Enade: O que é, Como regularizar, Solicitar dispensa

2482

Estudantes que estão próximos a fase de conclusão do seu curso superior provavelmente já ouviram falar do Enade. Mas, afinal, você sabe o que é o Enade?

O que é o Enade?

O que é Enade? Como conseguir dispensa do Enade?

O Enade é a abreviação de Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. Este exame é aplicado pelo Inep e a sua função basicamente é medir o nível de aprendizados dos futuros graduados. Inclusive, a nota obtida nesse exame é muitas vezes utilizadas pelas universidades como forma de atestar a sua qualidade. Devido a esse fato, muitas instituições incentivam seus alunos a se dedicarem a prova de forma concreta.

Todo mundo é obrigado a fazer Enade?

Sim e não. Pois, o exame não é realizado todos os anos para todos os cursos. Pode acontecer que no ano de conclusão seu curso não seja avaliado no Enade, e portanto, não é requisito para se graduar. Contudo, caso sua carreira esteja sendo avaliado é obrigatório que a pessoa compareça e realize a prova para ser considerada apta a se graduar.

Como pedir dispensa do Enade?

Há alguns requisitos para ser contemplado com uma dispensa. Os mesmos mudam conforme ano e edital, então a melhor maneira de verificar os procedimentos é através do edital vigente. No ano de 2018 os estudantes que receberam a dispensa foram os que preencheram os seguintes critérios:

I – Os estudantes dos cursos das áreas descritas no art. 1º que tiverem colado grau até o dia 31 de agosto de 2018;
II – Os estudantes que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do Enade 2018, em instituição conveniada com a IES de origem. A dispensa do Enade 2018 deverá ser devidamente registrada no histórico escolar do estudante.

Quais os cursos foram avaliados no Enade.

Você pode consultar a relação completa por ano de todos os cursos avaliados no Enade através desta página do Inep. Entretanto, em 2017 essas foram as seguintes carreiras avaliadas:

  • Em 2017: Cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia e Sistema de Informação.
  • Cursos que conferem diploma de bacharel ou licenciatura nas áreas de: Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras – Português, Matemática e Química.
  • Cursos que conferem diploma de licenciatura nas áreas de: Artes Visuais, Educação Física, Letras – Português e Espanhol, Letras – Português e Inglês, Letras – Inglês, Música e Pedagogia.
  • Cursos que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Produção Industrial, Redes de Computadores e Gestão da Tecnologia da Informação.