Segunda Guerra Mundial – Resumo, causas

Segunda Guerra Mundial - Resumo, causas

A Segunda Guerra Mundial – 1939 – 1945 – foi um conflito que surgiu em detrimento dos governos autoritários e militaristas. Este segundo conflito basicamente foi um desdobramento da Primeira Guerra Mundial. O início da Segunda Guerra aconteceu em 1939, por conta da invasão do exército alemão na Polônia. Neste instante, a França e a Inglaterra se uniram e declararam guerra à Alemanha. O tratado de Versalhes pode ter sido a causa indireta para a guerra, pois foram impostos rígidos pagamentos para a Alemanha e houve uma elevação exagerada dos índices inflacionais.

O cenário mundial se dividiu então em dois grupos: os aliados e o grupo eixo. Na composição dos aliados estavam a Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos e no grupo eixo, Alemanha, Itália e Japão. Entre 1939 a 1941, o grupo eixo teve uma sucessão de vitórias. Liderado pela Alemanha, o grupo eixo conquistou o norte da França, Iugoslávia, Polônia, Ucrânia, Noruega e norte da África. No ano de 1941, o Japão atacou a base norte-americana de Pearl Harbor – Havaí e por conta disto, os Estados Unidos se uniram às forças aliadas. No período de 1941 a 1945, com os EUA compondo com os aliados, o grupo eixo entrou em uma fase de derrotas. Neste cenário, o Brasil participou a favor dos aliados, enviando para a Itália a Força Expedicionária Brasileira como reforços de guerra.

O conflito da Segunda Guerra teve um desfecho em 1945, marcado pela assinatura do tratado de rendição da Alemanha, Itália e Japão. Mesmo após o Japão assinar o tratado de rendição, os Estados Unidos deferiu um ataque de bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagazaki. A Segunda Guerra trouxe muitas consequências trágicas. Entre elas, pode-se citar: destruição de fábricas; a diminuição da produção industrial e agrícola; o prejuízo no setor de transportes em razão da destruição das linhas férreas e no âmbito demográfico, a morte de 55 milhões de pessoas. No cenário político, os Estados Unidos e a União Soviética se tornaram líderes mundiais. No campo da cultura e da tecnologia houve muitos avanços em razão dos inúmeros estudos realizados por especialistas. Em 1945, foi criada a Organização das Nações Unidas – ONU – para mediar os conflitos entre os países e manter a ordem e a paz mundial.


Gostou? Curta nossa página no Facebook e receba conteúdo exclusivo sobre Segunda Guerra Mundial – Resumo, causas.

Related Posts

10 Comentários


  1. Fernando Santos, 1 ano atrás

    legal

    Responder


  2. Anonymous, 1 ano atrás

    Bakana

    Responder


  3. Diogo Rodrigues, 1 ano atrás

    curtiiii XD

    Responder


  4. Raylson Araujo Farias, 1 ano atrás

    NOSSA SUPER BOM

    Responder


  5. Ludimylla Guarnieri, 1 ano atrás

    o que ta fazendo aqui nessa pagina da guerra mundial?

    Responder


  6. MARGARETH FERREIRA, 1 ano atrás

    É MASSA MESMO GOSTARIA DE RECEBER MAIS INFORMAÇÕES……………………..

    Responder


  7. Vania Jesus, 11 mêss atrás

    muito bem explicado

    Responder


  8. Vania Jesus, 11 mêss atrás

    muito bem explicado

    Responder


  9. Pedro Domingos, 9 mêss atrás

    valeu, bom demais…

    Responder


  10. Joshua Teles, 6 mêss atrás

    informar-me melhor sobre tal acontecimento historico

    Responder


Poste seu comentário

Siga-nos

Receba por email

logo rss

Digite seu email abaixo e receba nossas últimas atualizações por email.

Coloque o seu email abaixo: