Download (baixar) livro Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente.
Cena da peça
Auto da Barca do Inferno é uma peça de Gil Vicente escrita por volta de 1517. O “Auto da Barca do Inferno”, é uma sátira impiedosa da sociedade portuguesa do século XVI. Suas críticas não poupam ninguém – fidalgos, padres magistrados, mas também sapateiros e ladrões. Cada personagem traz, nas roupas ou nas mãos, os símbolos de seus pecados e deles não podem se desfazer; não há defesa contra as acusações do Diabo ou do Anjo.
Embora o Auto da Barca do Inferno não integre todos os componentes do processo dramático, Gil Vicente consegue tornar o Auto numa peça teatral, dar unidade de ação através de um único espaço e de duas personagens fixas ” diabo e anjo”.
A peça inicia-se num porto imaginário, onde se encontram as duas barcas, a Barca do Inferno, cuja tripulação é o Diabo e o seu Companheiro, e a Barca da Glória, tendo como tripulação um Anjo na proa.
Apresentam-se a julgamento as seguintes personagens:
* um Fidalgo
* um Agiota
* um Sapateiro
* Joane
* um Frade cortesão
* Uma alcoviteira;
* um Judeu usurário
* um Corregedor e um Procurador
* um Enforcado
* quatro Cavaleiros que morreram a combater pela fé.
Cada personagem discute com o Diabo e com o Anjo para qual das barcas entrará. No final, só os Quatro Cavaleiros e o Parvo entram na Barca da Glória (embora este último permaneça toda a ação no cais, numa espécie de Purgatório), todos os outros rumam ao Inferno. O Parvo fica no cais, o que nos transmite a ideia de que era uma pessoa bastante simples e humilde, mas que havia pecado. O principal objectivo pelo qual fica no cais é para animar a cena e ajudar o Anjo a julgar as restantes personagens, é como que uma 2ª voz de Gil Vicente.
A presença ou ausência do Parvo no Purgatório aquando do fim da peça acaba por ser pouco explícita, uma vez que esta acaba com a entrada dos Cavaleiros na barca do Anjo sem que existissem quaisquer outros comentários do Anjo ou do Parvo sobre o seu destino final.
Para fazer o download do livro Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente clique no link abaixo.
– Download do livro Auto da Barca do Inferno.
Fonte do resumo: Wikipédia