Revolução Chinesa – Causa, resumo, China

23
518

Revolução Chinesa - Causa, resumo, China

Confira as causas e resumo da Revolução Chinesa:

No século XIX, a China sofria com a exploração e a dominação das grandes nações européias. Neste contexto, o Reino Unido, grande potência imperialista, se destacava por interferir diretamente tanto nos assuntos políticos quanto nos culturais: os imperadores da Dinastia Manchu haviam perdido sua autonomia e resignavam-se às vontades européias.

Causas da revolução chinesa

Além da situação de dominação estrangeira, outro fator causava insatisfação e dificultava o desenvolvimento do país: alguns poucos proprietários rurais detinham a posse das terras produtivas chinesas, a agricultura vivia num regime quase que feudal.

O crescente descontentamento com tal condição acabou deflagrando um movimento popular conhecido como Guerra dos Boxers entre os anos de 1898 e 1900. Por seu cunho nacionalista, a revolta foi duramente coibida pela ação de tropas estrangeiras. Os rebeldes defendiam a necessidade de se resistir aos condicionamentos ocidentais e cristãos que, segundo eles, eram responsáveis pela situação de miséria em que se encontrava boa parte da população chinesa.

O que foi a revolução chinesa – resumo

Sun Yat-sen, médico, político e estadista chinês, foi o responsável pela fundação do Kuomintang (Partido Nacionalista), facção que tinha como objetivo maior combater o domínio europeu e a monarquia. Em 1911, ele assumiu o posto de primeiro presidente da República Chinesa. Apesar de ter contado com o apoio da maioria dos militares do país, sua administração teve que enfrentar a oposição de diversas regiões que, comandadas por grandes proprietários rurais, recusavam-se a aceitar o novo governo. Tal recusa fez com que a China enfrentasse uma longa e inquietante guerra civil por vários anos.

Com a morte de Sun Yat-sen no ano de 1925, uma disputa política foi travada até que o Kuomintang se uniu ao Partido Comunista Chinês. Posteriormente, em 1927, o general Chiang Kai-shek tomou o poder e liderou as tropas chinesas, combatendo opositores da República como os grandes proprietários de terras e os dissidentes comunistas.

Durante a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945) o conflito entre comunistas e nacionalistas ficou suspenso, pois as duas partes precisaram se aliar no combate ao Japão, que almejava dominar a China. Logo que terminou a Grande Guerra, os nacionalistas reiniciaram a perseguição aos comunistas liderados por Mao Tse-tung, voltando à disputa bélica.

Posteriormente, em 1949, o país viveu um grande processo de transformação social e política – a chamada Revolução Comunista alterou significativamente a sociedade chinesa. Quando os comunistas finalmente tomaram o poder e instituíram Mao Tse-tung  como chefe supremo, diversas medidas foram adotadas  a partir do projeto político-social  denominado Grande Salto para Frente. Pouco tempo depois, em 1966, o governo chinês criou um programa de controle cultural, político e ideológico chamado de Revolução Cultural Chinesa, este buscava neutralizar a oposição crescente que havia ganhado força com o eminente fracasso do Grande Salto para Frente.

E então, pronto para arrasar no Enem e vestibular com as causas e resumo da Revolução Chinesa?

COMPARTILHE

comentários

23 COMENTÁRIOS

  1. Além de útil, esse artigo é bem pertinente para o momento, tendo em vista que o ENEM está chegando e toda ajuda se torna necessária.
    Obrigado a toda a equipe!

  2. *****gostei este resumo está muito interesante mesmo, eu tava precisando muito desse resumo é com certeza minha nota vai cer 10,0*******
    thau galera á gente si ver mais lá na vente ou tauves nunca espero ãos desinteresados ãos interesados concertesa vamos nós ver ne galerakkkkkkkkkkk

  3. com esse seu português, se você tirar muito vai ser 0,1… quando aprender a escrever aí sim vai ser interessada :p beijocas fofa :*

  4. show, facilitou bastante minha coriosidade,
    apesar de ser uma matéria chata!
    muito bom, pelomenos consegui fazer
    meu trabalho!!!
    :* :* :*

  5. Se reclama, faz melhor!

    Tem esse nome pq se acha, mas n se acha nas provas pq sua nota deve ser baixa. kkkk aposto que nem entendeu nada q esta aí!

  6. Obrigado! Vai me ajudar bastante no meu trabalho de História!
    E, diferente dos muitos, vou botar a bibliografia desse site!
    ∞ obrigados!

  7. diga-me mais sobre oque você pensa da revolução ..
    falar que algo é fraco sem expor argumentos é tipico de falsos moralistas

  8. Faltou falar sobre o "Grande Salto Para Frente", que foi um fato marcante após o movimento revolucionário ter vencido, foi algo bem marcante para a China, pois causou milhares de mortes de pessoas…

DEIXE UMA RESPOSTA