Cálculo estequiométrico é uma parte da Química que estuda as relações entre as quantidades dos reagentes e os produtos de uma reação química. Este cálculo baseia-se nas leis das reações. Estas relações são medidas em mols, massas, volumes ou pelo número de moléculas. Para realizar o cálculo estequiométrico alguns passos devem ser seguidos. O primeiro procedimento é escrever a equação química da reação. Logo mais os coeficientes devem ser ajustados e balanceados à equação.
O próximo passo envolve fazer a regra de três com as grandezas envolvidas, e quando necessário, transformar o número de mols em outra grandeza, como massa, volume ou número de moléculas. Mas o que são reações químicas? O termo é definido pelas reações que os elementos têm entre si para formar um composto. Um exemplo clássico é a combinação do hidrogênio com o oxigênio, que se unem na formação da água. A fórmula para tal reação fica da seguinte maneira: 2H2 + O2 -> 2H2O.
Via de regra, em toda fórmula química as substâncias no lado esquerdo são chamadas reagentes e do lado direito são chamados produtos. O equilíbrio das reações químicas significa que os elementos precisam ter o mesmo número de átomos dos dois lados da equação. Outra dica importante que deve ser levada em consideração no estudo estequiométrico é que as reações não acontecem naturalmente. Muitas vezes, elas precisam de aquecimento ou outras formas de impulso para reagirem.
A melhor maneira de aprender a fazer o cálculo é observando os procedimentos de resolução e fazer exercícios da matéria. Acompanhe um exemplo de cálculo estequiométrico:
Calcular a massa de óxido cúprico obtida a partir de 2,54 gramas de cobre metálico. (Massas atômicas: O = 16; Cu = 63,5)
Resolução:
Inicialmente, deve-se balancear a equação química mencionada no problema:
2 Cu + O2 ⇒ 2 CuO
Vê-se na equação que 2 atg de Cu (ou 2 x 63,5 gramas) produzem 2 moles de CuO (ou 2 x (63,5 + 16) = 2 x 79,5 gramas). Surge daí a seguinte regra de três:
2 Cu + O2 ⇒ 2 CuO
2 x 3,5 ⇒ 2 x 9,5 g
2,54 g ⇒ x
Resolvendo tem-se:
x = 2,54 x 2 x 79,5/2 x 63,5 => x = 3,18 g CuO
Entendeu o exercício de cáculo estequiométrico?