Realismo – Autores, Obras, Características

Realismo – Autores, Livros, Obras e Características.
Realismo - Obras e Autores
O Realismo foi uma escola literária que combatia os ideais românticos. O surgimento ocorreu enquanto o mundo vivenciava o nascimento do socialismo e da segunda Revolução Industrial.

O Realismo em Portugal teve como marco inicial a Questão Coimbrã (1865), quando se defrontam, de um lado, os jovens estudantes de Coimbra, atentos às novas idéias que vinham da França, Inglaterra e Alemanha e, de outro, os velhos românticos de Lisboa.

O Realismo foi inaugurado em 1881 no Brasil. Nesse ano duas obras se destacaram: O mulato, de Aluísio de Azevedo, e Memórias póstumas de Brás Cuba, de Machado de Assis.

Características do Realismo.

O objetivismo aparece como negação do subjetivismo romântico; o universalismo ocupa o lugar do personalismo. O sentimentalismo cede terreno ao materialismo. O Realismo se preocupava apenas com o presente, com o contemporâneo.

Com o desenvolvimento das ciências, muitos autores foram influenciados no século XIX, principalmente os naturalistas, donde se pode falar em cientificismo nas obras desse período.

Os autores realistas são antimonárquicos e negam a burguesia.

O Realismo é uma denominação genérica de uma escola literária que abrange as seguintes tendências:

Romance realista – Narrativa voltada para a análise psicológica e que critica a sociedade e partir do comportamento de determinados personagens, em geral, capitalistas. O romance realista tem caráter documental, sendo o retrato de uma época.

Romance naturalista - Marcada pela vigorosa análise social a partir de grupos humanos marginalizados, em que se valoriza o coletivo. O naturalismo apresenta romances experimentais.

Autores

Machado de Assis – Se destacou como romancista realista. Apesar de ter escrevido obras romancistas,  como Ressurreição, A mão e a luva, Helena e Iaiá Garcia.

Algumas obras realistas de Machado de Assis: Memórias póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e Dom Casmurro.

Aluísio de Azevedo – Escreveu alguns romances românticos, os quais chamou de “comerciais”, pois eram os que mais vendiam. Mas suas maiores obras foram os romances naturalistas, como O mulato, Casa de pensão e O cortiço.


Gostou? Curta nossa página no Facebook e receba conteúdo exclusivo sobre Realismo – Autores, Obras, Características.

Related Posts

130 Comentários


  1. Denison Ramos, 2 mêss atrás

    kkkkkk 'CONCORDO COM VOCE ' .-.

    Responder


  2. Rayssa Malukety, 1 mês atrás

    gostei muito <3 <3 <3

    Responder


  3. Jayane Santhoos, 1 semana atrás

    completa,resumo,conteudo otimo

    Responder


Poste seu comentário

Siga-nos

Receba por email

logo rss

Digite seu email abaixo e receba nossas últimas atualizações por email.

Coloque o seu email abaixo: