Olá, Vestibulandos!
Vamos dar continuidade ao ciclo de estudos que findará em poucos meses, quando os esforços e estudos deste ano serão recompensados.
Hoje o assunto a ser explanado são as cadeias alimentares.
Contents
Mas, o que são cadeias alimentares?
Partiremos do princípio: Cada espécie convive com outras diferentes em um ambiente. Estas espécies convivem e estão ligadas entre si, servindo de alimento e sobrevivência uma das outras; como uma grande cadeia ou corrente. Uma espécie serve de alimento para outra, servindo sua própria matéria (corpo) e energia para a outra utilizar. A este fluxo e segmento de crescimento entre uma e outra espécie que alimenta-se da outra damos o nome de Cadeia Alimentar.
Como funciona a Cadeia Alimentar?
É através de um organograma ou fluxograma simples, onde setas servem de indicação para mostrar o sentido que a matéria de um organismo serve para outro que funciona uma cadeia alimentar. O sentido destas setas sempre será utilizadas de forma a entender-se unidirecionalmente; do produtor para o consumidor.
O que é uma Teia Alimentar?
Este fluxo organizado e simples que demonstra qual matéria cedeu energia a outra é sempre um ciclo pois na natureza este fluxo são teias alimentares; considerando que estas teias são um agrupamento de cadeias alimentares.
O que é uma Pirâmide Alimentar?
Para exemplificar uma cadeia e teia alimentar; utilizamos a Pirâmide Alimentar. As pirâmides são estruturas que dividem em níveis tróficos as espécies que utilizam-se uma das outras na cadeia alimentar.
Divisão em Níveis Tróficos/ Tipos de Pirâmides
O primeiro nível trófico e base da pirâmide é sempre das espécies produtoras. O segundo nível trófico é onde fica classificado o consumidor primário; enquanto o terceiro nível trófico consequentemente classifica o consumidor secundário. A pirâmide também serve como um indicador da quantidade de organismos presente nos níveis da cadeia. E; por esta ótica, o maior nível será sempre o com maior quantidade de organismos. Pelo desenho da pirâmide é possível observar o eqúilíbrio e desiquilíbrio da cadeia alimentar.
A pirâmide alimentar também serve para dividir a biomassa e a energia de cada matéria que constrói a pirâmide. A divisão e estrutura dá-se da mesma maneira em todos os tipos de pirâmides: produtores, consumidores primários, secundários, terciários…
Bom, pessoal; Por hoje é só!
Dúvidas e questionamentos podem ser deixados nos comentários!
“O estudo é uma espécie de alimento natural da mente. “
( Robert Louis Stevenson )
Por Teresa Almeida