Resumo de O Cortiço

Resumo de O Cortiço

O Cortiço é um livro que foi escrito no ano de 1890, por Aluísio de Azevedo. Na época do seu lançamento, chegou a ofuscar livros de autores como Machado de Assis, devido a pertencer a escola naturalista, de grande prestígio na Europa.

A obra O Cortiço é narrada em terceira pessoa, com o narrador onisciente, ou seja, que tem conhecimento de todos os acontecimentos. O narrador tem total poder na estrutura da história e aparentemente parece ser imparcial, mas na realidade ele entra diretamente em diversos pontos da narrativa.

O tempo é trabalhado de modo linear, com início, desenvolvimento e final da narrativa. A história se passa no Brasil, durante o século XIX, sem data precisas. Há dois ambientes que são explorados no livro: o cortiço e o sobrado do comerciante Miranda e sua família, que fica ao lado do cortiço.

O Cortiço conta a história do caminho que João Romão percorre para ficar rico. Para conseguir atingir esse objetivo, ele, que é o dono do cortiço, explora os seus empregados e até comete furtos. A sua amante, Bertoleza, trabalha continuamente, sem folgas ou descansos.

Ao lado do cortiço mora Miranda, um comerciante bem sucedido, que entra em disputa com João Romão por uma braça de terra que quer comprar para aumentar o seu quintal. Como eles não entram em acordo, eles rompem relações. Movido por uma extrema inveja de Miranda, João passa a trabalhar arduamente para conseguir ficar mais rico do que o seu rival. Quando Miranda recebe o título de barão, aos poucos João percebe que não basta apenas ganhar dinheiro, mas também participar ativamente da vida burguesa, como ler livros e ir ao teatro, por exemplo.

O relacionamento entre Miranda e João Romão melhora quando João passa a tentar imitar as conquistas do rival, tanto que o cortiço passa a ser um lugar mais organizado e agradável e passa a se chamar Vila João Romão. João começa uma amizade com Miranda e pede a mão de sua filha em casamento, mas tem Bertoleza atrapalhando os seus planos.

Dessa forma, João a denuncia como escrava fugida, e em um ato de desespero, ela acaba cometendo o suicídio. Assim, ele fica livre para se casar e se encerra O Cortiço.


Que tal saber mais de:

29 comentários em “Resumo de O Cortiço

  1. Nem da Rita Baiana o resumo fala, tinha que ter falado dela e seu swing contagiante.

  2. Muito bom, esse ano vou cursar 2°ano do ensino médio, e vou ler esse livro no 4° bimestre!
    Gostei da história!

  3. Ta horríveeeeeeeeeel! O texto nem fala de Rita Baiana, Jerônimo, nem ao menos de Pombinha!!! Nota 0

  4. valeu mesmo……..,obrigado ,pelo resumo do livro,ajudo muito

    agradeço: daniel wesley

  5. Vai ler o livro então,pois é bem melhor e ñ conta apenas a história do João Romão e sim de outros personagens bem interessantes. Vale a pena ler.

  6. O texto está muito resumido e tem erros. Por exemplo, João Romão sempre trabalhou para enriquecer. Miranda chega para construir o seu sobrado e fica com inveja de João Romão, por isso resolve ir buscar o título de barão. Quando consegue, aí sim João Romão passa a invejá-lo e resolve mudar de vida.

  7. O texto está muito resumido e tem erros. Por exemplo, João Romão sempre trabalhou para enriquecer. Miranda chega para construir o seu sobrado e fica com inveja de João Romão, por isso resolve ir buscar o título de barão. Quando consegue, aí sim João Romão passa a invejá-lo e resolve mudar de vida.

  8. [email protected] disse:

    goosstteeiii!!!!!

  9. glr eu tenho uma dica a vcs que não estão fazendo o resumo este resumo esta resumido ao extremo para a entrega nservira vcs devem copiar e colar assim vcs farão um bom resumo akeles que kiserem o meu resumo me add ou mande uma msg no meu face
    espero ter ajudado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>