Tipologia Textual – Redação

Redação
Tipologia Textual pode ser considerado a forma que os acontecimentos serão apresentados em um texto. Há poucas tipologias textuais: narração, descrição, dissertação, explicação e injutivo.

Características de cada Tipologia Textual

Narração: Tendo como principal material a ação, a progressão temporal é essencial para o desenrolar dos fatos. O tempo predominante é o passado. Advérbios de tempo e lugar também são característicos desse tipo textual.

Descrição: Ao contrário da narração, na descrição não há uma sucessão de acontecimentos ou fatos, mas sim a apresentação pura e simples do estado a ser descrito em um determinado momento.

Geralmente é comum notar diversos adjetivos, e o uso de frases nominais.

Dissertação: Nela o autor defende o seu ponto de vista, utilizando a argumentação. É comum a utilização da persuasão para tentar convencer o leitor. Estrutura: introdução, argumentos e conclusão.

Explicação: O objetivo do texto é passar conhecimento para o leitor. Nesse tipo textual, não se faz a defesa de uma idéia. Exemplos de textos explicativos são os encontrados em manuais de instruções.

Injutivo: A característica mais forte neste tipo textual é o verbo no imperativo. É utilizada para aconselhar. Um exemplo é o modo de preparo nas receitas.


Que tal saber mais de:

34 comentários em “Tipologia Textual – Redação

  1. Muito interessante a sua forma de explicar esse assunto. Achei prático e despertou ainda mais a minha curiosidade

  2. Gostei das colocações acerca das tipologias textuais, mas precisava de um estudo mais aprofundado com mais informações sobre as tipologias apresentadas e falando também a subclassificação do texto dissertativo (argumentativo e expositivo) e preditivo.

  3. Olha, muito bom ter econtrado essa dica , era realemente o q eu estava procurando, continuem assim sempre socializando as informações

    Valeu!!

  4. gostei muito , é muito facil de entender , é bem melhor que os outros sites!!!!!!!!!!

  5. Me ajudou bastante!
    Tipologia textual é bem simples mas infelizmente muito dificil de se encontrar uma boa definição pela internet.

    Obrigada!!!

  6. muito boa as dicas, sao completas e bem interpretadas, assim eu to conseguindo relembrar o q eu ja apredir a algum tempo atras e aprendendo um pouco mais. Obrigado pela boa explicaçao!

  7. mto obrigado eu gostei tbm,SÓ Q IRIA SER MELHOR SE FOSSE um POUCO + esplicativo

  8. eu gostei muito, mas eu ainda não consegui ter a idéia para fazer um texto assim

  9. Gostei das expllicações sobre tipologia textual. Não só consegui tirar minhas dúvidas, mas, aprendi mais do que imaginava.

  10. Eu achei q tinha q ser uma coisa mais bem explicada porquê ñ dá pra entender

  11. E eu achei q tinha q ser uma coisa q desse pra pessoa entender para por exemplo botar num trabalho

  12. eu queria exempolos de textos ou poesias sobre tipologia textual ii ñ encontra
    porrrrrrrrrraaaaaaaaaaaaaaa

  13. Boa noite. Estou passando para dizer que este site me ajudou muito. Pois a minha pessoa tinha muitas dúvidas. E graça a vocês foram todas esclarecidas!
    Mais uma vez muito obrigada.

  14. Aos amigos leitores, nuncam desistem de seus objetivos, pois o mundo em q vivemos não é nada fácil, então, pesquisem, discutem e pratiquem o hábito de ir além de suas imaginações, forte abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>