O que são Pontos Cardeais e Colaterais? Rosa dos Ventos e Bússola

0
453

Resumo sobre pontos cardeais e colateraisVocê já parou para pensar na divisão das regiões do Brasil? Quem escolheu os nomes para cada região? Qual a origem desses nomes?

O Brasil é dividido em cinco regiões: Sul, Sudeste, Centro-oeste, Norte e Nordeste. Esses nomes não são por acaso, e têm relação com a localização de cada região. Não é coincidência que os nomes de algumas regiões, sejam também nomes dos Pontos Cardeais.

A necessidade de se localizar e se orientar, sempre foi de grande importância para o homem e todas as suas atividades no espaço geográfico. Para se deslocar sobre a superfície terrestre, o homem se baseou na posição do sol, e elaborou diversas técnicas para padronizar os rumos, criando assim os pontos de orientação.

O conceito de orientação está relacionado com da posição do elemento no espaço geográfico, determinado a partir de um ponto pré definido. Esses pontos de orientação são os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais.

As antigas civilizações perceberam que, durante o dia, o sol fazia uma trajetória idêntica à do dia anterior, e puderam estabelecer a regularidade de sua movimentação. A partir dessas observações, foram determinados os pontos leste, posição do sol ao nascer no horizonte, e oeste, o ponto em que o sol se põe.

Além do sol, outras estrelas também eram observadas, auxiliando na determinação dos outros pontos cardeais. A estrela polar foi a que mais ajudou, pois sua localização no espaço, sempre constante, permitiu encontrar o ponto cardeal norte, e consequentemente, o ponto sul.

Para estabelecer uma localização mais precisa, foram criados os outros pontos, que são intermediários entre os pontos cardeais. Esses pontos são representados graficamente pela rosa-dos-ventos, e possuem os seguintes nomes:

O que são os pontos cardeais ou principais?

Veja os pontos cardeais na rosa dos ventos

São os que apontam para as quatro direções principais, baseadas no trajeto do sol.

  • Norte – N
  • Sul – S
  • Leste – L
  • Oeste – O

O que são os pontos colaterais?

Veja os pontos colaterais na rosa dos ventos

São pontos intermediários, localizados entre os pontos principais.

  • Noroeste – NO, fica localizado entre os pontos norte e oeste;
  • Nordeste – NE, localizado entre os pontos norte e leste;
  • Sudeste – SE, fica entre os pontos sul e leste;
  • Sudoeste – SO, aparece entre os pontos sul e oeste.

O que são os pontos Subcolaterais?

Veja um resumo sobre os pontos subcolaterais

São os intermediários dos intermediários. Isso mesmo, ficam localizados entre os pontos colaterais.

  • Nor-nordeste – NNE
  • Nor-noroeste – NNO
  • Su-sudeste – SSE
  • Su-sudoeste – SSO
  • Es-nordeste – ENE
  • Es-sudeste – ESE
  • Oes-sudoeste – OSO
  • Oes-noroeste – ONO

A rosa dos ventos

A rosa dos ventos tem esse nome, pois na Grécia, indicava as diferentes direções que o vento pode tomar. Somente depois a rosa-dos-ventos foi utilizada com os pontos cardeais.

Determinados os pontos de orientação, como eles poderiam ser utilizados? E se fosse noite, e o céu estivesse nublado, de forma que nem o sol e nem as outras estrelas poderiam auxiliar a tomar determinado caminho?

Foi por essa necessidade que, com a utilização dos pontos cardeais, foi inventada uma ferramenta que poderia auxiliar, sem a necessidade da observação dos astros. Essa ferramenta foi a bússola, uma das mais importantes ferramentas de localização.

A bússola

Bússola e seus pontos cardeais

Embora ainda existam dúvidas sobre a origem da bússola, os primeiros indícios de seu uso ocorreu na china, pois os chineses utilizavam as propriedades da magnetita, um mineral magnético, para encontrar o ponto cardeal norte. Sua orientação era baseada segundo o campo magnético da terra. Esse princípio foi utilizado depois, pelos europeus, que esfregavam agulhas nas pedras de magnetita para que, magnetizadas, pudessem ser utilizadas para localizar o norte.

Essa técnica foi largamente utilizada nas grandes navegações, principalmente pelos europeus,  que aprimoraram o objeto, prendendo a agulha a um cartão com o desenho da rosa-dos-ventos e colocando sobre uma bacia cheia de água, a agulha então apontava para o norte.

Inicialmente, as agulhas das bússolas eram muito instáveis, e demoravam a parar sobre o ponto que indicava. As técnicas de produção de bússolas foram evoluindo, e hoje as bússolas são instrumentos precisos para encontrar os pontos cardeais na rosa dos ventos.

Curtiu nosso texto sobre o que são Pontos Cardeais e Colaterais? Então dá uma olhada também no nosso resumo sobre cartografia. Aposto que você vai gostar também. Qualquer dúvida ou sugestão é só deixar um comentário logo abaixo.

COMPARTILHE

comentários

SEM COMENTÁRIOS