Revolução Industrial – História, causas, modos de produção

História, causas, modos de produção da Revolução Industrial.
Revolução Industrial
Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que ocorreram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal característica dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado com o uso das máquinas.

Até o fim do século XVIII grande parte da população européia vivia no campo e produzia o que consumia. Na forma artesanal o produtor dominava todo o processo produtivo.

Apesar da produção ser predominantemente artesanal, países como a Inglaterra e a França, possuíam manufaturas. As manufaturas eram grandes oficinas aonde diversos artesãos faziam as tarefas manuais, porém subordinados ao dono da manufatura.

A Inglaterra foi pioneira na Revolução Industrial devido a diversos fatores, tais como: o fato do país possuir a mais importante zona de livre comércio da Europa, a rica burguesia, o êxodo rural, a localização privilegiada junto ao mar o que facilitava a exploração dos mercados ultramarinos.

Como muitos empresários desejavam lucrar mais, o trabalhador era explorado sendo obrigado a trabalhar até 15 horas por dia por um salário baixo. Além disso, mulheres e crianças também era obrigados a trabalhar para sustentar suas famílias.

Alguns trabalhadores se revoltaram com as péssimas condições de trabalho, e começaram a sabotar as máquinas, ficando conhecidos como “os quebradores de máquinas“. Alguns movimentos também surgiram nessa época com o intuito de defender o trabalhador.

O trabalhador perdeu o conhecimento de todo o processo de fabricação passando a executar apenas uma etapa.

Primeira etapa da Revolução Industrial

Durante (1760-1860), a Revolução Industrial ficou limitada, basicamente, à Inglaterra. Houve o surgimento de indústrias de tecidos de algodão, com o uso do tear mecânico. Nessa época o aperfeiçoamento das máquinas a vapor contribuíram para a continuação da Revolução.

Segunda Etapa da Revolução Industrial

A segunda etapa ocorreu de 1860 a 1900, ao contrário da primeira fase, países como França, Alemanha, Itália e Rússia se industrializaram. A utilizacão do aço, o aproveitamento da energia elétrica e dos combustíveis derivados do petróleo, a invenção do motor a explosão, da locomotiva a vapor e o desenvolvimento de produtos químicos foram as principais inovações desse período.

Terceira Etapa da Revolução Industrial

Os avanços tecnológicos do século XX e XXI tem sido vistos por alguns historiadores como a terceira etapa da Revolução Industrial. O computador, o fax, a engenharia genética, o celular seriam algumas da inovações dessa época.


88 comentários em “Revolução Industrial – História, causas, modos de produção

  1. Gostei muito pois estou fazendo uma retrospectiva de vida de minha mãe que trabalhou nessas maquinas de tear e aqui encontrei tudo que precisava. eheheheheh

  2. haaaaaaaaaa eu quero é as causas e ai não tem o trabalho é pra amanha (08-03-12)

  3. nossa tinha muito pouco !!!!
    mais ja me ajudou muito!!!!
    obrigaduuu…..

  4. Neste site ñ tem porcaria de nada…
    Ñ explica o que quero saber sobre a revolução industrial.
    Vê se melhora ai pô!!!
    Porque temos trabalhos, seminários, resumos e etc para fazer e as vezes precisamos de ajuda na net…

  5. Neste site ñ tem porcaria de nada…
    Ñ explica o que quero saber sobre a revolução industrial.
    Vê se melhora ai pô!!!
    Porque temos trabalhos, seminários, resumos e etc para fazer e as vezes precisamos de ajuda na net…

  6. ninguém tem obrigação de lhe informar nada! Levando a bunda da porra dessa cadeira e vai em uma biblioteca pesquisar sobre o assunto, te garanto que lá você vai encontrar tudo! vocês, estudantes do Século XXI querem tudo na mão!

  7. Gabriel Macciel E o pior é que está tudo completamente explicado, mas não há capacidade intelectual de interpretar o texto e entender as coisas

  8. Uma forma resumida é claro, mais vocês que não reclamem, aproveitem e tirem o melhor desse conteúdo, eu não achei o que eu quero, que é os modelos de organização industrial, mais a internet é rica em informações, com esse pequeno texto já da pra fazer um boa prova, agradeço ao criador desse texto, que continue ajudando cada vez mais compartilhando seus conhecimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>