algumas faculdades são bem recomendadas, dentre elas estão: UFV, Unifei, PUC-Campinas e UFPR.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho atualmente está em expansão. No entanto, alguns profissionais recém-formados dizem que não é tão simples conseguir um emprego na área, e estão enfrentando dificuldades. Muitos indicam que o estágio é uma das principais, talvez até a principal porta para conseguir um bom emprego.

Salário de um profissional formado em Engenharia Ambiental

De acordo com uma lei federal, o salário mínimo do profissional formado em Engenharia Ambiental é de 6 salários mínimos. Atualmente, esse valor fica em torno de R$ 2.790.

————-

Veja um vídeo de um profissional falando sobre a profissão de Engenheiro Ambiental

httpv://www.youtube.com/watch?v=gv_1LPf2OA8

————–

Caso tenha ficado alguma dúvida, ou tem alguma informação a acrescentar, basta usar o formulário de comentários logo abaixo.

358 COMENTÁRIOS

  1. Olá,

    Somos a Lafaline, uma empresa do grupo Lafaiete com 50 anos, e estamos à disposição para Projetar e Orçar seus mobiliário Técnico e corporativo.

    Estamos à disposição.

    Atenciosamente;
    Equipe de Projetos
    11-2211-5711
    http://www.lafaline.com.br

  2. Se for pensar hoje , realmente não há tantas vagas de emprego quanto a Eng. Civil , mas pra quem pensa no futuro (uns 5 anos) é o curso ideal , todos estamos vendo a falta de água, a poluição , desmatamento e não tem como pensar no mundo sem Engenheiro Ambiental . É um curso muito difícil , mas que com dedicação qualquer um pode ir longe!

  3. Eu tenho 16 anos me interesso pela área de exatas mas não sou e nem vou ser a melhor.Queria saber de quem ja trabalha na área. quais as suas maores realizações trabalhando nesse ramo?

  4. Pessoal, para quem quer ingressar na profissão, a parte de matemática,física e química é simples não tem comparação com as outras engenharias no meu modo de ver. Quanto a questão de mercado, não é fácil pois como o texto acima para quem é recém formado é muito difícil entrar no mercado, a não ser se você montar uma consultoria lembrando que o Engenheiro Ambiental responde em três esferas civil,penal e administrativa, porem quando se adentra ao mercado nos relatos que me foram confidenciados dificilmente você ficará fora do mercado. No meu caso já foram mais de 20 currículos enviados e nenhuma resposta, estou no aguardo de uma oportunidade, mas não irei desistir, boa sorte a todos!

  5. Eu moro em uma cidade do interior e não uqero deixar minha cidade pra trabalhar em outro lugar, queria saber se é essa profissão está em alta nas cidades do interior

  6. que engenharia ambiental sô .. agnt vai ser revendedora jequiti ou
    cosmeticos ivone
    (td mundo odeia o chris) kkkkkk Karoline Diaz

  7. Eu estou terminando o curso, apesar de não ter muita afinidade com os cálculos escolhi fazer mesmo assim… e não consigo me ver em outra área. Pra quem não tem muita habilidade com os números, vale como fonte de superação. Apesar disso, um engenheiro ambiental não é formado só por cálculos, tem muita área que envolve mais a "teoria na prática" do que os números… É preciso ter dedicação e entusiasmo, pra não perder o "ânimo" quando receber uma prova que vc achava que fosse bem e por questão de uma vírgula, errou a prova toda… Se vc quer, faça. Pois os 5 anos passam voando!!

  8. Quanto mais pesquiso mas duvida me dá quanto a Fazer uma Pós em Engenharia Ambiental… Sinceramente não gosto da tal da matemática e ainda Álgebra pensa numa coisa dfíciiiiiiiiillllllllll…..aiaiaiai…. Quanta duvida!!!!

  9. Saudações, Jonas Willy. Antes vc pode fazer um curso tecnico em meio ambiente. Agora vc pode fazer um monte de curso gratuito a respeito de area ambiental e sustentabilidade. Tem na FGV, Senai e etc….. Boa sorte. Um abraço.

  10. Passar é sussa, complicado é terminar a faculdade…mesmo os que tem dificuldade é possível fazer, é só ter paciência hahaha
    UTFPR-CM
    PRA CIMA DELES CAMPO KKKKKKKKKKKKKKK

  11. Essa area nao e pra mim nao entedo quase nada de Monica fisica e biologia Meu pai Que e encotido.Mas minha area vai ser jornalismooooooo !.

  12. Faculdade de engenharia ambiental…vc disse que iria…
    Jailson T. Soares, voce nao pode cumprir o que prometeu …mas eu posso!
    e vou!

  13. Não sou tão apaixonado assim por ciências exatas, mas sempre tive uma imensa facilidafe para compreende-las. Engenharia ambiental é uma área que muito me atrai.

  14. CAAAARALHOOOOOO…. que merda mesmo, voces pessoal da **** ambiental não tem vergonha na cara mesmo, pooorra. o pessoal das engenharias eletrica, mecanica, civil, automação, etc… ficam SE FUDENNNDDOOOOO varios anos pra se formar, estudam pra caramba, e voces do AMBIENTALISMO querem levar o nome de engenharia, bando de fresco fracassados, engenharia o caralho, voces não merecem levar o nome de engenharia, bando de invejoso. voces nem sabe qual é a essencia da ENGENHARIA, dos CALCULOS FODAS, das viagens na mionese da eng. eletrica, da dinamica da mecania, enfim….. e o pior é que por ex., eng. civis e varios projetos de ENGENHARIA DE VERDADE precisarão de ass. desses caras do ambientalismo, CARAAAAAAALHO, criem vergonha na cara,

    • quem tem que criar vergonha na cara é vc presta atenção no que fala porque se vc não gosta de engenharia ambiental não precisa ter inveja

      • Cara Pensa antes de falar pq se vc não gosta fica na sua. Pensa na sua vida não na dos outros, é bom vc não gostar de engenharia ambiental, pq pessoas do seu tipo não merece ter essa oportunidade, merece sim catar latinha na rua!!!!

  15. cara eu tenho apenas 12 anos mais minha futura profissão e engenharia ambiental, eu amo de mais essa profissão e eu quero uma vaga quando eu tiver idade para seguir esta carreira. tchau!!!!!
    !!!!!

  16. Sou estudante de engenharia Ambiental 8º semestre curso muito gostoso, pois adoro fisica e matemática e natureza.
    Para quem acha que engenharia ambiental é facil se engana, pois posssui nos 2 primeiros anos as mesmas matérias de qualquer engenharia.
    Porém ser engenheiro ambiental é muito dificil, os diversos ramos de empregos acabam fazendo vc ter que aprender de tudo um pouco, tratamento d'água, recuperação de áreas degradadas, SIGA, SGA, Relatórios ambientais, auditorias, análises, Leis, e isto dificulta muito a formação do engenheiro e torna esta engenharia uma das mais dificeis do mercado.

  17. engenharia ambiental nao é filosofia ambiental …. é uma ciencia contreta , com dados concretos e a matematica juntamente com outros conceitos é de fundamental importancia para o graduando .
    é preciso a valorizaçao do profissional cada vez mais … ate porq o mundo nao para de poluir !!

    • Tenho 12 anos quero fazer mas não gosto de Química, Fícica e Algebra mais ou menos assim não ajuda mas eu amo e se for nescessario fazer e passar a gostar eu encaro mas também serei uma biologa terrestre. Me comuvi com sua história

  18. Eu tenho 16 anos, com 9 anos já me preocupava com o meio ambiente, procurava saber cada vez mais sobre preservação e tentava conscientizar as pessoas ao meu redor. Foi aos 12 anos que descobri a Engenharia Ambiental e a partir daí não pensei em outra coisa. O problema é que não me dou bem com números, nada bem mesmo! Meu forte é com as letras.
    Alguma dica?

  19. Olá pessoal eu estudo no UNIVAG ( Centro Universsitário de Varzea Grande), faço o cursso de Engenharia Ambiental e recomendo. É um cursso muito interessante principalmente pra quem gosta de calculo, como eu é claro! é um curso que exige bastante de Português, pois o profissional da area terá que elaborar um TCC (Trabalho de Conclusão de Cursso) no final do cursso e tera tambêm que desenvolver projetos e artigos.
    …Mas com tudo, um exelente Cursso!!! RECOMENDO.

  20. é tava querendo cursar engenharia ambiental, to com duvidas na area do mercado de trblho. ainda nao e muito valorizado.

  21. Gostaria de falar um pouco do que sei sobre engenharia ambiental:

    É a área da engenharia com menos matemática
    O salário não é só isso aí falado não, pois, conheço engenheiros ambientais que têm 1ou2 anos de experiencia e ganha 12.500,00 por mês.
    O melhor a fazer depois de formar é construir uma empresa de engenharia ambiental, pois é o que vou fazer depois que formar. O salário triplica

  22. Boa noite.
    Oque a Clara gomes comentou sobre concorrencia é verdade, mas isto acontece porque infelismente o CREA, não fiscaliza, porque existe atributos, conforme a Resolução nº 1.010, de 22 de agosto de 2005, que só o engenheiro ambiental pode assinar e se responsabilizar, eu tenho esta resolução porque onde eu trabalho, cada profissional só assina oque é de sua responsabilidade. A nossa secretaria é a mesma do civil, mas responsabilidades diferentes. O eng. ambiental precisa quanto antes fazer uma especialização. uma especialização é muito importante para ganhar destaque.

  23. tambem quero mto fazer este curso, mas aqui em SP Capital, não sei uma universidade particular boa neste curso

    • Gabriel Machado eut trabalho na área adm. de uma empresa que fornece serviços e equipamentos para tratamento de água, e recebo muitas ligações de pessoas querendo enviar currículo e muitas dizem que esta difícil… aí não sei se realmente é o mercado ou se a pessoa não sabe procurar no lugar certo

    • Juliana Yamashita O pessoal não sabe procurar Engenharia Ambiental está entre as profissões do futuro, a Petrobras por exemplo está atras de gente nesta área, como procuram técnicos em Mecatrônica e etc ..

    • Juliana Yamashita O pessoal não sabe procurar Engenharia Ambiental está entre as profissões do futuro, a Petrobras por exemplo está atras de gente nesta área, como procuram técnicos em Mecatrônica e etc ..

  24. Mercado de trabalho é uma droga! muita concorrencia…com biologos…eng quimicos….
    Eng civil é muito melhor…depois o cara se especializa em algo relacionado ao meio ambiente a tua como eng ambiental…nao recomendo mesmo!

  25. Olha gente, eu não sei de que data é essa reportagem, mas hoje em dia o salário minimo é de R$620,00, então seis salários mínimos ficariam em R$3.720, quase mil reais a mais

  26. vou me formar fim do ano em engenharia ambiental, atrasei um ano a formação pois o que adianta se formar para ficar desempregado, hoje em dia as empresas não querem saber de eng ambiental, as chances de emprego na nossa area estão bem dificeis, se tu não abre uma consultoria, tu ta desempregado, só na minha cidade tem 12 engenheiros ambientais ja formados, e quem não esta desempregado abriu consultoria, e ai é uma area promissora? é! mas falta ANOS ainda para isso acontecer!

  27. estou terminando minha facudade de gestão ambiental
    e logo em breve estaremos lutando por um planeta mais sustentavel e mais limpo
    que pena que o mercado de trabalho com por ex:as grandes empressas não ver esses lado
    de contratar um profissional nessa area e pagar o que é justo

  28. Sou biólogo e desejo fazer uma pós em engenharia ambiental. O título de especialista tem bom valor no mercado quanto ao de graduação?

  29. bem estou fazendo curso técnico de meio ambiente esse ano e em 2013 rumo a engenharia ambiental!!!!(to com um pouco de duvidas ainda MAIS e a área que eu mais me apego…

  30. Nossa, me identifiquei muito, visa a melhora the população afetando no mínimo o meio ambiente, estuda formas para que possamos, agora preservar, o que nós mesmo destruímos sem perceber.
    Muito maneiro mesmo.
    I liked this so much 😀

  31. Gente sou engenheira ambiental e nao recomendo a ninguem fazer o curso, o interessante seria vc fazer eng civil e depois atuar na area ambiental fazendo diversos cursos, pois ambiental acaba sendo uma ramificação da civil e olha ta complicado conseguir emprego outro problema da engenharia é a questao de diferentes profissionais poderem atuar em areas em comum e na maioria das vezes o eng ambiental fica fora do filao do mercado é eng civil, eng quimico, agronomo, geografo,geologo,biologo,quimico… concorrendo com o ambiental sei que concorrencia existe em qualquer mercado ou area, mas dependendo da regiao em que vc está é muito desleal é uma profissao linda é dificil como qualquer outra engenharia, mas nao é valorizada pelo pouco tempo da profissao entre outros, boa sorte galera segue o link de um artigo sobre atuação de diversos profissionais na area ambiental. http://www.ucg.br/ucg/prope/cpgss/ArquivosUpload/36/file/O%20ENGENHEIRO%20AMBIENTAL%20E%20SEU%20CAMPO%20DE%20TRABLHO.pdf

  32. Eu tenho quinze anos e estou no 3º ano porque sou adiantada. Estou em dúvida se faço Engenharia Ambiental ou Engenharia de Produção, gosto muito de matemática, gosto também de biologia, mas não me identifico tanto como matemática. Preferia fazer Engenharia Ambiental, mas estou com medo de não conseguir uma vaga no mercado de trabalho quando me formar, então alguém poderia me informar se no E.S. eu conseguiria uma vaga “facilmente” ou as chances aqui também estão ruins? Obrigada

    • Ana,

      Não sou do ES, mas ai tem varios mercados para as duas áreas devido exploração dos campos de petroleo, mineração ferrovias entre outros, em relação a vc gostar de biologia acho que nao faz muita diferença pois a biologa que vc vai aprender na ambiental não é nada aprofundado no meu curso a grade contemplou biologia geral, ecologia e microbiologia coisas que ja tinha visto no Ensino Médio e sem contar que como engenheira ambiental varios profissionais de diversas areas da engenharia podem exercer suas funções agora na Eng de Produção no seu estado tem muitas perspectivs reais, sólidas apesar de concorrer com eng mecanicos e afins o mercado ta muito aquecido pode atuar com logistica em portos, ferrovias, na area do petroleo e afins, com otimização de produção entre outros se a sua duvida for muito grande faça eng civil e depois se especialize na area em que mais se identificar, pois a engenharia civil tem uma leque que entra nas atribuições tanto de engenharia ambiental ou de produção ou então comece a que vc mais se identificar e qualquer coisa muda de curso, pois as materias do ciclo basico da engenharia sao as mesmas em qualquer curso, espero ter ajudado, mas a escolha a sua… converse com seus pais, profissionais e afins!!!
      Boa sorte e sucesso

    • Olá Beatriz, Sou graduando do 5° ano de engenharia ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, com relação à sua pergunta a maioria das mulheres sofrem preconceito ao cursarem diversos ramos da engenharia, com a ambiental não é diferente, porém, um bom profissional é sempre valorizado e isto supera o preconceito.
      Meu recado a você é que curse engenhari ambiental e não deixe o possível preconceito te assustar.
      Abraço.

  33. Adorei o curso de engenharia ambiental, mas lendo os outros comentários, fiquei um pouco em dúvida, porque todos dizem que é difícil conseguir um emprego depois. Algué pode me confirmar isso, por favor?

  34. aiaiaaaaa sebooza!!! vai toma um banho guria…. e ve se vira gente … vc é esforçada diferente de ser inteligente a pessoa já nasce
    diferente do seu caso.. qem ker saber isso tudo ai… voodoo

    • e foddasse qem acha diferente da minha opinião alias
      a pessoa nasce inteligente mais adiquire informações durante seu crescimento em quanto ser existenciale fodasse o resto

  35. Eu tenho treze anos fui para8ªsérie em 2012,vou fazer Engenharia Ambiental,sou muito inteligente.
    adoro estudar,a melhor universidade para esse curso fica perto da minha cidade,
    as disciplinas que mais gosto é matemática e ciências,em geral minhas notas são ótimas
    Essa é a profissão do futuro,atualmente não está muito em alta no mercado de trabalho
    daqui 5 a 10 anos será muito melhor…
    Me identifico muito nessa área*adoro demais*
    Sei que é matemática,pra caramba…
    abraço!!!da futura engenheira ambiental!!!

  36. Tenho 16 anos, vou começar o 3 ano do ensino médio em 2012, estou trabalhando numa empresa que meche com essas coisas de ambiente, estou procurando um curso que eu possa crescer dentro na empresa, e hoje estva conversando com um homem que é Eng.Ambiental aqui, e gostei. Entao talvez eu faça essa faculdade, mais ainda estou procurando uma que seja proxima da minha casa. E com um preço que de para mim pagar.

  37. tbm sou formado em engenharia ambiental na minha turma tbm ninguem consegue emprego inclusive eu nao fassao isso perda de tempo e dinheiro

  38. tbm sou formado em engenharia ambiental na minha turma tbm ninguem consegue emprego inclusive eu nao fassao isso perda de tempo e dinheiro

    • cara… to precisando muito de umas dicas pra esse curso, tenho 16 anos, ainda escolhendo algo para me inscrever para o vestibular 2013 e esse foi o qual eu mais me identifiquei… Vc conseguiu concluir o curso? É bom mesmooo? obg. :]

  39. Olá, estou no ensino médio, pretendo fazer um técnico de meio ambiente ou edificações. Qual o melhor, para me preparar para o curso de engenharia ambiental que pretendo fazer ?

    • Roberto Costa Junior Passei Em engenharia Ambiental em uma escola federal. Gostaria de saber como está o mercado de trabalho, salários, etc. Se puder responder, ficarei muito grato. abrass

    • Bruno Alves intao amigo estou formado e ainda nao consigui emprego o salario eh muito bom mais as empresas pedem gnt com espericencia oq torna muito dificil conseguir um emprego a melhor chance de sair empregado é arrumando um bom estagio vai fundo é um curso muito massa mais a unica dificuldade eh o emprego mais se arrumar estagio ta bem na fita…
      qulquer coisa pergunta ai

    • Adelci Lima estou no 7º período de Engenharia Ambiental, acredito que tenha algumas matérias que serão cortadas msm pelo ue vc fez em gestão. Depende da faculdade, da carga horária e da ementa da matéria. Mas mete a cara e faz SIM. Tem muito Tecnico em Meio Ambiente que estuda cmg.

    • Adelci Lima estou no 7º período de Engenharia Ambiental, acredito que tenha algumas matérias que serão cortadas msm pelo ue vc fez em gestão. Depende da faculdade, da carga horária e da ementa da matéria. Mas mete a cara e faz SIM. Tem muito Tecnico em Meio Ambiente que estuda cmg.

    • Acredito que vc consiga eliminar umas matérias sim, e fique mais com os cálculos, física e química da engenharia praticamente

    • Termine Gestão e faça Engenharia Ambiental depois. É o que eu estou fazendo. Consegui ser dispensado de 18 matérias.
      Até tentei atuar por algum tempo como Gestor, mas as oportunidades são escassas, a área de atuação é limitada e o salário é baixo.

  40. Não sou muito bom em química, física e matemática, e também não gosto muito destas matérias.
    Porém o curso de Engenharia Ambiental muito me agrada, mas fico com receio em prestar vestibular para esta área, porque todas essas matérias, fazem parte 100% do curso. Uma grande dúvida ronda minha cabeça, pois queria muito fazer esta curso, mas penso em me dar mal nessas matérias!
    O que faço?

  41. Na América Latina, alguns países tentam como podem encontrar soluções para seus próprios problemas de sustentabilidade. Muitas vezes, enfrentam realidades difíceis que envolvem características climáticas, a existência de grandes centros urbanos e até crimes ambientais. O caso da cidade de Quito, no Equador, é dramático. A capital nacional é atingida com frequência por incêndios florestais que causam graves prejuízos às pessoas e ao meio ambiente…

  42. bom eu estou começando a fazer o ensino médio e pelas pesquisas que eu fiz sobre a engenharia ambiental eu amei busquei cada detalhe que eu queria saber…
    certamente eu me encaixaria nesse trabalho sem menor dificuldade,espero que eu consiga realizar o meu sonho..
    ah! só uma pergunta quais são as localidades onde a engenharia ambiental atua??

  43. Para se tornar um bom Engenheiro Ambiental é imprescindivel ter uma boa redaçao, pois terá que fazer relatorios, projetos e emitir laudos. A area é relativamente nova, em expansao…tem chances de trabalho em empresas de diversos segmentos, alem de trabalhar como profissional liberal atuando com elaboraçao de projetos e desembaraços de licenças junto aos orgaos ambientais. Faço Engenharia Ambiental e estou adorando, a materia que pesam é a Matematica e o Portugues é a base, precisa ter como ponto forte.

  44. Olá, estou no segundo ano do ensino médio , proximo ano termino e to pensando em fazer engenharia ambiental, mas gostaria de saber onde há mais facilidade de emprego?

  45. SOH MAIS UM COMENTS….. hahahaha…

    Engenharia num é tudo isso não!!!!!

    Se a pessoa tem vontade e estuda… qualquer um pode fazer e concluir… basta ter vontade!!!!

    O que acontece é que o povo sai do colegial achando que pode levar a mesma vida que antes… ou que os amigos da faculdade ajudam (como acontecia no colégio)… mas na verdade.. quem faz Engenharia tem que pensar q tá sozinho… que todo mundo é concorrente e pronto… e que na primeira oportunidade que o seu colega tiver pra te ferrar só pra ganhar uma nota ou ter a atenção dos outros colegas e ser rotulado como INTELIGENTE… não tenha dúvida… ele te passará pra tras…

    sabe porque???

    Porque na faculdade é onde iniciamos nossa vida profissional… e é onde algumas pessoas tem a oportnidade de criar seu contato!!!!

    Conclusão…

    Se quer fazer… FAÇA!!!! mas vá pensando que tudo só vai depender de você e da sua vontade… e nada mais!!!

    Bjs….

    PS: Esse povo q escreveu que Ambiental é dificil… PELAMORDEDEUS… faça um ano de Engenharia Eletrica e depois veja se sua visão será a mesma!!!!

  46. Sugiro que você faça Veterinária… Biologia… Zootecnica… etc… mas Engenharia Ambiental é mais voltado para documentações!

    A não ser que você more em zona rural… dái já são outros 500… mas em zona urbana… as empresas utilizam mais para area administrativa…

    Abraços

  47. achei muitolegal a profissão e queria muito trabalhar nesta área gosto muito de animais e da natureza , mas qual o salário base do profissional?

  48. Adoro trabalhar com animais , peixes, insetos , árvores e plantas . Se alguém tiver um emprego nesta área , envie email pra mim . Sou engenheiro, aposentado após 35 anos de serviço publico, ficha limpa , tenho 50 anos de idade , branco, caucasiano , brasileiro , moro em belo horizonte – MG
    endereço de contato : alaeua@zipmail.com.br

  49. Eu faço Engenharia Ambiental, ja atuo na area e estou adorando o Curso. O meu curso é a distancia e faço aulas presencias e pela Web, o valor da mensalidade é bem acessivel e o material é otimo.

  50. Oi. Estou no primeiro semestre de Engenharia Ambiental na UTFPR, e estou adorando. Apesar de ser dificil e muito, muito puchado mesmo, tenho certeza que vai acabar valendo a pena. Só mais uma coisinha, o cálculo diferencial e integral e a álgebra são as matérias de mais peso nos primeiros semestres, pois elas são pré requisitos para outras, como Física, Fenômenos de Transportes e Mecânica. Mas isso nao quer dizer que voce precisa ser um genio da matematica. Como para qualquer outro curso, é só estudar.

  51. Estou pensando em fazer algo que envolva meio ambiente, e pesquisando, vi, o curso de engenharia ambiental. e gostei muito. Mas a minha preocupação é se eu consigo passar e se essa area é boa em Belo Horizonte, alguem podia me falar isso ? Muiiito Obriagado

  52. Faço curso técnico de LOGISTICA e vou prestar vestibular para Engenharia Ambiental. Seria uma boa combinação?

  53. gostaria de saber se fazer engenharia ambiental posso atuar paramentos de controle ambientas existe alguma relação entre os dois?

  54. Estou fazendo Técnico em Meio Ambiente, estou no ultimo módulo e pretendo fazer a Faculdade de Engenharia Ambiental quando acabar, tenho dificuldades nessas matérias mas irei me esforçar o máximo pra conseguir, adorei o site, foi ótimo pra tirar minhas dúvidas. Espero retorno.

  55. Sempre gostei do meio ambiente, por esse motivo decidi fazer engenharia ambiental, porem nunca fui boa em fisica e matematica e + ou – boa em quimica.Não sei o que fazer tenho medo de começar e desanimar no meio do caminho, tbm não consigo pensar em outra profissão, ja pensei em tantas e mas em nenhuma me encaixo?
    Será que tenho alguma chance? Será que se eu aprender a gostar de matematica ou fisica dá certo?

    • aline vai na fe….vc aprende a gostar, EU APRENDI A GOSTAR…eh um curso maravilhoso e nao denasima todo mundo tem dificuldades mais oq nos define e como nos agimos quando ela bate na porta.

  56. EU ESTOU CURSANDO O ENSIMO MEDIO NO ANO QUE VEM EU TERMINO O TRECEIRO ANO
    EU ESTOU ENSANDO EM ME FORMAR EM ENGENHARIA DO AMBIENTE,MAS EU ACHO QUE VAI SER MUITO PUCHADO MAIS EU OU ENFRENTAR EU QUERO E É OMEU SONHO SER ENGENHEIRA FLORESTAL!

  57. RESPONDENDO A TODOS OS COMENTÁRIOS.
    1) REALMENTE KIM O CURSO É MUITO BOM;
    2) VIVI, VOCÊ TER DIFICULDADE EM MATEMÁTICA E QUERER CURSAR ENGENHARIA?? SEM CHANCE, PELA DIFICULDADE NO PORTUGUÊS ACREDITO QUE DEVA OPTAR PELA CARREIRA DAS ARTES…
    3) LAURA, O CURSO É UMA ÓTIMA OPÇÃO PARA QUEM É INOVADOR E GOSTA DE DESAFIOS. MAS SÓ GOSTAR DO MEIO AMBIENTE NÃO É O BASTANTE, VOCÊ PRECISA SE INTERESSAR MUITO POR TECNOLOGIA, VISTO QUE O CURSO SE UTILIZA DESTA FERRAMENTA PARA TRABALHAR.
    4) OS DEMAIS COMENTÁRIOS FICAM SEM RESPOSTA, SÃO IRRELEVANTES!!

  58. Queria saber,como vai ficar o curso da aqui a uns 10 anos,e tbm o salario vai aumenta?e como vai ser a busca do profissional.

  59. OLÁ!
    GOSTARIA DE SABER EM QUE REGIÕES DO PAÍS TEM MAIS OPORTUNIDADES DE EMPREGO PARA ENGENHARIA AMBIENTAL,SALARIO BASE E QUE REQUISITOS SÃO MAIS PEDIDOS PELAS EMPRESAS,POR EXEMPLO: QUE SOFTWARES OU MATERIAIS ELES PEDEM QUE NÓS, ESTUDANTES DOMINEM‽
    OBRIGADA.

  60. como e kii essa garota fala uma coisa dessas eu adoro o site. ela kii naum tem nada pra fazer naum escutem ela, ela kii naum sabe fazer conta de matematica.vooçs arrazam continuem assim ok. luluzinha vooç esta fazendo papel de idiota presta a atençao noque fala. vooç esta sendo muito ignorante c/ o trabalho das pessoas

    • isso e lenda, quem tem dificuldade eh pq nao esta qualificado….por isso trabalhe no seu curriculum acima de tudo.
      e tenha boas notas

  61. olá, gostaria de saber se o curso de engenharia ambiental é uma profissão boa de ser seguida , e também se durante a faculdade o aluno pode fazer uma especialização no exterior e tambem qual o salario máxino de um engenheiro ambiental só por curiosidade…. desde já agradeço.

  62. quero fazer um curso q me agrade e q eu possa ganhar bem…e eu gosto muito do meio ambiente so q por ai achei pouco o salario =(

    • anna clara, se vc gosta faz sim o curso, o que importa é vc trabalhar com o que vc gosta …daí vem o sucesso e seu salario sera aumentado….essa sera a profissão do futuro! beijos.

    • anna clara esse eh o minimo q podem te pagar, e outra isso eh salario inicial. com os cursos certos a empresa certa e um curriculum bom vc vai ganhar muitooooo, nao se atenha no salario se vc gosta faz.

  63. Estou no primeiro ano do ensino médio e estou pensando em cursar engenharia ambiental , pois sempre me interessei por meio ambiente e essas coisas.. alguém ai que faça engenharia ambiental ou que saiba mais informações sobre o assunto , me adiciona no msn ou me mande um e-mail por favor , obrigada.

    • Oi Laura! sou estudante de engenharia ambiental e estou amando o curso. A primeira coisa que vc tem que ter em mente é que é em primeiro lugar uma ENGENHARIA. Tem que gostar de matérias como Física, quimica matemática.. que são bases de qualquer engenharia. Óbvio que matérias como geologia, ecologia, climatologia são adoraveis também!

  64. queria saber se tem alguma possibilidade de alguem que nao tenhe facilidade em matematica fazer este curso????? por favor respondam estou super na duvida.

      • A pessoa que chama a outra de burra é totalmente hipócrita, um sábia apenas ignora ou incentiva.

    • Claro que é possivel!!!!!

      A Engenharia Ambiental é a que manos contém matemática.
      Claro que é necessário estudar para poder ter melhor exito em todas as materias… mas isso acontece em todas as faculdades….

      Agora… burro é esse Junio… que se esta mula soubesse pelo menos um pouco saberia que para Engenharia Eletrica é mais necessário saber matemática do que para Ambiental!!!! Ambiental é mtooooo mais fácil!!!!

      Só é necessário saber um pouco mais de Português pq tem mta interpretação…

      Abraços

    • vivi eu faco engenharia ambiental e eu vou te dizer sinceramente…se eh oq vc quer vc consegue.
      eu desde a 5* serie (tirando 2* e 3* colegial) so passei em matematica fazendo recuperacoes, agora minha nota mais baixa na faculdade e 8.
      faculdade eh completamente diferente da escola se eh oq vc gosta e realmente quer…vai na fe q vc consegue, e nao deixe ninguem te dizer o contrario

    • sim tem ponssibilidade mnas vc tem que esforçar muito porque o curso tem muito calculo e fisica
      agora se vc realmente não gosta de matematica faz gestor ambiental e mum “pouco mais light”

  65. adoro cuidar do meio ambiente, estou no 1º ano do ensino médio e me interessei muito em engenharia ambiental.

  66. Pelo que eu vi, as matérias que cai de física e quimica é o que a gente aprende no ensino médio. nada muito complicado.

  67. Eu queria saber se a Engenharia Ambiental é uma área que pode ser utilizada em qualquer cidade pequena.

  68. Será q qualquer cidade pode ter um engenheiro ambiental!? Atté as cidadezinhas pequenas?
    obs:moro em umaa,rs’

  69. acho que todas profissoes q escolherem sempre haverá uma materia q não gostem por isso se tem um sonho e deseja algo vai a luta q vc consegue!!!

  70. olá,seria possível uma pessoa que não gosta e nem domina bem matemática fazer engenharia ambiental? se sim,me respondam por favor,pois as inscrições do vestibular se aproximam e eu não consigou me decidir,obrigada

  71. oi!!!!!!!!
    quero muito fazer engenharia ambiental.
    quero saber se depois de formado e facil de conseguir emprego?
    obrigada

  72. Estou terminando o ensino médio esse ano, e trabalho na nestle da minha cidade na area de meio Ambiente.Quero fazer algo que envolva o meio ambiente, eu gosto muito e estou descobrindo a cada dia mais. voce tem alguma sujestão se engenharia ambiental é bomm eu fazer?

  73. Oii, estou no ultimo ano de E.M me enteressei por engenharia ambiental, mais não gosto muito de matemática, vocês acham que eu vou fazer a escolha errada? me ajudeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem!!!
    desde já obrigada.

  74. Prezados colegas
    Não façam engenharia ambiental, voces vão perder dinheiro, pois não tem emprego, formei há dois anos e até hj estou desempregado, na minha turma formaram 22 alunos e ninguém conseguiu emprego.
    Eng. ambiental não serve para nada.

  75. Olá, eu ainda estou no 8º ano, mas já estou pensando na minha profissão. Estou muito interessada em Engenharia Ambiental e Geologia. Gosto muito do Meio Ambiente e pretendo preservá-lo, exercendo essas profissões. Obrigada pelos detalhes de Engenharia Ambiental.
    Beijos.

  76. meu sonho é me formar em engenharia ambiental,mas nao gosto tanto de matematica, me amarro muito em proteger o meio ambiente,e todos comentao que eng. ambiental n e tao promissora…o que faço sera que vou me arrepender?

  77. Oi, pretendo fazer engenharia ambiental, mas todos me questionam, e falam que engenheiro ambiental trabalha somente para o GOVERNO, isso é verdade?

  78. é só confiar e acreditar no seu sonho eu também quero fazer engenharia ambiental e vou consequir porque confio primeiramente em Deus e no meus talentos beijos

  79. Olá , me intereçei muito por engenharia ambiental , e gostaria de saber se na europa ganha bem seguindo está carreira? pois quando eu terminar o ensino fundamental vou morar na espanha e gostaria de saber se compença seguir e se da futuro na europa.
    Obrigada por quem responder. Abraço.

  80. Olá , me intereçei muito por engenharia ambiental , e gostaria de saber se na ganha bem seguindo está carreira? pois quando eu terminar o ensino fundamental vou morar na espanha e gostaria de saber se compença seguir e se da futuro na europa.
    Obrigada por quem responder. Abraço.

  81. Oi Esse Ano Talvez Irei Fazer Engenharia Ambiental Mas Estou Com Um Pouco De Medo so Por Causa Das Materias De Peso Matématica, Química e Fisíca Dia 3 De abrio Irei Fezer O Vestibular Para Engenharia Ambiental E Espero Ter Um Otimo Desempenho , Gente Min Dê Uma Palavra De Comforto Diante Disso Se é Bom Que e Possa Fazer Serto Que é Uma Grade paixão tanto Pra Min Como para Minha Família Vc Podem Min Aconsenhar Diate Disso ? ;D esporro QueeSim (Y)

  82. OI, EUSTOU NO ULTIMO ANO DO ENSINO MEDIO ESTAVA EM DUVIDA EM ARQUITETURA E ENGENHARIA AMBIENTAL.
    MAS O PREBLEMA NAS DUAS MATERIAS É QUE NA ARQUITETURA TINHA HISTORIA QUE EU SOU PESSIMO E NA ENGENHARIA AMBIENTAL TINHA QUIMICA QUE, NO CASO, SOU PESSIMO TBM
    O QUE DEVO FAZER???????

  83. Estou no ultimo ano do ensino mèdio e quero me forma para engenharia ambiental mas não gosto muito de matemàtica como fazer?

    • faz o seguinte ….. cola bastante nas provas de calculo , algebra, fisica, e as demais quimicas que vc da conta ..kkkkkkkkk

  84. Gostei das informações, mas o salário e muito baixo….

    Alias, tem alguns detalhes sobre qual região esta mais necessitada?

    • O piso salarial da classe é baixo, mas dependendo da empresa e da area que você pretende atuar na Engenharia Ambiental o salário pode ultrapassar os 7.000,00….então eu não acho que seja pouco nos dias atuais…abraços

  85. eu estou enteressada para aprender mais sobre engenharia ambiental achei muinto legal,eu qro saber tudo e execer essa profiçao……

  86. O grande problema da matemática, não são os alunos e sim os professores. Toda materia que voce estuda, é preciso praticar, só que os professores se lixam pra isso quer é enfiar conteúdo guela abaixo!, e acaba por o aluno não reconhecer pra que serve matemática. Eu te digo: Pra nada! a não ser que voce a aplique na fisica, quimica biologia, ou seja nas ciencias exatas. A matemática é a ciencia das madidas, é a ferramenta das ciencias exatas quando se deseja planejar. por que os professores. Acreditem: a matemática é uma das disciplinas mais faceis que existem. 1+1 sempre será 2 em qualquer lugar e em qualquer tempo. vai estudar linguas e verás que uma palavra pode significar mil coisas diferentes, agora imagine juntar todas as palavras do dicionário. O grande problema é o professor passar de fato para o aluno a importancia da matemática, coisa que eles não conseguem, ou não sabem, ou não estão afim

  87. oii estou no ultimo ano do ensino médio e pretendo seguir carreira como engenheira ambiental,só que na realidade não me dou bem nas materia que estão envolvidas na engenharia com exeção da biologia
    me deem um help
    por favor

  88. OLÁ..sou estudante estou no ultimo ano..e tenho um sonho
    de me formar em engenharia ambiental..so que nao gosto de matematica..ou coisa parecida…vcs acham que tem jeito pra mim?me resp..por favor..pois desde o primeiro ano venho construindo meus primeiros projetos de percepção ambiental..

    • Não desanime,estou no 2º semestre nunca fui uma aluna brilhante em matemática, e estou me saindo bem é questão de esforço e vontade de aprender, mas tenho certeza q você vai amar o curso.Não desista do seu sonho ok..Abraço

  89. Olá, eu já conclui o meu segundo graul, pretendo aprender tudo sobre engenharia anbiental. O que pretendo fazer, para ser um proficional bem qualificado. Gostei desta profição não pelo salario, mais sim pelas belezas naturais que exite nesse nosso BRASIL. Biomas estão ficando extintas, por mudanças geográficas, causadas pelo homem. Obrigado valeu ””FU’iiii”’

  90. to no 5 periodo de engenharia ambiental, e tem gostar de matematica as materias fodidas sao calculo avançado e algebra
    e foda

  91. Olá,sabe como é né estou no último ano do ensino médio, ano que vem ja é preparativos para entrar na faculdade; E de uns três anos para cá eu venho pensando em fazer engenharia ambiental, só as materias relacionadas a esse tipo de engenharia é: quimica, fisíca e matematica e eu não curto muito essas materias, será que eu vou fazer a escolha errada tentando me formar nisso???
    me ajudem!!!
    Beijos

  92. Ooi, Estou no ultimo ano do Ensino Médio, e pretendo fazer faculdade de Engenharia Ambiental, mas no primeiro dia de aula deste ano, meu profe de Fisica, nos disse que Engenharia envolve muuito Matamática e Física. Queria saber se é muito complicado durante o curso?
    Gosto bastante de Física, mas Matemática vou +-, então me ajudem, ele meio que de deixou pra baixo com a notícia, ele disse que é complicado pra caramba…aai socorro ;D

    Agradeço se me responderem
    Um grande abraço
    Até mais

  93. Ei vc: Engenharia ambiental não é biologia. Engenheiro não é ambientalista. Se for vai trabalhar com geógrafo em ONG. Tem que estudar mesmo, isso valoriza a profissão…

  94. oii estou no 3* ano e gostaria de saber mas sobre engenharia anbiental,,gostaria de saber qe materia sao pedidas ,,guanto que sao as mensalidades da facudade ,,guantos anos de facu sao,,,e ate guantos um engenhero ambientao ganha,,,2.700.00 sao os iniciantes ,,,,ate quantos um engenhero ambiental pode alcansar…muito obrigado

  95. Estou pretendendo fazer curso de engenheria ambiental, mas para isso quero saber todas as informações… Eu espero você aqui..
    Obrigada!

  96. Olá eu gostaria de saber se no curso de engenharia ambiental a matéria quimica é bastante aprofundada.
    Obrigada!!!

  97. Olá! Eu terminei o ensino medio, agora em 2009…

    Pretendo fazer esse curso, porém não encontro nenhuma faculdade por perto de onde eu moro, que tenha esse curso!

    Eu gostaria de saber se existe alguma, na capital de São Paulo, pode ser em Ermelino Matarazzo, Penha, Tatuapé, Carrão… Não sei!

    E também gostaria de saber se esse curso tem em alguma faculdade que aderiu o ENEM.

    Eu agradeço a atenção, e espero uma resposta!

  98. Bem eu gostaria de saber em primeiro lugar quais são as faculdades no estado do Rio de Janeiro que tem esse curso, tanto as públicas como as particulares. Pois estou com dificuldades a respeito disso. E também se é um curso concorrido e como é a disponibilidade no mercado de trabalho. E quais são as matérias que se deve estudar para a específica da área . Agradeço desde já!

  99. Inton eu to ate afim desse cursso sim, mas tenho medo de forma e fika paradão ai sem emprego, sera q é deficio arruma trampo nessa area??? e se arruma quanto é o salario q vcs acham q eles pagam??
    flww aguardo a resposta..

  100. Olá.!
    Vou prestar vestibular este ano para Engenharia Ambiental em 3 universidades federais e gostaria de ficar dentro de todas as novidades e notícis sobre esta área.
    Obrigada!

  101. curso o quinto per. deste curso e a minha maior preuc. é o mecado de trabalho, devo estar preocupado mesmo ou não?

  102. Olá…

    Bom, tenho 20 anos e gostaria de saber se é vantajoso fazer um tecnólogo para depois fazer uma graduação? ( no meu caso, só fiz o Ensino Médio)

    no tecnólogo pretendo fazer de gestão ambiental(até para ter uma idéia do que será na graduação de engenharia ambiental) e na graduação: engenharia ambiental(como disse antes)

    no fundo acho que é vantajoso sim,pois as áreas se complementam e terei assim,uma especialização não só do tecnólogo, mas como também, da própria graduação.

    e aí?

    tô pensando certo?
    agradeço desde já.
    ^^

  103. oi gostaria de saber se passar na segunda prova do vestibular de engenharia ambiental é dificil pois fiquei sabendo que a primeira prova é sobre conhecimentos gerais?

  104. bom dia,
    qro saber,se mesmo qm não gosta da área exata,encontrará mais dificuldades na engenharia ambiental?.
    Posso dar aulas em escolas?.

    Desde já agradeço.

  105. sério? Mais mesmo com a Matemática e tanta física você aguenta o curso simplesmente por querer formar nisso? Mais e como você vai fazer quando terminar a faculdade? Se você não gosta de matemática, aturar no curso éuma coisa, mais na vida “real”…

  106. O salário é um ponto uto om ai o que estou querendo aber preiramente, é se tem mercado de trabalho nessa área em Goiás, seria possível me informar? Gotaria de fae o curso deEngenharia Ambiental e, apesr de gostar bastante de física e química, matemática não é bem o meu “forte”… Obrigada

  107. Ola! eu gostaria de saber por onde eu posso começar, o que eu posso estar fazendo para conseguir um trabalho em são paulo nesse area de engenharia ambiental! Termino de concluir o meu curço de engenharia ambiental esse ano!! bjoo

  108. olá
    estou muito interessado em prestar vestibular para engenharia ambiental, só queria saber qual a real dificuldade do estudo no decorrer do curso, sou muito empenhado mas matematica nunca foi meu forte.!
    obrigado

  109. Estou no 4° semestre deo curso de engenharia ambiental em São Jose dos Campos ,gosto muito da area ambiental e gostaria de dizer que o salario de engenheiros ambientais ficam em torno de R$ 5000,00 talves até mais dependendo da empresa.

  110. Olá, enteressei pelo curso, e gostaria de saber se
    física e química são muito aprofundadas e quais matérias são combradas na prova específica.

    Obrigada.

  111. Olá, gostaria de saber a média de salário do Engenheiro Ambiental no iníicio da profissão, seria possível me passar esta informação? Obrigada.

    • Está indo em um caminho muito bom Fabio. E um curso novo no Brasil , tem apenas 17 anos no país,até o ano de 2008 tinha 128 instituícoes de ensino deste curso. Seu mercado de trabalho está em espansão, e é bem promissor para o futuro.O piso salario do Engenheiro e de 8 salarios minino.Suas matérias são bastante diversificas, tendo um grande aprofundamento em exatas, o que se explica ”Engenharia”,suas principais materias sao calculo,quimica e fisica,portugues,e tambem as especificas do curso, onde explica o nome ”Ambiental”, que tratamento de agua, residuaos solidos e outros etc. Estas materias varia muito da instituíacao de ensino, em questao de periodos.Está um resumo do que é o curso Engenharia Ambiental.

  112. Olá pessoal, vejo que todos estão em dúvida sobre Química, Física e Matemática no curso de Engenharia Ambiental.
    Veja bem, estou cursando o 4 semestre, na EEP (Piracicaba), e posso lhes dizer que tem muitooooooooooo Cálculo, mtaaaaaaaaa Física e muitaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa Química, pq só o fato de ter Engenharia no nome do curso, já podem esperar tudo isso.

    Até o momento já tive as matérias Calculo I, II, III e estou tendo Calculo Numérico, aprendemos as mais diversas formas de algebra, integrais, derivadas, como nas outras Engenharias, já tive Quimica Geral, Analítica, Orgânica, e no momento Química Ambiental, já tive, Física I, II e Aplicada (Elétrica), agora tenho Mecânica dos Fluídos (utiliza conceitos da Física) e Mecânica da Engenharia (tambem utiliza conceitos da Física), e ainda vou ter Mecanica dos Solos, e outras matérias relacionadas a muito calculo, fisica e quimica, podem esperar, claro que tem aquelas materias lights, como Ecologia Geral, Ecossistemas, Biologia, Microbiologia, porém a base mesmo é como as demais Engenharias.

    Agora se pra seguir a profissão como Engenheiro Ambiental, claro que você não irá utilizar todas essas matérias, porém elas estão no curso, por ser engenharia como falei, e também para desenvolver um melhor raciocínio.

    Como estudante do curso, posso lhes garantir que estou muito satisfeito, e estou adorando, aconselho o pessoal que desejar cursar, a fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre as materias, e já ir se acostumando com a idéia de estudar….e muitoo! Esqueçam os domingos e feriados, e partam pros livros e mtasss listas de exercícios.

    Abraço a todos!

  113. Olá, gostaria de saber se a UFRJ, UERG ou a UFF possuem a faculdade de engenharia ambiental. Gosatria também de saber se há concursos públicos disponíveis nessa área. O quanto mais rápido responderem ao meu e-mail melhor, pois farei uma inscrição na área hoje mesmo. Grata desde já, Geovana.

  114. gostaria de saber qual é a área da quimica que é mais cobrada, gostei do curso, mas não me dou muito bem em química, prefiro geografia e biologia (essas matérias são muito cobradas?), e vcs tem previsão de como estará o mercado de trabalho daqui a 5 anos? E em Santa Catarina existe um bom mercado de trabalho para essa área? obrigada e espero a resposta por email se for possível!

  115. tenho notas boas em quimica e biologia e matematica
    nao so muito bom em fisica é muito importante essa materia

  116. Olá, gostaria de saber se a física e matemática e quimica cobradas durante o curso de engenharia ambiental são muito aprofundadas ou se são mais superficiais. E se sao muito cobradas,quais sao ao principais materias dentro destas. E sobre o mercado de trabalho,daqui a 5 anos tende a melhorar? E o salario varia ou no maximo é 3.000 reias mesmo?
    Obirgada!

  117. Aminha duvida e a mesma de muita gente gente aqui, gostaria de saber se aprofunda muito os conhecimentos em quimica, fisica e matematica e se isso é fundamental para seguir carreira ou se só necessario as noções básicas.
    E em relação ao salario? Aremuneração é alta?
    Obrigada e espero a resposta em meu e-mail

  118. Gostaria de prestar vestibular, e gostaria de saber quais matérias caem no vestibular de engenharia ambiental?
    Ficarei grata se me responderem e me enviarem por e-mail…

  119. eu estou cursando o 2º ano do ensino médio, mas já estou pesquisando qual faculdade irei fazer..
    eu gostei muito de engenharia ambiental e ecologia..
    eu gostaria de saber se um engenheiro ambiental tem muita dificuldade de arrumar emprego.
    Desde já, grata.

  120. olá, estou querendo prestar vestibular e gostaria de saber se a engenharia ambiental está envolvendo também na area de reflorestamento.
    obrigada. beijos.!

  121. Oi gostaria de receber a resposta do Luciano, quantos profissionais têm formado no Brsail e em qual região encontra-se maior oferta de emprego na área.

    Obrigada pela atenção.

  122. Oie eu gostaria de saber quase a mesma duvida de todos se as matérias como fisica e matematica seriam bem apronfundadas pra quem ñ tem mto conhecimento principalmente em fisica!!!
    E tb se um curso tecnico antes valeria a pena,e se aki no RS tem bastante ofertas de emprego e tb se o salario é bom

    obrigada mande para o meu email!!!

    • Como todo curso da área de Engenharia, matemática e física são muito profundadas.
      Química e Biologia ganham ênfase nas matérias específicas da parte Ambiental.
      Eu curso Engenharia de Produção e mudei pra Ambiental, se quiserem mais informações podem entrar em contato comigo.

  123. Oi!
    Eu estou eu estudando em um istituto federal e estou muito interessado no curso de engenharia ambiental mas gostaria de saber se a matematica, fisica, topografia etc. são muito aprofudadas em que lugares a mais ofertas de trabalho e se o salario é gratificante.

    Respostas enviem para meu e-mail

  124. Olá.
    estou no 3ª ano do ensino medio mas ja estou procurando e pesquisando sobre cursos e gostei muito do curso de engenharia ambiental mas queria saber se a matematica quimica e fisica sao muito aprofundadas ou mas para noçao mesmo.?
    E em média quanto ganha um engenheiro ambiental?
    Obrigado

  125. ola…gostaria de saber se as matérias de física, matemática e química são muito difíceis em questão
    deste ramo de engenharia ambiental…
    se poderem me responder..ficarei muito grata…
    desde já muito obrigada…

    • Essa area está em crescimento no pais, mas a regiao que mais aceita esse profissional e na regiao sudeste, onde se encontra muitas industrias.

  126. ola!
    eu gostaria de saber se para quem nao ama mat. e quim. seria muito dificil o curso de engenharia ambiental!?sao muito aprofundadas?

  127. Olá.
    estou no 2ª ano do ensino medio mas ja estou procurando e pesquisando sobre cursos e gostei muito do curso de engenharia ambiental mas queria saber se a matematica quimica e fisicasao muito aprofundadas ou mas para noçao mesmo.? Obrigada

    • Olá sou, estudando de Engenharia Ambiental.Se está realmente interessada nesse curso pode se preparar bastante para todas estas materias, e bastante aprofundado.Lembre-se antes do ”Ambiental” tem a ”Engenharia”, é a Engenharia é so Exatas.!

  128. Bom dia, gostaria de saber o campo de trabalho para um engenheiro ambiental e se a univerdade de Guarulhos(Ung) o curso é bem aceito,grato!!!

  129. olá…
    Estou querendo prestar vestibular e gostaria de saber quais materias caem no vestibular de engenharia ambiental?
    Ficarei grata se poderem enviar a resposta o mais breve possivel para meu email.
    valeu
    BjOOoOoOo

  130. Olá, gostaria de saber se a física e matemática cobradas durante o curso de engenharia ambiental são muito aprofundadas ou se são mais superficiais.Pretendo tentar vestibular para este curso mas não me dou muito bem com tais matérias, prefiro a área da biologia.Obrigada!

    • Eu faço engenharia ambiental na UFPB e na grade curricular daqui tem calculo 1,2,3 e calculo numério.
      Também tem fisica até 3…mais eu axo o curso muito legal…
      também não gosto de matemática mais supera-lá para mim é questão de honra!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.