Segunda Guerra Mundial – Resumo, causas

Segunda Guerra Mundial - Resumo, causas

A Segunda Guerra Mundial – 1939 – 1945 – foi um conflito que surgiu em detrimento dos governos autoritários e militaristas. Este segundo conflito basicamente foi um desdobramento da Primeira Guerra Mundial. O início da Segunda Guerra aconteceu em 1939, por conta da invasão do exército alemão na Polônia. Neste instante, a França e a Inglaterra se uniram e declararam guerra à Alemanha. O tratado de Versalhes pode ter sido a causa indireta para a guerra, pois foram impostos rígidos pagamentos para a Alemanha e houve uma elevação exagerada dos índices inflacionais.

O cenário mundial se dividiu então em dois grupos: os aliados e o grupo eixo. Na composição dos aliados estavam a Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos e no grupo eixo, Alemanha, Itália e Japão. Entre 1939 a 1941, o grupo eixo teve uma sucessão de vitórias. Liderado pela Alemanha, o grupo eixo conquistou o norte da França, Iugoslávia, Polônia, Ucrânia, Noruega e norte da África. No ano de 1941, o Japão atacou a base norte-americana de Pearl Harbor – Havaí e por conta disto, os Estados Unidos se uniram às forças aliadas. No período de 1941 a 1945, com os EUA compondo com os aliados, o grupo eixo entrou em uma fase de derrotas. Neste cenário, o Brasil participou a favor dos aliados, enviando para a Itália a Força Expedicionária Brasileira como reforços de guerra.

O conflito da Segunda Guerra teve um desfecho em 1945, marcado pela assinatura do tratado de rendição da Alemanha, Itália e Japão. Mesmo após o Japão assinar o tratado de rendição, os Estados Unidos deferiu um ataque de bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagazaki. A Segunda Guerra trouxe muitas consequências trágicas. Entre elas, pode-se citar: destruição de fábricas; a diminuição da produção industrial e agrícola; o prejuízo no setor de transportes em razão da destruição das linhas férreas e no âmbito demográfico, a morte de 55 milhões de pessoas. No cenário político, os Estados Unidos e a União Soviética se tornaram líderes mundiais. No campo da cultura e da tecnologia houve muitos avanços em razão dos inúmeros estudos realizados por especialistas. Em 1945, foi criada a Organização das Nações Unidas – ONU – para mediar os conflitos entre os países e manter a ordem e a paz mundial.


Gostou? Curta nossa página no Facebook e receba conteúdo exclusivo sobre Segunda Guerra Mundial – Resumo, causas.

Related Posts

10 Comentários


  1. Fernando Santos, 2 anos atrás

    legal

    Responder


  2. Anonymous, 2 anos atrás

    Bakana

    Responder


  3. Diogo Rodrigues, 2 anos atrás

    curtiiii XD

    Responder


  4. Raylson Araujo Farias, 2 anos atrás

    NOSSA SUPER BOM

    Responder


  5. Ludimylla Guarnieri, 1 ano atrás

    o que ta fazendo aqui nessa pagina da guerra mundial?

    Responder


  6. MARGARETH FERREIRA, 1 ano atrás

    É MASSA MESMO GOSTARIA DE RECEBER MAIS INFORMAÇÕES……………………..

    Responder


  7. Vania Jesus, 1 ano atrás

    muito bem explicado

    Responder


  8. Vania Jesus, 1 ano atrás

    muito bem explicado

    Responder


  9. Pedro Domingos, 1 ano atrás

    valeu, bom demais…

    Responder


  10. Joshua Teles, 1 ano atrás

    informar-me melhor sobre tal acontecimento historico

    Responder


Poste seu comentário

Siga-nos

Receba por email

logo rss

Digite seu email abaixo e receba nossas últimas atualizações por email.

Coloque o seu email abaixo: