Trovadorismo – Literatura

48
145

Trovadorismo
O Trovadorismo foi um período da literatura portuguesa compreendido entre 1189 e 1434. Nessa época Portugal estava em processo de consolidação do estado português. Enquanto o mundo estava em pleno Feudalismo, e o Teocentrismo dominava o planeta.

Os textos do Trovadorismo eram acompanhados de música e geralmente cantados em coro, por isso são chamados de cantigas. As cantigas podem ser classificadas em dois grandes grupos: cantigas líricas e cantigas satíricas. As líricas se subdividem em cantigas de amor e de amigo; as satíricas em cantigas de escárnio e maldizer.

Cantigas de Amor

As cantigas de amor são sempre escritas em primeira pessoa e o eu-poético declara seu amor a uma dama, tendo como pano de fundo o ambiente de um palácio. A mulher é vista como um ser inatingível, uma figura idealizada, a quem é dedicado um amor sublimado, idealizado.

Cantigas de Amigo

As cantigas de amigo foram criadas a partir do sentimento popular. Apesar de serem escritas em primeira pessoa como as cantigas de amor, as de amigo apresentam um diferencial: o eu-poético é feminino, apesar de ser escrito por homens. A mulher sofre por se ver separada do amante ou namorado e vive angustiada por não saber se o homem amado voltará ou não, ou se a trocará por outra. O ambiente usado como pano de fundo é a zona rural, ou seja a mulher é sempre uma camponesa.

Chico Buarque, Gonzaguinha, Ari Barroso e outros compositores da MPB escreveram cantigas de amigo.

48 COMENTÁRIOS

  1. eu gostei muito desse site,pois me ajudou a entender melhor o que é o verdaeiro TROVADORISMO no qual tinha tantas dúvidas…espero que eu tenha tirado uma ótima nota em minha prova!!Obrigada.

  2. eu gostei muito desse site,pois me ajudou a entender melhor o que é o verdadeiro TROVADORISMO no qual tinha tantas dúvidas…espero que eu tenha tirado uma ótima nota em minha prova!!Obrigada.

  3. Eu gostei muito de conhecer mais um pouco sobre o TRAVADORISMO, pois em minha escola foi o tema em nosso trabalho de literatura. Estam de Parabéns!!!

  4. eu gostei muito desse site,pois me ajudou a entender melhor o que é o verdadeiro TROVADORISMO no qual tinha tantas dúvidas…espero que eu tenha tirado uma ótima nota em minha prova!!Obrigada.+1

  5. eu gostei muito de ler de representação de literatura foi muito bom demais do equipes para passar pelo prova!!!!!

  6. Parabéns…de 6 sites que eu entrei este foi o melhor!
    O TROVADORISMO ocorreu do século XIV ao XV?

  7. por favor se vcs puderem me mandam mai s no meu msn noticia sobre o trovadorismo. tou no 1 colegial e ta um pouco dificilentender sobre isso…]xau
    bjs bj bjsbj bsj bjs bjs

  8. o resumo é maravilhoso ,melhor que copiar muitas coisa que nao é precisso obrigado

    beijinhos

  9. todo mundo gostou do resumo mais onde fico a parte que explica cantigas de escarnio e maldizer ?

  10. Bastante resumido e informando o q realmente interessa é o ponto forte desse site!!!

  11. bom o site, falto alguns exemplos e também ta faltando cantigas de escárnia e maldizer

  12. Eu achei otimo !
    direto ao ponto, e sem complicações;
    so um, detalhe onde estão as explicações sobres as canções satiricas ? Agradecido.

  13. eu queria saber oque é trovadorismo ki tenho um trabalho pra entregara e tem ki saber um monte coisa sobre isso

  14. gostaria de musicas que falam sobre as cantigas de amigo, de amor. de escárnio e de maldizer. com urgencia

  15. foi bom sim o conteudo mas ta faltando cantiga de maldizer e escárnio …

  16. se ja ta estudandoo essa merda? mano num faço a menor ideia o que é isso

DEIXE UMA RESPOSTA