Densidade e Concentração comum – Química

46
7005

Como calcular densidade e concentração comum.
Solução - Densidade e Concentração comum
Em Química, mais especificamente em Soluções, a densidade serve para expressar a massa total de uma solução. Já a concentração comum expressa a massa de soluto em uma certa quantidade de solução.

Concentração comum

A concentração comum pode ser calculada através da seguinte fórmula: C = massa do soluto/ volume da solução. A unidade de concentração comum é composta por uma unidade de massa dividida por uma de volume. Exemplo:

Um frasco de um produto informa o seguinte: C = 50 mg/ml.

Responda: Quantos mg há em um ml? Quantos mg de soluto há em meio litro de solução?

Resposta: Há 50 mg de soluto para cada ml de solução. Usando a fórmula, temos: 50 = massa do soluto/500. Massa do soluto = 25000mg.

Densidade

A fórmula para calcular densidade é a seguinte: D = massa da solução/volume da solução. Exemplo:

Uma solução de 2 litros tem massa total de 1,103 Kg. Qual a densidade?

Resposta: Usando a fórmula, temos a seguinte expressão: D = 1,103/2. D = 0,55 Kg/L. A densidade é de 0,55 quilo por cada litro de solução.

46 COMENTÁRIOS

  1. A concentração é a massa do soluto(sal) que é 50 g dividido pelo volume,que ele não te deu,mas deu a densidade e a massa,o que dá pra calcular o volume.Densidade é a massa divido pelo volume;ele te deu a densidade,que é 1,2 g/cm³,a massa da concentração é a massa do soluto(o sal) que é 50 g mais a massa do solvente(água)que é 200 g;que somados são 250 g,que é a massa total.Substitindo na fórmula da densidade e efetando os cálculos,temos um volume de 208,33 mL.A massa do soluto(50 g) dividido pelo volume da solução(208,33) te dá uma concentração de 0,24;ou seja,24 %.Em 100 mL da solução,24 g é o sal.

  2. Sabendo-se que a molaridade é a massa dividido pela massa molar multiplicado pelo volume em L;temos a molaridade que é 0,2 mol/L e o volume 750 mL que em litros é 0,75 L;substituindo na fórmula e realizando os cálculos,chega-se ao valor da massa, que é de 60 g de NaOH.

  3. ACHEI MEIO VAGO ACHO QUE PODERIA APROFUNDAR UM POUCO MAIS NAS EXPLICIÇÕES.DER MAIS EXEMPLOS APROFUNDAR MAIS NO ASSUNTO.NÉH?

  4. Achei esse site maravilhoso, e me esta sendo muito útil, pois quando estudei tive muito pouco relacionado a esse assunto. Quero dizer esse site esta de parabens, pois ajudará muitos a suprir a deficiencias que muitos tem com essa matéria.
    Atenciosamente.

  5. adorei o site ! espero q vc’s falem mais sobre soluções…
    pois eu stou estudando isso esse ano.]
    tenhu algumas dúvidas; algumas já esclarecida pelo site outras ainda nãOo.
    blw !
    adorei!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.