Poste sua redação e a tenha corrigida

172
725

Poste sua redação e a tenha corrigida
A redação é cobrada em diversos vestibulares. O principal meio de treinar para uma redação de vestibular é produzindo redações no mesmo molde e alguém as corrigindo.

Diariamente recebo comentários e emails de pessoas pedindo dicas de como fazer uma boa redação. Acontece que é necessária a prática para produzir uma boa redação.

A partir de hoje estarei inaugurando um espaço no Grupo de Estudos para que postem suas redações. Semanalmente terá um tema e um texto motivador para produzirem as suas. Após postá-las elas serão corrigidas e peço que quem teve sua redação corrigida ajude a corrigir a do outro, ou seja, um ajudando o outro.

Você pode acessar o tópico com o tema da redação dessa semana aqui. Feito isso, basta produzir sua redação e postar no mesmo tópico para que ela seja corrigida. Você receberá sugestões e dicas e poderá dar sugestões em relação à redação dos outros.

COMPARTILHE

comentários

172 COMENTÁRIOS

  1. ola gostaria de saber quais universidades são participantes do Prouni em BH

  2. Queria saber exatamente o que eu preciso fazer para entrar nesse grupo de estudos. Tem alguma exigência?
    Obrigada

  3. Goataria de saber quáis seriam os conteúnos mais utilizados nas redações 2010 e a fórma que posso escreve-la?

  4. Eu quero mandar muito bem no enem este ano mais nao sou boa de redação, pelo fato de me nao ser boa no vocabulario nem na acentuaçao,

  5. Eu quero mandar muito bem no enem este ano mais nao sou boa de redação, pelo fato de me nao ser boa no vocabulario nem na acentuaçao, como voces podem me ajudar?

  6. Bom Quero Passar no enem Crescer Na vida Pretendo estudar Muito Pois axo que tenho Vocação par Biomedicina e só Preciso disso mesmo Estudar muito.

  7. como fazer uma redação?que metodos devo usar para fazer uma redação….obrigado

  8. gostaria de estar sabendo como eu faria uma redação sobre aquecimento global?desde já agradeço..

  9. Por favor, gostaria de receber algumas dicas de temas de redação propostos nos últimos vestibulares. Obrigada

  10. Por favor, gostaria de receber algumas dicas de temas de redação propostos nos últimos vestibulares

  11. Eu vou prestar vestibular sexta na FMU e não sei o que estudar! e nem qual tema geralmente cai na redação!

    você poderia me ajudar?

  12. O USO DE ABREVIAÇÃO NA INTERNET
    O uso de abreviação na internet já se tornou ato comum não que seja certo mais a é usado pela maioria dos jovens e adultos.Isso pode causar para os jovens certas erros ortográficos que pode ser prejudiciais para ele mesmo.
    Talvez tudo isso posso ser preguiça de escrever ou tambem poque os jovens querem andar na moda e escrever diferentes esta muito na moda.
    Para mudar isso não tem como mais todos os jovens deveriam acordar para a vida e prestar a atenção em seus atos porque uma simples coisa pode mudar seu futuro.
    GOSTARIA QUE MINHA REDAÇÃO SEJA CORRIGIDA E FALA PARA O EMAIL [email protected]

  13. Tema: Bulling.

    Respeito ao próximo.
    O lugar mais conhecido e falado onde podemos conhecer e fazer novas amizades, seja para vida ou por um curto espaço de tempo, são nas escola.
    E é lá, onde conhecemos pessoas boas e ruins, que querem o nosso bem ou não, que fazem questão de enfatizar qualquer defeito que tenhamos ou simplesmente nos livrar dele.
    Expor pessoas de um modo que as façam se sentir de um certo modo inferiorizadas perante as outras pessoas, é falta de ética, respeito e até mesmo, de caráter.
    Nos colégios, universidades e até mesmo no trabalho, estamos sujeitos a sofrer preconceitos, a sermos isolados ou tratados com total diferença. Porém, cabe a cada vítima desse mal trato, não se acostumar com tal fato, pois, todos temos o direito de sermos tratados com total igualdade.
    Portanto, digam não a falta de educação, consideração, compaixão e respeito com o próximo. Expor o defeito de qualquer cidadão com o intuito de menospresá-lo, é bulling.

  14. Olá, gostaria de saber a estrutura de uma CARTA DO LEITOR e seus possíveis temas, ou seja, os temas mais abordados e pedidos, para escrever sobre tal uma carta do leitor.. grato

  15. (minha redação do Enem 2012; TEMA: Acre sofre invasão contra imigrantes do Haiti)
    Atitudes que fazem a diferença
    O Haiti sofreu grandes desastres em janeiro de 2011, sendo assim, muitas pessoas de classes medias ficaram desabrigadas, desempregadas, crianças e jovem sem um ensino escolar apropriado, por consequência do desastre. No inicio de Janeiro de 2011 muitos imigrantes haitianos começaram a invadir o Brasil em busca de uma economia mais adequada.
    Muitos criticaram os haitianos pela entrada ilegal, mas sera que estas pessoas estão conscientes do que está acontecendo no mundo? Não temos certeza de nada do que poderá acontecer com o nosso país, não sabemos se algum dia alguém terá que nos abrigar, furacões e terremotos já estão se alastrando pelo mundo inteiro, não há mais lugar seguro, ninguém pode reverter o quadro do planeta, por isso ajudar os imigrantes não é um favor é quase como nossa obrigação.
    Assim como os brasileiros criticavam os europeus pela forma que recebiam os imigrantes, agora chegou a nossa vez de mostrar a diferença, de que todos temos direitos iguais, em qualquer parte do mundo, independente de cor ou raça, todos somos humanos, e todos nós precisamos um dos outros para vivermos.

  16. (MINHA REDAÇÃO SOBRE TECNOLOGIA)
    Quando pensamos enquanto a tecnologia esta inseria em nossas vidas, chegamos a sentir saudade do passado.
    A tecnologia de antes não fazia tanta importância como hoje, oque antes era para divertimento hoje passou a ser uma dependência, um vicio.
    Porem, mesmo com seus pontos negativos e positivos a tecnologia passou a fazer parte do nosso dia a dia.
    Uma das vantagens que a tecnologia oferece é que podemos fazer em minutos oque antes fazíamos em horas ou dias.Porem, tambem nos oferecem desvantagens, pois com o aumento do uso da tecnologia o meio ambiente passa a sofrer vários desastres e milhares de trabalhadores passam a perder seus empregos e serem substituidos por maquinas com bastante tecnologia e rapidez.
    Basta cada um redefinir onde a tecnologia deve ser usada ou não.

  17. Como tantas outras vezes, profecias sobre o Fim do Mundo tem falhado, mais o que leva essas pessoas a acreditarem em algo que somente um ser superior pode ao certo dizer? O fim do mundo tem se tornado hit até de músicas e roteiros de filmes, quem não se lembra da falsa profecia do ano de 2001, felizmente não foi dessa vez que o mundo acabou. Por que o interesse em acabar com o mundo? Vários profetas fazem profecias que nem mesmo eles sabem o que profetizam , se olharmos para o mundo ele já esta se acabando , mais não pelos desmatamentos nem pelo aquecimento global, na verdade isso foi consequência do que a desonestidade e falta de igualdade tem causado em nós. Sites, noticiários, jornais e varias outras formas de comunicações fazem questão de enfatizar o fim do mundo, mais o que tem causado contraditórias é o suposto calendário dos Maias que tem marcado esse Apocalipse , que na bíblia chama do fim dos tempos, para acontecer no ano de 2012; nem estudos profundos podem dizer o que muitos profetas tem insistido em profetizar, mais uma vez a profecia falhou, o inacreditável foi certos profetas usarem essa profecia para enganar pessoas e tirar proveito delas, vários jornais mostraram pessoas sendo ameaçadas por esses falsos profetas, umas ate se mataram a mandato deles, bem o fim do mundo já veio só falta o fim das pessoas que estão nele e isso realmente esta em um futuro bem próximo.

  18. dicas de como desenvolver uma ótima redação, na qual tenha todos os requisitos pedidos nela ?

  19. Não abre a página para eu ver o tema da redação da semana!!! :/

  20. A diminuição da maioridade penal é relativo ao aumento da responsabilidade dos jovens. A partir do momento em que o ser humano percebe que pode ser punido por atos indisciplinares, consequentemente vai pensar duas vezes antes de fazê-lo.
    O que vemos no nosso País são traficantes se beneficiando por esta falta de punição, envolvendo cada vez mais adolescentes no ramo da criminalidade. É o que está mostra na mídia, crimes violentos cometidos por jovens.
    Estudos comprovam que 92% da população brasileira é a favor da diminuição da maioridade penal, se isso está tão presente no nosso país, e a maioria é a favor, isso deveria ser concretizado de fato.
    Portanto, para termos pessoas mais maduras temos que mostrar qual a consequências de seus atos, se tem capacidade de eleger um presidente, também devem ter maturidade para assumir seus erros.

  21. alguem pode me informar como que faço para posta minha redação, favor quem souber me ajude

  22. Criminalidade juvenil
    Diante dos fatos que ocorrem envolvendo adolescentes em todo o país é a questão da criminalidade, diminuir a maioridade penal não será uma solução para o que está acontecendo.
    A redução da maioridade penal não ira diminuir os altos índices de crimes envolvendo adolescentes , pois adolescentes de 16,17 anos esta passando por uma mudança psicológica e formando sua personalidade , essa diminuição será uma forma de revolta desse jovem contra a sociedade . Além do mais o Brasil não esta preparado pra receber estes jovens , porque o sistema carcerário está 50% acima do que pode suportar , por exemplo: uma cela que seria para 10 condenados , há 40 como que um adolescente irá conviver com isso . Os políticos precisam investir mais em educação e emprego pra estes jovens .
    Com isso, também há muitos que são a favor dessa redução, pois um jovem de 16 anos pode ter emprego remunerado e direito ao voto também pode pagar por seus atos como um adulto.
    Contudo diminuir a maioridade penal não será uma saída concreta para diminuir a criminalidade juvenil no país , mas sim uma forma de que cada vez adolescentes mais jovens se percam no mundo do crime

  23. “Não se faz Copa sem estádios”

    2014: Ano em que o país do futebol sediará a Copa do Mundo. As constantes manifestações a populares contra a realização deste evento contagio a maioria da população brasileira, insatisfeita com a situação de seu país. O Brasil infelizmente não está de acordo com o padrão da FIFA.
    Ao saber que o Brasil seria a sede da Copa de 2014 muitos vibraram de alegria, pois pela primeira o país realizará o sonho dos fanáticos por futebol. Mas também tiveram aqueles que não foram de acordo com esta nova realidade, a precariedade na saúde, educação, nos transportes públicos e na segurança foram um dos motivos da insatisfação de muitos brasileiros.
    As reivindicações não estão diretamente ligadas à realização da Copa, mas sim pela quantidade de dinheiro público investido para este evento. Muito dinheiro foi e ainda serão investidos para atender as exigências feitas pela FIFA, os doze estádios? .Talvez possam ser entregues. Já aqueles brasileiros que necessitam dos setores públicos, ou seja, o doente, o aluno, o passageiro, o motorista e as vítimas da violência podem esperar, pois o importante é fazer bonito para Fifa e para o mundo.
    A FIFA,é responsável por apresentar aos países sede o que deve ser feito para se produzir uma Copa, devido ao pouco tempo que falta para começar o evento o Brasil já esta sendo criticado pelo presidente da Fifa e por outros países, pois o mesmo não conseguiu ainda entregar os estádios e aeroportos prontos para receber os convidados.
    Portanto fica claro que o Brasil não está preparado para receber um evento como a Copa do Mundo, o que se pode afirmar é que os jogos começaram em pouco tempo, às manifestações e as exigências da nação verde e amarela ficam pra depois da conquista do Hexa. Parafraseando o ex-jogador Ronaldo: “Não se faz Copa sem estádios”.

  24. por gentileza alguém pode corrigir minha redação e dar uma nota
    O trabalho infantil continua a ser um dos mais vergonhosos atestados da condição de pobreza de milhares de famílias brasileiras, que precisam usar suas crianças para aumentar a produção no campo ou para complementar o orçamento doméstico nas cidades. O trabalho infantil compromete o rendimento escolar, quando não impede as crianças de estudarem.

    Elabore um texto dissertativo, com no mínimo 20 (vinte) e no máximo 30 (trinta) linhas, sobre o tema do parágrafo acima abordando a origem, causas e as conseqüências dessa modalidade de trabalho, e possíveis soluções para combater esta realidade. Dê um título para sua redação.

    Combate ao trabalho infantil
    Em relação ao trabalho; cada país tem sua regra. No brasil e permitido o trabalho de um adolescente com idade de 14 à 16 anos como menor aprendes, já com 16 à 18; pode–se trabalhar um período integral visando que ambas as idades não podem trabalhar em áreas de risco e nem no período noturno que seria das 22h ás 5h.
    O trabalho infantil começou em maior intensidade após a chegada da tecnologia, que possibilita uma empresa dobrar sua produção, diminuindo a mão de obra é o trabalho pesado. Como o trabalho passa a não exigir força, as crianças podem exercerem a função na determinada empresa. Com isso os problemas que podem afear os adolescentes como à má postura, o baixo rendimento escolar e o (LER) que e o movimento repetitivo.
    Para combater o trabalho infantil, primeiro temos que diminuir a miséria em que leva os menores ao trabalho alienado. O governo pode contribuir abrindo mais vagos de empregos para os jovens e adultos, pode também mostrar essas famílias através de projetos o direito que tem em uma empresa; mostrar as formas de denunciar o trabalho infantil, que permite aprender esses criminosos exploradores de crianças, assim diminuindo o trabalho infantil.

  25. Produção de texto dissertativo argumentativo.
    Tema: Copa do Mundo e manifestações.

    ​Título: Em busca dos direitos.

    No ano passado, uma grande massa de pessoas da população brasileira de todos os estados decidiram sair as ruas, para realizar as marcantes manifestações, a meta era expor a corrupção da política brasileira, exigir reparos e mudanças no país, e algo que foi muito citado foi o evento mundial que ocorrera este ano no Brasil a famosa Copa do Mundo
    Algo que foi muito voltado a crítica dos manifestantes, a revolta tomou conta, um país sem tamanha estrutura para ser responsável por este evento, muitos problemas ocorrendo sendo estes a falta de médicos e estrutura em hospitais, professores e escolas, segurança, transporte público de qualidade dentre outros.
    O olhar da população foi de vergonha do próprio país, indignados de ver a política com os olhos voltados a coisas de menor grau de importância e passando-se por cegos frente à população.
    Um dos grandes problemas nas manifestações foi a violência de alguns, o vandalismo em patrimônios públicos, comércios destruídos e roubados, ônibus em chamas, a cobrança de modo violento. O mais engraçado é saber que grande parte da destruição é a população quem paga, através dos impostos de serviços pagos.
    A razão de tudo isso era chegar a alguma mudança, a política brasileira vendo isso se expandindo resolveu tomar certas medidas, certas providências tomadas para muitos foi satisfatória, o que reduziu o volume de manifestações. Mas, muitos ainda se sentem insatisfeitos e com razão, pois de modo geral, pode se dizer que a política cobriu muitos podres, e tenta passar uma imagem totalmente oposta para a população, o que por sinal não impede futuras manifestações no período da Copa este ano.
    Portanto, espera-se que a política, passe a tomar futuras providências nos setores de grande importância e fundamental no país, para que exista a possibilidade de viver em um país com ótima qualidade de vida e igualdade. ​

    O que acham ?

  26. CORRIJA A SUA REDAÇÃO

    Pessoal, atuei como corretor do ENEM em 2013. Sou formado em Letras e mestre em Linguística pela UnB. Trabalhei em cursinhos pré vestibulares e lecionei em escolas durante anos. Atuei, inclusive, no Colégio Militar Dom Pedro II, em Brasília. Hoje, tenho uma empresa de revisão de texto. Ofereço serviço de correção de redação.

    Como funciona: você encaminha uma redação por semana, que será corrigida e comentada. O pagamento é feito por meio de boleto bancário, ao final do mês.

    Para obter êxito em vestibulares, ENEM e outros, é necessário que um profissional capacitado corrija o seu texto e que você reescreva-o várias vezes.

    Envie-nos um e-mail para orçamento.

    andersonhander.wordpress.com

    Desejo muito sucesso a todos.

  27. CORRIJA A SUA REDAÇÃO

    Pessoal, atuei como corretor do ENEM em 2013. Sou formado em Letras e mestre em Linguística pela UnB. Trabalhei em cursinhos pré vestibulares e lecionei em escolas durante anos. Atuei, inclusive, no Colégio Militar Dom Pedro II, em Brasília. Hoje, tenho uma empresa de revisão de texto. Ofereço serviço de correção de redação.

    Como funciona: você encaminha uma redação por semana, que será corrigida e comentada. O pagamento é feito por meio de boleto bancário, ao final do mês.

    Para obter êxito em vestibulares, ENEM e outros, é necessário que um profissional capacitado corrija o seu texto e que você reescreva-o várias vezes.

    Envie-nos um e-mail para orçamento.

    andersonhander.wordpress.com

    Desejo muito sucesso a todos.

  28. CORRIJA A SUA REDAÇÃO

    Pessoal, atuei como corretor do ENEM em 2013. Sou formado em Letras e mestre em Linguística pela UnB. Trabalhei em cursinhos pré vestibulares e lecionei em escolas durante anos. Atuei, inclusive, no Colégio Militar Dom Pedro II, em Brasília. Hoje, tenho uma empresa de revisão de texto. Ofereço serviço de correção de redação.

    Como funciona: você encaminha uma redação por semana, que será corrigida e comentada. O pagamento é feito por meio de boleto bancário, ao final do mês.

    Para obter êxito em vestibulares, ENEM e outros, é necessário que um profissional capacitado corrija o seu texto e que você reescreva-o várias vezes.

    Envie-nos um e-mail para orçamento.

    andersonhander.wordpress.com

    Desejo muito sucesso a todos.

  29. Muitas mulheres comemoram,o Dia Internacional da Mulher de forma orgulhosa,no entanto,não entendem o porquê da fundação desta data célebre. Se elas descobrissem o teor do surgimento,com certeza ficariam extremamente honradas.Na verdade,muitas pessoas não conhecem o episódio catastrófico,conquanto aguerrido da parte das mulheres. No dia 08 de março,de 1857,129 operárias morreram carbonizadas dentro de uma fábrica,localizada em Nova York. A tragédia ocorreu devido a mal aprovação dos policiais diante às mulheres,as quais reivindicavam:A redução da carga horária( As mulheres chegavam a trabalhar 16 horas diárias),Ambiente melhor para trabalhar,equipamentos!Essa foi a maneira repreensiva de responder os pedidos das tecelãs.E vale a pena lembrarmos que o Dia Internacional da Mulher,passou a ser oficialmente celebrado no ano de 1975 pela ONU(Organização das nações unidas).Muitas conquistas que as mulheres possuem hoje,é devido à coragem dessas guerreiras tecelãs!! (O quê achou professor(a) Desde já agradeção pela atenção !!

  30. uitas mulheres comemoram,o Dia Internacional da Mulher de forma orgulhosa,no entanto,não entendem o porquê da fundação desta data célebre. Se elas descobrissem o teor do surgimento,com certeza ficariam extremamente honradas.Na verdade,muitas pessoas não conhecem o episódio catastrófico,conquanto aguerrido da parte das mulheres. No dia 08 de março,de 1857,129 operárias morreram carbonizadas dentro de uma fábrica,localizada em Nova York. A tragédia ocorreu devido a mal aprovação dos policiais diante às mulheres,as quais reivindicavam:A redução da carga horária( As mulheres chegavam a trabalhar 16 horas diárias),Ambiente melhor para trabalhar,equipamentos!Essa foi a maneira repreensiva de responder os pedidos das tecelãs.E vale a pena lembrarmos que o Dia Internacional da Mulher,passou a ser oficialmente celebrado no ano de 1975 pela ONU(Organização das nações unidas).Muitas conquistas que as mulheres possuem hoje,é devido à coragem dessas guerreiras tecelãs!!O quê achou professor(a)Desde já agradeço pela atenção!!

  31. PARTIDA
    Quando eu partir, não chore por pensar que fui cedo de mais, fui no meu tempo certo.
    Quando eu partir, não ficais tristes, alegra-vos, pois estarei com o nosso pai, dela rezarei por vossa alma.
    Quando eu partir, livrais do meu corpo logo, e não se despeça de mim com um adeus, até mesmo porque, nos nós encontraremos novamente.
    Quando eu partir, quero que lembra-vos de mim como, alguém que nunca desistiu de sonhar, de acredita, que um sonho pode ser alcançando, basta acorda.
    Quando eu partir, lembra-te que estive sempre contigo quando precisou de mim.
    Quando eu partir, quero que saibas, que eu ainda acredito na bondade que ainda, à de Habita no coração de cada um de nos .
    Quando eu partir, a penas deixe que eu parta.

    TEXTO: (YURI)

  32. O TERRORISMO DO SÉCULO XIX
    Século
    Vejo nas redes sociais o terror que os Terroristas do Estado Islâmico estão causando nas pessoas pelo mundo. Eles perceberam, que a tática de matar varias pessoas ao mesmo tempo, não trazia mais e feitos como antes.
    Vejo-os hoje se aproveitando da revoada da globalização, para disseminar o medo e o causo e até mesmo trazer para si à fúria, a conveniência, a oportunidade. É ai eu quero que vocês prestem atenção nessa frase, que é o montante de dólares que a guerra traz para uma minoria, e nisso, você tem uma combinação perfeita que e de alguém que provoca, é acender o pavio da dinamite, e lógico quem ganha com a guerra vão o fazê-la com a desculpa de combater esses terroristas.
    Só que a finalidade, é o montante de grande que ela vai trazer.

    Com um grande Plano Maléfico em fazer Terrorismo com as pessoas do Mundo, não mais como o Osama Bin Laden, fez matando 3 três mil pessoas de uma só vez.

    O Plano dos monstros chamados Terroristas do mundo globalizando, e, a pratica de queimar um só ser humano ou Afogar dos, três, é muito mais assustador, porque nos vemos no lugar daquele infeliz.

    Porque como dizia um homem há muito tempo a trás, matar 20 vinte pessoas uma só vez é a penas Estatísticas, assim como foi como a bomba de Hiroshima, matar um só, é uma tragédia que afeta todo mundo.

    Os representantes do Estado Islâmico, dizem que vão lutar contra os Terroristas, é eles são os únicos que pode fazer isso, porém, fica só em palavras.
    Termino esse texto com uma frase de um lide do Estado Islâmico, “Nos não tememos à morte, já vocês querem viver”.

  33. NÃO É A SOLUÇÃO!

    Temos visto nos meios de comunicações um assunto sendo abordado com grande enfase, assunto esse referente a redução da maioridade penal. caso esse que revolta uma certa parte da população, tendo em vista que alegam que não irá resolver, pois só a educação qualificada que poderia da jeito no menor infrator, por outro lado uma grande parte e a favor dessa redução, alegando que iram diminuir mais os crimes cometidos por menores de idade.
    Acredito que, essa não e a solução. Analisando o caso, vejo com maus olhos essa redução. hoje a presença de crianças menores de 18 anos em filmes eróticos é crime, mas pode deixar de ser, a venda de bebidas alcoólicas para menores é crime, mas deixará de ser, a retirada de CNH por menores de 18 anos e proibido, mas deixará de ser. Tais fatos comprovam que não será uma boa escolha essa redução. Se caso seja aprovado, um jovem de 16 anos poderá comprar bebidas alcoólicas, cigarrolivremente, entraram em festas, bares entre outros.
    Com tudo,não é essa a solução. Talvez com uma politica seria, com aplicações das leis que ja estão na constituição e com um investimento maior na educação, com por exemplo, atrair mais os jovens pra a escola, reformar as instituições de ensino para que tenham um lugar melhor para estudar, fazer bibliotecas publicas pelas cidades entre outras coisas. Acredito que fazendo isso, seria um grande passo para um Pais melhor.

  34. Família Contemporânea
    A definição de família dada pelo IBGE reúne laços afetivos e consanguíneos, portanto além da não exclusão da união por reprodução biológica aceita diferentes modelos de coabitação. A família tradicional tem passado por uma metamorfose, o que provoca essa mudança? O que ou quem constitui a família nos dias atuais? Porque é difícil a aceitação de alas conservadoras?
    O Brasil ao longo da história vem sofrendo várias mutações, e quanto as uniões afetivas nota-se uma evolução, a liberdade de expressão, a busca por melhoria dos direitos humanos e a inclusão de minorias vem alterando o caráter das famílias tradicionais.
    A base familiar consiste de amor, respeito e apreço, assim, independe de sexualidade, credo e cor, valida-se relações homoafetivas, heteroafetivas, inter-raciais e inter-religiosas, além de ser mãe ou pai solteiro não deveria ser tabu. O que formula uma família é a harmonia e compatibilidade entre seus membros. Segundo o censo de 2010 feio pelo IBGE 64,6% da população segue o catolicismo romano, e outros 22,3% o protestantismo, alguns escritos das religiões descritas se opõem ás praticas da família contemporânea, mesmo as leituras tendo diversas perspectivas, alguns fiéis movem-se a partir do ódio e preconceito, dando enfoque em relações homoafetivas. É conveniente lembrar que a homossexualidade existe em aproximadamente 450 outras espécies do reino animal, quando a minimização de terceiros e preconceito em apenas uma, a nossa.
    A aceitação é o primeiro passa para a evolução de uma sociedade igualitária, ter consciência de que não é a sua criação e vivência que existe, e que a há diferentes costumes ao redor de todos nós. Frida Khalo pintava auto-retratos pois acreditava que ninguém a conhecia melhor que ela mesma, vemos a veracidade de tal afirmação ao abrir o olhar para o autoconhecimento e reconhecimento da índole, e autonomia para capacitação de nossas escolhas e decisões, independente de qualquer organização familiar.

  35. Desde os primódios,o desmatamento esteve sempre presente.Constata-se no período Brasil Colonial pela vinda excessiva de imigrantes europeus.Consequentemente,foi se destacando notoriamente,com a ascenção do capitalismo no mundo global.Não resta a menor dúvida,que esse processo atingiu a sociedade de uma maneira extremamente prejudicial.
    Contudo,essencialmente,são motivadas pela existência de uma diversidade de fontes de matérias primas,nos enormes biomas brasileiros,a floresta amazônica,caracterizada pelas leis florestais pouco rígidas e mão de obra barata.Além do mais,é acompanhado com enorme fluxo de pessoas viabilizando ,ainda mais a devastação.
    Desse modo,a intensa devastação e o aumento das áreas degradas, ocasionam tensões entre os executores e fiscais, gerando um clima tumultuado com minorias conciliações entres os povos locais e de outras regiões. Muitos autores, geográficos,como Eustácio de Sene,afirma que as atividades antrópicas ameaçam a enorme biodiversidade amazônica ,acarretando vários problemas ambi
    entais como ilhas de calor,em centros das principais metrópoles brasileiras.
    Como exposto anteriormente,devemos em parceria com institutos frorestais e demais órgãos auxiliares, desvendar por meio de elaboraçoes de atividades que limitam ou proibem a extração de madeiras nao autorizada.Realizando,fiscalizaçoes a todo momento realizando campanhas, objetivando alertar os cidadoes a importançia desse bioma obtendo concensos entre varios povos.Realçando, um espaço mais nítido e ecologicamente equilibrado.

  36. Foi um texto muito bom, mais faltou a intervenção, que é a solução para o problema que você não apresentou, essa solução tem que vim no último parágrafo, e a confusão tem que começa com frases conclusivas, como portanto, com isso, entre outras, lembrando que só a intervenção vale 200 pontos. Evite fazer perguntas, e se fizer responda todas no texto, se fizer perguntas não faça tantas quantas você fez. Fora isso você esta muito bem.

  37. Ficou muito boa, só tá faltando o fato da coesao e coerência, e coloque mais de uma solução para o problema no mínimo 2 soluções. Mas no geral você está muito bem.

  38. Valor da democratização
    São de suma importância que os três poderes independentes e coesos entre si, são classes dos poderes políticos presentes na democracia da nação. Participar do processo político e poder eleger seus representantes é um direito de cada cidadão. Dentre tantos fatores temos a vida política e também os princípios do democratismo.
    Sabe-se que quando pensamos na política de um estado, sua infra-estrutura e organização, existem três autoridades que conduzem suas ações. São eles: executivo, legislativo, e judiciário. Desse modo, esses poderes são destinados para executar as resoluções públicas, produzir leis e julgar os cidadãos.
    É necessário frisar que um dos princípios democráticos é a liberdade de expressão e de religião, o direito á proteção e a oportunidade de organizar e participar na vida política. Por outro lado para cooperar os cidadãos devem estar em condições legais de exercício do direito de sufrágio. Além disso, na concepção do filósofo Hans Kelsen que dizia que a democracia baseia-se em dois princípios, a liberdade e a igualdade.
    Nota-se que os três poderes são de total importância para uma democracia digna e correta. Diante disso , a pátria brasileira têm bastante o que progredir no desenvolvimento político, pois à medida que as pessoas lêem menos, piores governantes são eleitos.

  39. Ocorreu vários erros, infelizmente, primeiro acho que você errou o século XIX é o século 19 e pelo contesto você quis citar o século 21, segundo você estar fazendo sua redação como se estivesse falando para alguém, isso fica claro no segundo parágrafo, você perderia vários pontos, se texto está muito desorganizado, você tem que relaciona mais os parágrafos um com o outro, e você não apresentou nenhum solução para o problema, que é obrigatório na conclusão, no enem são 200 pontos só para a conclusão.

  40. TEMA: Conceito de familia no século XXI

    Uma nova lei criada no Estatuto da familia afirma que familia é constituido pais e mães. O que defini essa formação é o gênero dos compontentes do que chamam de familia.
    Familia é uma união entre pessoas onde há ou não vinculo sanguineo. Pode ser constituida por mães e pais solteiros, avós,tios,tias e casair homoafetiva que é o tipo familiar mais questionado.
    Essa lei deixa duvida por que outras relações não podem ser consideradas familiaa. Porque o país brasileiro está adapto em um modelo biparental. Ainda existe julgamento quando um casal decide se separar e criar uma nova familia e o julgamento torna-se pior na formação de uma familia homoafetiva pela grande influência religiosa que o pais sofreu.
    Levando-se em consideração esses aspectos, o importante na formação de uma familia não é vinculo sanguineo e gênero. De fato o importante é o afeto.

  41. Crise da água.
    É notório que a falta de água não é um caso isolado de um país. O Brasil atualmente está sofrendo com a crise da água , a falta de chuva e o gasto de água em excesso agrava o problema. É preciso que o governo e a população se unam para tentar solucionar a falta de água.
    A falta de saneamento básico nas periferias, a poluição dos rios tem como conseqüência a falta de água. Dessa forma pode se perceber uma vez poluída não é possível ser consumida, caso a mesma seja ingerida pode se ocasionar sérios problemas de saúde, podendo levar até mesmo a morte.
    A população precisa ter consciência que é necessário economizar água. Hoje podemos perceber que as pessoas estão consumindo água exagerada, sendo um dos motivos para o ressecamento dos rios que abastecem as estados, e com a falta de chuvas não são possíveis encherem as reservas.
    Sendo assim é fácil perceber que o país sofre com a crise de água e que uns dos culpados são os governos e a população. Estes precisam tomar medidas para reduzir o consumo de água , economizando e evitando o desperdício, fazer o tratamento de esgotos e dos poluentes. Sem água não é possível sobreviver, por isso precisamos economizar.

  42. É POSSÍVEL AS MULHERES SE LIVRAREM DOS PADRÕES DE BELEZA QUE LHE SÃO IMPOSTOS?

    Há ideias tão enraizadas na sociedade, que torna-se difícil enxergar aquilo que é imposto ou não por outrem. A terceira pessoa mais acusada, é a mídia, que se move pelas propagandas, e é sempre apontada como culpada. A vaidade exagerada sendo uma dessas raízes, é o ideal na vida de muitas mulheres.
    Estas influencias que regem a vida dessas pessoas, vai do menor ao maior grau, estão presentes em uma simples cena de novela, ou no cotidiano, onde sexo feminino se torna objeto catalogado, como se suas áreas comuns representassem um restaurante, aquela que não é muito gourmet ou boa pro paladar é descartada.
    As propagandas relatam muitas vezes, um padrão de beleza que é originado pela própria sociedade. Confusão ou hipocrisia? O que se passa na televisão, saiu da imaginação do próprio autor. Será mesmo que o problema é a mídia? Ou será porque parte da população alimenta isso tudo?
    O problema maior é quando esse “big bang” tóxico passa a fazer parte da vida de adolescentes recém-chegadas, que vivem em plena era do rosa e do top, do “recalque” e do “beijo no ombro”. Meninas, garotas cada vez mais jovens, que infelizmente se tornam anoréxicas, bulÍmicas ou em outros casos apresentam atitudes preconceituosas, e praticam bullyng.
    A garota Nicole de São Paulo, SP poderia explicar bem essa questão. Foi orientada a pedir desculpas aos colegas que tinham atitude preconceituosa por seu tom de pele. Palavras agressivas, fatores que marcaram a vida de apenas uma criança.
    Na era da liberdade de expressão muitas pessoas tem identificado aquilo que é imposto pela publicidade. No entanto para ser livre de fato de todos estes padrões, não é apenas renunciar o que se vê pela Tv e fazer campanhas, também é olhar para si e para as próprias atitudes. “…Ame o teu próximo como a ti mesmo..” (Marcos 12:31).

  43. Bullying e o Preconceito na sociedade

    O Bullying é um assunto abordado no mundo inteiro. isso ocorre com muita frêquencia no nosso
    dia a dia seja no trabalho,escola,em casa é a sociedade está cada vez mais impondo padrões
    e muitos acabam sendo vítimas do preconceito e de piadinhas de mal gosto principalmente nas escolas onde alunos indefesos são rendidos por valentões como piadinhas de mal gosto.
    e muitas escolas acha isso normal e não fazem nada para melhorar esse problema que ocorre frequentemente nas escolas públicas muitas vezes a vítima do bullying acaba se fechando com medo
    Isso ocorre no trabalho também pessoas sendo vítimas de mentiras ou sendo discriminada pela cor ou pela opção sexual ou pelas condições financeiras dos pais ou pelo seu própio trabalho
    uma só pessoa não poderá acabar com esse mal da sociedade mais se todos começarmos a nós unir podemos evitar que essas pessoas. começando desde cedo nas escolas falando que o bullying e errado ou até mesmo já dando, uma punição para os praticantes para desde novos não desenvolver esse preconceito e ignorância.

  44. Tema: O que fazer com o lixo nosso de cada dia?

    Relativo ao que fazer com o lixo nosso de cada dia, é possível destacar tantos aspectos positivos quanto negativos. Por um lado temos a reciclagem para nos orientar e reaproveitar o material que seria dispensado ao meio ambiente desnecessariamente; Por outro lado falta conscientização para a maior prática deste uso.
    No que se refere à reciclagem, é possível afirmar que esta atividade de reaproveitamento material está se tornando cada vez mais lucrativa tendo em vista que os materiais recicláveis muitas vezes proporcionam um menor custo na linha de produção e a venda tem um valor agregado da inovação e da ideia de favorecimento ecológico. Através deste modo a mídia está fazendo proveito esta situação e fazendo virar tendência o “ecologicamente correto”, forçando a criação de novo ciclo de adaptação das empresas para pensar automaticamente em fazer uma ligação entre o marketing e o ambiental.
    Apesar disso, podemos dizer que ainda existe uma baixa conscientização na maior parte da população brasileira sobre a prática da reciclagem no seu dia-a-dia sendo primeiramente alavancado pelo desinteresse atual, seguido pela falta de cobrança da sociedade ao qual não se preocupa com a destinação no lixo e joga qualquer material que supostamente não tem mais uso em qualquer lugar.
    Sendo assim, bons modos de atuações diretas deste obstáculo do século XXI seria a educação ambiental, sendo, acoplada de modo interdisciplinar nas escolas e universidades, criação de oficinas ao qual ensinariam como reaproveitar os matérias e objetos e incentivação governamental sobre grupos de debates para melhor informação favorecendo na criação do hábito de falar sobre as grandes questões envolventes do nosso lixo.

  45. Tema: corpo perfeito

    Vale tudo?

    Será que para ter o corpo perfeito vale tudo?. Parece que para algumas pessoas sim; tendo em vista o crescimento do número procedimentos estético, seja por cirurgia, ou aplicação de produtos que auxiliam o desenvolvimento da musculatura, mais que tem venda proibida como o hidrogel.
    É possível afirmar que a quantidade de cirurgias estéticas vem crescendo de forma assustadora, principalmente entre os jovens. Essas pessoas procuram corrigir ou mudar algo na aparência, alguns pelo simples capricho, outras por causa de cicatrizes ou ferimentos causados por algum acidente. A também pessoas que estão acima do peso e recorrem a redução de estomago, processo que está sendo a cada dia mais procurado, por aqueles que desejam perder muitos kg com certa velocidade.
    Relativo à produtos como hidrogel, que vem sendo vendido e consumido em algumas academias, prometendo um corpo perfeito sem muito esforço, tem sua venda proibida aqui no Brasil. Podemos destacar o perigo recorrente de seu uso, como vem sendo noticiado com certa frequência nos jornais, como no caso de uma modelo que aplicou esse produto nas pernas, e veio a falecer neste ano de 2015.
    Desta forma podemos destacar a importância da cirurgia estética em casos extremos como acidentes ou problemas de saúde. É preciso uma melhor fiscalização dos poderes, em relação a produtos que causam algum dano, e trazem risco de vida para que o utiliza e que são vendidos de forma irregular.

  46. O lixo e o mundo capitalista

    A sociedade em que vivemos é a sociedade do consumo exagerado, esse consumismo gera o crescimento do lixo e a culpa é desse mundo capitalista em que vivemos, que cada vez mais quer lucrar sem ao menos um pouco de consciência de que a poluição no mundo tá cada dia pior.
    Embora o Capitalismo e o Lixo sejam duas coisas bastante distintas uma da outra, elas têm uma grande relação entre si: o consumo capitalista. O qual visa, principalmente, o lucro e, consequentemente, o desenvolvimento industrial. Por conta disso, estimula o consumo no mercado que, muitas vezes, acaba consumindo além do necessário. E por conta do alto consumo, a quantidade de lixo acumulada no final, é extremamente grande causada pelos consumidores que não descartar os materiais de forma correta.
    O consumidor compra vários produtos e quando esses matérias não são mais utilizados as pessoas jogam no lixo de forma irregular e assim acaba atrapalhando a minoria da população que faz coleta seletiva. Pois descartando dessa maneira sem separar, o lixo não serve para reciclagem e ao decorrer do tempo vai aumentando a poluição de plásticos, vidros, metais e papéis no planeta.
    A reciclagem é um “remédio” para a sociedade, gera empregos nas empresas para a população desempregada, ajuda os moradores de rua que catam sucatas pra vender e principalmente ajuda na despoluição da Terra.
    Para a melhoria no projeto de reciclagem, os governos de todos os países deveriam criar leis que obrigassem os comerciantes a construir postos para a coleta/devolução dos produtos velhos ou quebrados, assim poderiam fazer uso de algumas peças que ainda tenham proveito no mercado. Melhorar na separação dos materiais nos carros de lixos nas cidades e também orientar os cidadãos a não jogar lixo nas ruas e fazer a coleta de forma correta, assim diminuiria a poluição.

  47. A falta de perspectiva do jovem atuais no futuro

    A Revolução Industrial, ocorrida inicialmente na Inglaterra durante o século XVIII, trouxe a necessidade de um mercado consumidor cada vez maior em função do aumento de produção . Para isso, o investimento em tecnologia tornou-se um fator essencial para ampliar as vendas. Na sociedade atual, percebem-se os adolescentes como um dos focos deste fator, e o desinteresse dos alunos de escola publicas. Tal prática deve ser restringida pelo Estado e pelos pais dos alunos para garantir que os jovens não sejam prejudicados no futuro.
    Observa-se que após a sociedade foi evoluindo e criando novos aparelhos eletrônicos os jovens deixam seus livros de lado para usar a modernidade, causando a falta de interesse para o seu futuro. Podemos mencionar como principal consequência diante a pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que traz informações junto com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) que entre 2005 e 2011, é possível notar o crescimento de mais de 100% do uso desses aparelhos eletrônicos com celulares, internet e redes sociais no país. Assim, os adolescentes tornaram-se um grande foco das empresas por não possuírem elevado grau de esclarecimento e por serem facilmente persuadidos a realizarem determinada ação.
    Sabe-se que outro fator é o desinteresse dos alunos de escolas publicas, pois eles possuem o habito de não obter uma hora em casa para os estudos e não dedicam um tempo para isto. Diante deste fato podemos mencionar alguns pais que não opta em ter um dialogo com seus filhos. Citando-se os alunos de escolas particulares como exemplo, pôs eles tem um pai que se preocupa com a educação dos filhos e paga para eles sobressair, tendo-se cada aluno o seu horário de estudos. Por tanto ambas as partes tem que seguir o mesmo processo dos alunos de escolas particulares .
    Em decorrência disso, cabe ao Governo Federal e ao terceiro setor a tarefa de reverter esse quadro. O terceiro setor – composto por associações que buscam se organizar para conseguir melhorias na sociedade – deve conscientizar, por meio de palestras e grupos de discussão, os pais e os familiares os jovens para que discutam com eles a respeito do consumismo , importância da escola e dos males disso.Afirmamos assim que jovens devem retomar certas atitudes para a garantia de um futuro melhor, levando a serio seus estudos e deixando um pouco de lado sua tecnologia.

  48. Evite usar "recalque" e "beijo no ombro" mesmo que seja comum o uso dessas palavras, elas podem não ser bem vistas. E tente colocar um introdução apresentando o tema e as informações possíveis logo no início pra que o leitor tenha uma boa noção do tema que está sendo lido.

  49. Maiores vítimas, menores infratores

    Um adolescente de 16 anos, atualmente, pode ter a responsabilidade de votar, trabalhar com registro na carteira, possui cartão de crédito e de banco e até viajar sozinho para o exterior. No entanto, há jovens que usa esses direitos contra sociedade, violando leis e crescendo a criminalidade juvenil, fazendo com que consideremos a redução da maioridade penal como uma das formas mais eficazes.
    Embora ha quem diga que o envio de um jovem infrator a uma instituição de ressocialização seja uma punição leve, pelo fato do menor não ser preso, e sim, colocado em um processo de aprendizagem para que se melhores sua convivência na sociedade, passando por cursos e aulas evolutivas. Ainda assim, no Brasil há índices que adultos saem das penitenciárias piores do que entraram.
    Outro aspecto a ser ressaltado é a maioridade penal em outros países, que reduziram mas não houve efeito na violência juvenil.
    Com isso, é nítido que a alteração da idade para uma punição mais severa, não mudaria os crimes feitos por jovens, visto quê, o menor infrator é apenas o resultado do descaso do estado e derivados da mal educação proporcionada.
    Se ao invés de reunir em votos para a redução da maioridade penal, os governantes usassem os impostos pagos pelos cidadãos em educação e criassem atividades pós-aulas escolares para adolescentes e crianças interessadas em leitura, esporte e lazer.
    Além disso, sua redução seria tratar o efeito, não sua causa. Ninguém nasce delinquente ou criminoso. O jovem apenas uma vítima de governos corruptos.

  50. os conflitos entre os povo da guerra

    No começo de 2015 grande número de refugiados e imigrantes saíram de suas terras para a europa em busca de paz e trabalho.mas essa chegadar em solo europeus causar grande conflito entre europeus e refugiados ou imigrantes por disputa de empregos.
    O xenofobia e um medo de imigrantes que vem tomar empregos de muitas europeus, isso causar conflito entre essas camadas social, muitos europeus usar como argumento a a falta de empregos causadas por estrangeiro que ocupam às vagas dos europeus.
    Mas a discriminação não começa na ruas e nem mesmo nas escolas, mas sim na fronteira, onde o governo para proteger o setores da econômico usam da geopolítica contra essas camas de refugiados, que mesmo sendo protegidos pela onu (organização das nações unida),são ferozmente sendo agredidas pelas pessoas e o governo.
    Portanto, vendo que essas imigrações populares ainda na vão para, deve se adotar medida mais protetoras para os imigrantes,mas somente serão realizada com a ajuda da onu e orgão de suma importancia para tentar acabar com os conflitos.

  51. tema: Crise energética no Brasil.

    Foi por volta do século XIX, que começou a surgir energia elétrica no Brasil. Atualmente mais de 90% da energia produzida é nas hidrelétricas, pela ampla rede hidrográfica disponível. Sob uma visão contemporânea , é necessário analisar , quais os fatores , que têm levado o país para essa crise , pondo em questão as causas naturais que têm contribuído , além da falta na diversificação na matriz energética.
    Percebe-se, inicialmente, que os fatores naturais está afetando o cenário energético, pela razão da maior parte da energia ser produzida nas hidrelétricas. Apesar de haver vários exemplos , o mais notório é o baixos índices pluviométricos em várias regiões, afetando assim essa fonte ,pois depende de água em níveis adequados em seus reservatórios para gerar energia.
    É válido, pontuar, ainda, não só as causas naturais , como também, a carência na diversificação na matriz energética . Visto que o Brasil possui grande potencial para gerar e investir em outras fontes de energia, como a eólica e solar, que apesar do elevado custo na implantação são fontes renováveis, e consequentemente geraria novos empregos para a população.
    Fica claro, portanto, que em meio a crise energética ocasionada não só pelos fatores naturais, como a falta de novas fontes de energia, ocasionada pela plena dependência em uma só matriz energética, acaba acarretando problemas na economia do país. Dessa forma, se faz necessário investir , e inovar esse quadro atual, com gerações de energias limpas , com o intuito de uma maior pluralidade nessas gerações e preservação do meio ambiente,.

  52. Tema: A globalização e as relações de trabalho.
    Com o advento das novas tecnologias, o papel contributivo do trabalho vem se modificando. Cargos cujas exigências são uma boa formação acadêmica e uma capacidade intelectual elevanda são mais valorizados em relação ao trabalho braçal. Tal situação gera uma certa seletividade que tem como base a exclusão, o que consequentemente trás o desemprego.

    Diante dessa situação, muitas pessoas se veem obrigadas a se submeterem a cargos que possuem condições e salários precarios, geralmente ofertados por empresas tercerizadas que tem como objetivo a redução máxima de seus gastos. A subordinação do homem aos avanços e às tecnologias se agrava em detrimento da globalização, principal responsável pela reestruturação trabalhista, tanto no âmbito social quanto no econômico.

    A imagem do trabalho como valorização do homem deve ser compreendida e praticada, os direitos trabalhistas devem ser respeitados assim como a dignidade humana em relação ao seu meio de sobrevivência deve ser posta em pauta para que haja um mercado de trabalho justo e que supra as necessidades da nossa sociedade.

    obs: o espaçamento tem o objetivo de demarcar a mudança de parágrafo, somente.

  53. Tente usar vírgulas somente quando necessário( ''Foi por volta do século XIX, que começou''… A vírgula está incorreta), conjugar os verbos de acordo com o sujeito( em '' os fatores naturais está afetando'', o correto seria '' estão''), e não repetir palavras no mesmo parágrafo ( ''ocasionada'', no ultimo parágrafo).

  54. Sua ideias são otimas, você possue uma excelente argumentação… gostei muito do seu texto! Só tente tomar cuidado com a gramática… Na 2ª linha, o correto seria '' orientarmos e reaproveitarmos''. Na 14ª linha, o correto seria '' a qual''.

  55. Tema: Infanticídio Indígena: Tradição x Direitos Humanos
    O infanticídio indígena é um tema que nem todos conhecem, mas que vêm ganhando destaque a algum tempo. Trata-se de uma prática cultural indígena, na qual crianças são mortas por: possuírem deficiências, doenças não identificadas pela tribo, serem filhos de mães solteiras ou por nascerem gêmeos, que segundo a crença de alguns povos indígenas, estas são consideradas crianças amaldiçoadas.
    O que vêm causando polêmica e chamando a atenção para esta prática, que é considerada cultural nas tribos praticantes, é que esta ação fere os direitos humanos, uma vez que de acordo com o mesmo, todos temos direito à vida, além de que a forma como as crianças sofrem o homicídio é absurdamente cruel.
    Outro aspecto relevante, é que a garantia de vida proposta nos direitos humanos, visa principalmente os povos que apresentam maior vulnerabilidade e os indígenas se enquadram neste grupo, sendo eles praticantes do infanticídio acabam contradizendo com o proposto e colocando em risco a existência de sua própria raça.
    Desse modo, percebe-se que está prática deve ser analizada com grande atenção, para de algum modo tentar formular um consenso entre os lados envolvidos. Estabelecendo um limite entre as tradições culturais, para que estas não venham a ferir de forma alguma os direitos humanos.

  56. Tema: DOPING: A CIÊNCIA NOS DOIS LADOS DA MEDALHA Nos dias de hoje, é muito comum depararmos com pessoas usuárias e dependêntes de drogas,sejam élas nossos próprios familiares ou não.Pois com o avanço da medicina e o forte crescimento no índice de desenvolvimento humano (IDH),tem acarretado sérios problemas na vida de muitas pessoas,assim como as doenças.
    Muitas pessoas ao fazerem parte deste avanço populacional,são fortemente afetadas por várias doenças,assim como á febre,diárreia,hepatite,entre várias outras.E na busca pelo alívio e "cura" imediata,as pessoas vão atrás de soluções,como por exemplo,os "rémedios" e produtos (drogas),fornecidas nos postos de saúde (SUS) e nos comércios ambulantes como Drogarias entre vários outros.Com isso,o número de pessoas dependêntes e usuárias de drogas cresce de forma assustadora.Tais consumismo sejam eles para prevenir certas doenças assim como,o vírus da AIDS,ou até mesmo por outros motivos ,não é recomendado o seu uso princípalmente de forma continua,pois além de víciar o organismo desencadeia sérios ríscos á saúde, levando até mesmo á morte.
    A comercialização destes produtos tem sido cada vez mais ampla e alarmante no mercado do consumismo,tanto de forma legal como inlegal ,mostrando as pessoas necessitadas e carentes uma falsa imagem,pois de forma obscura e muitas das vezes indiscretas os comerciantes lucram e se beneficíam através de programas de televisão,propagandas enganosas,radios,jornais,revistas,marketing,e outros meios de comunicação, e na grande maioria são pessoas novas que não tem acesso a transparência e informação do consumo impróprio do produto e de sua alta relevancia.
    Para amenizar este trágico paradigma podemos encontrar um meio eficiênte para juntos colaborarmos com as nossas vidas,pois afinal é so uma que temos.Então que tal unirmos as mãos e pedir aos orgãos Governamental e juntamente ao Sistema Único de Saúde (SUS)e aos demais orgãos Federais a proibição e multa para as pessoas que comercializarem produtos químicos e agressivos a saúde,podendo somente a comercialização nas casas e postos de saúde, rémedios naturais e ervas medicinais, agindo dessa forma teremos um futuro muito melhor para os nossos filhos,longe das drogas e dos vícios.te

  57. Tema: Quais as influências do muro da vergonha hoje ?.
    "Muros invisiveis"
    O mundo é dominado por violência, desigualdade, poder e dividido por muros infelizes e atemporais em todo o lugar. Em 1922 quando se realizou a semana da arte morderna, os artistas modernistas já expressavam em suas obras a sua indignaçao com o preconceito inerente a outras culturas e regiões do Brasil, como Oswald de Andrade em seu poema Pronominais.
    Uma das principais influências disso hoje são as mortes em varios lugares do país, por conta da cor da pele , opção sexual, cultura, religião etc..
    Pessoas tem medo do diferente. Além de serem manipuladas o tempo todo por um governo corrupto,temos que aceitar; somos diferentes ,mas todos são seres humanos, a mudança começa por si próprio.
    Como dizia Carlos Drummond de Andrade " As pessoas não se conhecem mais".
    Deve existir um meritocracia real, com pessoas cuidando do que é nosso e um presidente preparado para nos liderar, pois é uma profissão como qualquer outra. Façamos o certo pelo futuro, pela nossas crianças e por nós mesmos.

  58. Tema: Dificuldades de formação Universitárias
    Quais as causas para chegar á esse ponto? A falta de interesse do aluno, ou a falta de investimentos na educação das instituições públicas? Ou ambas partes são responsáveis por essas consequências?
    Após a conclusão do médio, a maioria dos alunos sonham em ingressar no ensino superior, na tão sonhada faculdade. Tendo isso como objetivo, concluir uma graduação em seu curso escolhido e começar a trabalhar.
    Infelizmente, em muitos casos como esse o sonho de ser algo na vida fica um pouco distante. No Brasil, por exemplo, os jovens que mais sofrem são aqueles das escolas públicas, que se deparam com ensino muito abaixo comparando-se aos das escolas privadas.
    Por meio dessa perspectiva, foram criados programas como o Fies (O Fundo de Financiamento Estudantil) Sisu (O Sistema de Seleção Unificada) e o Prouni (Programa Universidade para Todos), facilitando a entrada ás universidades dos estudantes. Mesmo com ajuda desses programas, alunos que saem de escolas publicas para a universidade, sofrem muito com ritmo das aulas, o ambiente, os assuntos, o modo de ensino, dentre outros, e acabam largando o curso.
    Portanto, a busca por mudanças significativas nos ensinos públicos, são de extrema importância para a sociedade. O alto investimento na parte de materiais didáticos, de recursos em geral, e o aumento salarial dos professores, tendo isso como um reconhecimento, seria fundamental para um ensino qualitativo.

  59. tema: As Consequências Causadas na Sociedade com a Redução da Maioridade Penal no Brasil.
    titulo: A Soluções Para Às Nossas Crianças
    Hoje os jovens vem tendo uma educação um comportamento muito diferente, com o que poderíamos imaginar nascem e crescem aprendendo com a violência os pais os irmão traficando ou vivendo com a violência os nossos jovens e crianças aprendem a matar a roubar á fazerem coisas que não eram para estarem fazendo pois aos 11 anos que deveriam estar estudando se divertindo á brincar estão roubando e cometendo absurdos.
    Porém não só os pais mais nós todos deveríamos contribuir com o desenvolvimento de nossas crianças para que influenciassem-las para não assistir as televisões quando estão passando violências,pornografias e sim, passar á assistir mais desenhos,cultura não seria necessário prender ou cumprir pena se elas fossem mais amadas.
    Contudo,a solução não seria prende-las mais sim amor e educação seria o melhor para cada uma delas educar sim, matar e prende-las creio que não seria o melhor para o nosso brasil .pois deveríamos ama-las e cuida-las muito bem pois elas são as crianças do nosso brasil do nosso futuro elas só precisam de mais atenção.

  60. Tema: conceito da família no século XXI
    Título: a diversidade dos modelos de família
    É possível afirmar que ao longo dos séculos nossa sociedade evoluiu em muitos aspectos, dentre eles é podemos destacar o conceito de família. Pois a família do século XXI vai além do modelo de família estabelecido desde a idade média, visto que o núcleo familiar nem sempre pode contar com pai, mãe e filhos, aliado ao fato de que o modelo de casais da nossa sociedade também evoluiu.
    Podemos perceber que muitos núcleos familiares acabam perdendo uns dos seus integrantes, seja pela dissolução do casamento, pelo óbito ou abandono de uma das partes, porém esse núcleo não se dissolve, temos como exemplo disso a história de vida de muitas mães que acabam assumindo o papel de pai e mãe sozinhas.
    Além disso, temos um novo modelo de família que passou a ser formado pela união de duas pessoas do mesmo sexo, ou seja, um núcleo familiar com dois pais ou duas mães, uma vez que em muitos países essa relação passou a ser reconhecida legalmente, o que possibilitou a esses casais a oportunidade da adoção e da formação de uma nova família.
    Desse modo, podemos perceber que o conceito de família atualmente é bastante amplo, cabendo a sociedade e as autoridades reconhecer, respeitar e apoiar através da conscientização da população e da inclusão desse novos modelos família no estatuto da família, para que assim todas possam passar a possuir os mesmos direitos.

  61. Tema: DOPING: A ciência dos dois lados da medalha
    Dentro do universo dos jogos, os quais vencer sempre traz prestígio, a necessidade de alcançar-se irredutívelmente o topo do palanque, por grande parte dos competidores, atrai, inapropriadamente meios que facilmente os poderiam colocar em tal posição; dentro deste contexto uma já antiga problemática mantém-se de pé, o DOPING.
    O descobrimento dos efeitos de certos elementos químicos no organismo humano fora ,e ainda é, palco de inúmeros desdobramentos, estes, totalmente influentes nas diversas áreas do conhecimento. Sabendo-se que, uma dada substância pode acarretar força e disposição, elementos determinantes em uma competição, e tendo acesso a esta, alguém que, independente dos meios almeja o fim que e vencer, não mede esforços para utiliza-la ao seu favor.
    Não pode-se justificar os que usam de drogas para chegar às suas metas, contudo, é cabível de entendimento os motivos que os levaram a isto, o que não é, porém, justo, de qualquer maneira, com os demais competidores, fato que torna esta prática ilegal e, em alguns casos, totalmente prejudiciais à saúde.
    Devido ao que pode-se chamar de trapaça, medidas como o exame anti-DOPING, são solicitadas as vésperas de uma prática esportiva, ou ainda, se houver suspeitas, logo após o término da mesma, o que pode levar, mediante ou não, a uma vitória, a desclassificação do competidor. Além de sua exposição a imprensa.
    Em conclusão do discernimento, é notável que o uso de medicamentos que alteram os níveis de capacidade de um ser humano, devem ser duramente levados em conta, sempre com respeito; as penalidades devem ser aplicadas devidamente e principalmente, para que o que foi anteriormente citado ocorrer necessita-se que sempre hajam exames e testes que descubram se há ou não algo a mais que não seja o homem em seu estado natural.

  62. redija uma com esse tema é bem atual e passa despercebido
    "Sala de aula e a dinâmica perigosa da inversão de papéis" relativo ao mundo contemporâneo e a inversão dos valores na sociedade….

  63. a proposta da redação do enem é uma situação problema onde o aluno tem que dá uma solução…vc apenas fez um breve comentário sobre o desemprego gerado pela consequência dos avanços tecnológicos…disso a bancada do enem sabe…
    onde o correto "é a qualificação humana" se há qualificação humana, há mais mão de obra qualificada para suprir a demanda no mercado…
    ex….
    Um país para crescer necessita investir, mas o setor para esse crescimento é a educação. Porque valoriza o mercado de trabalho com a mao de obra qualificada e o mais importante à qualificação humana.
    ex…
    Na sociedade atual, a tecnologia está presente de tal forma, que não é possível imaginar a realização de atividades do cotidiano sem ela, o desenvolvimento tecnológico vem facilitando a vida do homem e tornando-a mais segura…

  64. o tema do enem vai ser relativo a "industria cultural"
    jovens fazendo cirurgias plasticas etc..
    o crescimento das academias. uso de anabolizantes etc
    fiquem atento!!!

  65. Tema: Exploração infantil

    De fato, lugar de criança é na escola, local no qual receberá a formação necessária para atuar de forma justa e correta no mercado. Entretanto é necessário investir em diversos setores públicos a fim de assistir pessoas menos privilegiadas economicamente.
    Uma criança trabalhando hoje, equivale a uma mão de obra desqualificada num futuro próximo e isto acarreta uma série de fatores negativos dos quais até mesmo a classe mais distante dessa realidade sofre. Oferecer transporte, alimentação e educação é o caminho mais eficaz para reduzir o índice da desigualdade social e, por sua vez, a exploração infantil.
    Muitas famílias colocam os filhos menores para trabalhar pois a renda familiar não supre a demanda doméstica. Esse problema é muito comum em países subdesenvolvidos cujos investimentos estão voltados, quase sempre, a setores de menor importância como eventos esportivos, manutenção de rodovias antes da hora, etc. Em resumo, o principal estímulo ao trabalho infantil é a má administração dos recursos confiados ao governo.
    Portanto, a falta de investimentos em infraestrutura acarreta a exclusão social a qual implica no estímulo ao trabalho infantil, trazendo, para a criança e ao país, um futuro menos próspero do que poderia ser.

  66. Tema: PEC das domesticas
    No que se refere ao direito dos trabalhadores domésticos no Brasil,pode-se perceber que houve uma melhora na qualidade de vida dos mesmos,visto que, com a criação da PEC das domesticas o empregado tem direitos que antes não eram oferecidos,entretanto ficou mais caro ter uma empregada doméstica no Brasil.
    Relativo á PEC das domesticas, é possível destacar que foi uma grande avanço,uma vez com sua criação,os trabalhadores domésticos, estão tendo direitos como todos os outros trabalhadores.Além disso,não podem trabalhar mas de oito horas por dia, caso contrário receberão hora extra,um fato que antes era muito comum.
    No entanto, ficou mais caro ter uma empregada doméstica, com tantos direitos, o empregador está preferindo contratar diaristas,para poderem diminuir o custo.Sendo assim,possivelmente ocorrerá demissões em massa,pois muitos empregadores não terão condições financeiras para manter um empregado doméstico.
    A PEC das domésticas portando mudará a vida de muitos,tanto dos empregados quanto dos empregadores.Sendo assim,o governo deve continuar com a lei,incentivando junto com a mídia a todos que tem empregados domésticos que devem seguir a risca a PEC das domésticas, entretanto para pessoas físicas a única solução será a contratação de diaristas.Desse modo, mudaremos o jeito da sociedade enxergar os trabalhadores domésticos no Brasil.

  67. TEMA:o sistema educacional do Brasil e o uso de tecnologias
    O modelo educacional vigente no Brasil encontra-se de forma ultrapassada,em relação aos demais países de primeiro mundo,em termos de tecnologias.Quando que o uso de tal recurso ajuda a promover maior interação entre aluno e professor ajudando assim no aprendizado,e faz que o aluno obtenha maior número de informações,que são cruciais na formação de senso crítico.
    As redes sociais se usadas de forma adequada,podem ajudar muito na comunição e de forma instantânea,alunos e mestres podem comunicar-se a qualquer hora do dia,podendo tirar dúvidas,divulgar conteúdos escolares e até montar comunidades de estudos,ajudando assim ambas as partes na própria sala de aula.
    Além disso,no mundo em vivemos é essencial termos senso crítico, no qual sem informações torna-se inviável conquista-lo,e para obter informações nada melhor que a internet,que além de sua rapidez,dispõe de sites de notícias atualizados,blogs informativos e até dicionários onlines.
    Portanto,tendo em vista tais conclusões,é nítido que a tecnologia pode e deve ajudar na educação do país,pois dispõe de vários benefícios que são de grande valia.O governo desempenha um papel essencial nesse processo,pois investindo em mais recursos tecnológicos tanto dentro como também fora da sala de aula,ajudaria na globalização do conhecimento,assim tornando um Brasil com mais educação e consequentemente um país melhor.

  68. TEMA: Água na economia brasileira
    Título: Uma crise que próprio povo criou
    O Brasil vive numa crise hídrica pela falta de água. O desperdício de água é um problema socioambiental de graves consequências. Os alimentos sobem de preço por conta de ter aumentado a dificuldade de produzir tais produtos.
    No ano passado alguns estados brasileiros ficaram sem luz, lembrando que a nossa matriz energética está baseada na produção de energia por usinas hidrelétricas. É comum que usinas hidrelétricas parem de funcionar, pois suas fontes estão secas.
    Os desperdícios se associam aos hábitos domésticos, tais como o uso indiscriminado no chuveiro, a torneira mal fechada, a utilização indevida da água, o mal reaproveitamento e uma mangueira ao invés de usar um balde para lavar o carro.
    O governo brasileiro aproveita essa situação para aumentar o valor dos produtos e também diminuí as quantidades produzidas. Assim o trabalhador paga muito mais e consome menos, e, ainda sofre com o racionamento.
    Por tando o governo deveria investir milhões em infraestruturas, assim acabaria com os vazamentos de tubulações e incentivar a população a criação cisternas de água. E a população também deve fazer a sua parte, preservando e economizando a água.

  69. Racismo

    O racismo é qualquer atitude abusiva direcionada a outra pessoa. Não existe racismo apenas com negros, pode ser contra, mulatos, índios, asiáticos, ricos, pobres e até com brancos. Apesar de a escravidão ter sido abolida em 13 de maio 1888, o preconceito contra os negros é o mais comum.

    O problema é encontrado em vários lugares do mundo. No Brasil milhares de pessoas sofrem todos os dias com o preconceito. Vários casos são noticiados na mídia, mostrando o preconceito da sociedade injusta, em pleno século XXI.

    Durante o ano, a TV mostrou muitos casos de racismo no esporte, violência contra os negros e a discriminação racial até mesmo contra nordestinos, é o caso da modelo Melissa Gurgel, foi criticada ao ganhar o concurso de Miss Brasil 2014.

    Todavia, a melhor maneira para acabar com esse problema, é todos ajudarem nas campanhas que o governo vem realizando, e se conscientizar de que o preconceito é um crime inafiançável, com pena de até 3 anos de prisão. A internet pode ser uma grande arma, mas também têm um papel importante nessa luta.

  70. Racismo

    O racismo é qualquer atitude abusiva direcionada a outra pessoa. Não existe racismo apenas com negros, pode ser contra, mulatos, índios, asiáticos, ricos, pobres e até com brancos. Apesar de a escravidão ter sido abolida em 13 de maio 1888, o preconceito contra os negros é o mais comum.

    O problema é encontrado em vários lugares do mundo. No Brasil milhares de pessoas sofrem todos os dias com o preconceito. Vários casos são noticiados na mídia, mostrando o preconceito da sociedade injusta, em pleno século XXI.

    Durante o ano, a TV mostrou muitos casos de racismo no esporte, violência contra os negros e a discriminação racial até mesmo contra nordestinos, é o caso da modelo Melissa Gurgel, foi criticada ao ganhar o concurso de Miss Brasil 2014.

    Todavia, a melhor maneira para acabar com esse problema, é todos ajudarem nas campanhas que o governo vem realizando, e se conscientizar de que o preconceito é um crime inafiançável, com pena de até 3 anos de prisão. A internet pode ser uma grande arma, mas também têm um papel importante nessa luta.

  71. Exploração infantil, conceito da família no século XXI, Liberdade de expressão,Casamento entre pessoas do mesmo sexo, Liberdade de expressão, entre outos.

  72. Exploração infantil, conceito da família no século XXI, Liberdade de expressão,Casamento entre pessoas do mesmo sexo, Liberdade de expressão, entre outos.

  73. gostei bastante da sua redação, mais ouve repetição de frase "No entanto, ficou mais caro ter uma empregada doméstica'' isso não pode acontecer.

  74. gostei bastante da sua redação, mais ouve repetição de frase "No entanto, ficou mais caro ter uma empregada doméstica'' isso não pode acontecer.

  75. Cássio Lúcio, logo no Título ''Uma crise que próprio POVO criou'' vc generalizou, isso não pode acontecer, li na uol, na frase '' Assim o trabalhador paga muito mais e consome menos, e, ainda sofre com o racionamento.'' faltou uma virgula depois da palavra MAIS.
    o resto ficou muito legal!!!

  76. Cássio Lúcio, logo no Título ''Uma crise que próprio POVO criou'' vc generalizou, isso não pode acontecer, li na uol, na frase '' Assim o trabalhador paga muito mais e consome menos, e, ainda sofre com o racionamento.'' faltou uma virgula depois da palavra MAIS.
    o resto ficou muito legal!!!

  77. Tema:Disciplina, ordem e autoridade favorecem a educação?
    Uma proposta de inovação
    Os colégios militares brasileiros tem se tornado um dos grandes destaques na educação básica e na formação de cidadãos, usado métodos militares, tais como rigidez da ordem militar. E tem obtido grandes resultados comprovado no Enem do ano passado.
    Tamanha proporção de resultados satisfatórios, fez com que vários estados brasileiros adotasse a disciplina militar, como peça importante na formação dos seus alunos, números esses de colégios que vem crescendo a cada ano. Uma grande inovação na educação, que vem usado um método não novo, mais visto em instituições ligadas ao exercito. E que tem formado grandes alunos, motivados e capacitados para enfrentar os desafios da educação.
    Uma educação baseada no rigor, viver uma rotina militar, e exatamente isso que agrada uma boa parte dos alunos e, principalmente, dos pais. Por oferece aos seus filhos uma educação que priorize a disciplina e a responsabilidade. Além de um grande nível de desempenho e aprovação, e até a possibilidade de abraçar uma carreira militar.
    A educação brasileira tem sido um ponto bastante discutido, sobre os seus métodos de ensino. Talvez ainda não seja a solução para tamanho problema, mais um grande passo para o futuro dos nossos filhos. Introduzir novas maneiras de pensar e aprender. Um modelo de ensino que pode fazer a diferença, especialmente nas periferias mais pobres, onde a violência representa um grande impeditivo ao aprendizado.
    Toda e qualquer inovação que seja para melhor aprendizagem dos alunos, e de grande importância para sociedade, somente somaria, e termos que está apto a mudanças, e a novos métodos disciplinares, para aprimorar os métodos de ensino. Tentar aliar a rigidez a um modelo pedagógico, Para pode avançar mais na educação e na formação de pessoas com valores, dispostos e aptos a um mundo de desafios.

  78. Tema: Crise hídrica no Brasil
    A escassez de água no Brasil tem gerado certa repercussão, principalmente nas regiões nordeste e sudeste do país. No nordeste, a falta de água já é algo comum, as pessoas já estão acostumadas com esse fator que apavora tantos moradores dessa região. No sudeste, pode-se dizer que a crise hídrica têm se desenvolvido desde o ano passado, afetando mais precisamente os reservatórios do estado de São Paulo, chamando atenção por ocorrer em uma das regiões mais desenvolvidas e populosas do país.
    Como observado em jornais e noticiários, tem se dado ênfase ao Sudeste, por conter grandes usinas de abastecimento. Os moradores dessas regiões são os mais prejudicados, pois sem água não se pode fazer muita coisa. A partir disso, é gerado um problema discutível que afeta toda a comunidade. Em algumas cidades do estado do Piauí, por exemplo, os moradores têm acesso à água somente um dia sim, outro não. Situação que os deixa inteiramente preocupados.
    As pessoas reclamam e demonstram sua insatisfação, esperando que o governo tome providências diante da situação. Entretanto, a grande maioria não entende que essa crise não está ligada apenas a fenômenos naturais, mas também à própria ação humana, que com suas mãos destrói, pouco a pouco, o meio ambiente, não cuidando, não preservando, mas sim desperdiçando.
    Diante da apresentada situação, é aplausível medidas que o governo tem desenvolvido e deve continuar, criando meios de conscientização aos moradores quanto ao uso devido da água através das mídias e palestras, por exemplo, evitando desperdícios e utilizando-a na medida de necessidade. Também é importante a ação dos professores nas escolas, reforçando às crianças quanto à necessidade de evitar desperdícios, conscientizando-as desde cedo. Quanto ao resto, é aguardar a ação da chuva nessas regiões de seca, esperando que a mesma não tarde.

  79. Tema: O envelhecimento da população europeia

    A redução de crescimento demográfico provocou mudanças significativas na composição etária da população européia. Ao mesmo tempo que a natalidade está em queda o envelhecimento da população está em alta.
    O envelhecimento da população europeia é o resultado do aumento de expectativa de vida, que em alguns países ultrapassa os 80 anos.
    O crescimento da expectativa de vida foi proporcionado pela diminuição de mortalidade e dos avanços sociais :melhorias no atendimento médico e hospitalar maior oferta de alimentos,ampliação do acesso aos serviços de saneamento básico , à educação, à cultura e melhor distribuição de renda.
    Portanto estima-se que daqui a alguns anos não haverá população ativa para trabalhar e gerar renda para os países sustentarem a população idosa.O que resta a se fazer são as propagandas de incentivo à natalidade.

  80. Pfvr preciso da correção desta redação:

    A crise hídrica já vem perturbando grande parte dos brasileiros,mas ao começo do ano de 2015, a Região Sudeste sente na pele essa realidade.

    Atualmente, observa-se que o Brasil é um dos países com maior quantidade de água doce. Porem, em algumas regiões passa por grande escassez, tendo como principal responsável o consumo exagerado de recursos hídricos, resultado da falta de manutenção da rede de abastecimento,e o fato da população não ter o hábito de economizar água,por pensar que a mesma é inesgotável no Brasil.

    Ainda convém lembrar que a crise hidrica que ocorre no sudeste é resultado do descaso das autoridades públicas,com a distribuição de água, uso exagerado do recurso pela população,e até mesmo por vazamentos, ocasionados pela falta de manutenção na rede hídrica,em canos responsáveis pela distribuição de água nas residências. Desta forma impulsionando a regressão do Brasil em comparação com paises desenvolvidos.

    Em virtude dos problemas mencionados, uma medida eficaz deve ser tomada. É imprescindível um investimento em sistemas de manutensão da rede hídrica em todo país, em regioēs com alto consumo deve-se propor a sociedade local cursos gratuitos de como economizar água. Além de haver remuneração para quem poupar e manter o uso reduzido de recursos hídricos.

  81. Como todo tema polemico ,a persisitençia da violencia contra a mulher na sociedade braseleira esta entre os assuntos mais comnetados no Brasil.
    Isso poque, diariamnete milhares de mulheres são agredidas de alguma forma.
    Embora a lei maria da penha venha fazendo um papal muito importante na vida das mulheres ,a cada hora boletins de ocorrencia relatnado agreções contra mulheres so vem aumentando.
    Segundo uma pesquisa feita pela Secretaria de Politicas para as mulheres 51,68% das queixas relatadas são sobre violencia fisica.
    Outra preocupação que esta causando um grande impacto ,medo e revolta ,é a violência sexual contra a mulher ,o que ainda nõa é levaod muito a serio em nosso pais ,considerando que discurções e declarações publicas entre os cidadães falam que uma vez que são vitimas tambem são as culpadas ,devido a seus vestimentos ou modo de se porta na sociedade.
    Sobre tudo isso, podemos afirmar que esse tema ,deveria estar entre os assuntos de maior importancia na camara ,para soluçõe simediatas,uma vez que ,não so a mulher representa mais da metade da população brasileira como tambem ocupam um dos primeiros lugares na lista de vitimas de crimes do pais.

  82. eu estou desesperada para saber minha nota da redação do enem vocês podem me ajudar?

    TEMA: a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira.
    TITULO: Não chores Eva…
    É notório, nos últimos anos, presenciarmos o aumento imensurável e gradativo da violência contra a mulher no Brasil. Mesmo sendo um país governado por uma mulher, este tipo de violência continua a emanar em nossa pátria. Isto se dá, pelo fato do governo e da sociedade tratarem este assunto com apatia e não com empatia, sendo necessária a reformulação da ética e das leis paralelas a este problema.
    Sem dúvida, a persistência da violência contra a mulher, é um mal ainda presente no século xxi. Prova disso, são os inúmeros casos de agressores que são libertos com a ajuda do governo por causa das leis brandas contra a violência contra a mulher.
    Além do fato da sociedade sustentar a idéia de que uma mulher de valor precisa de um homem para sustenta-lá e sustentar sua família. Sendo incoerêntes com o trecho do hino de Manuel Osório Duque Estrada, onde os filho deste solo não amam e não respeitam a mãe gentíl.
    Nestes termos, para intervir com tal situação, cabe ao governo promover leis mais drásticas contra a violência conta a mulher, tratando este caso como um crime ediondo, onde o agressor sofrerá uma pena mais grave, sendo coerênte com o seu ato, com isto, este, perceberá quão assombroso é esta atitude.
    Cabe a sociedade, desestruturar o pensamento arcaíco de que uma mulhere deva se submeter a um homem a ponto de sofrer calada, podendo assim seguir a sua vida, de maneira que, seja respeitada por quem é e não por quem é sustentada.

    EU SEI QUE CRIME HEDIONDO É COM H, EU ME ESQUECI E BOTEI COM E, E TAMBÉM ME EMBOLEI COM O NOME DO COMPOSITOR DO HINO NACIONAL, PORÉM EU COLOQUEI IGUALMENTE COMO EU COLOQUEI NO ENEM, PARA SABER QUANTO EU GANHARIA COM ESDTA REDAÇÃO.. OBRIGADA!

  83. TEMA:A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira.
    TITULO: MULHER: UM ALVO PERSISTENTE.

    A violência que não tem fim, leis são insuficiente para conter tanta maldade, mulheres continuam sendo o principal alvo de terríveis crimes.
    Em 2006 quando foi regularizada a lei Maria da Penha milhares de casos de violência contra a mulher começaram a surgir.Tendo como o principal deles a violência física. São diversos os crimes que não ganham ponto final, pesquisa afirma que esposas são as que mais sofrem quaisquer tipo de crime. A porcentagem de violência é tão grande no Brasil que nem mesmo devidas leis e normas estão intimando mais os autores de ambos os fatos.
    Até quando as mulheres desse Brasil continuaram vitimas de seus parceiros? A cada segundo surgi uma notícia diferente envolvendo mulheres e até mesmo crianças. Assassinatos ou tentativas que geram repercussão pelo país todo, tamanha violência está casa vez mais afligindo as famílias brasileiras. a cada 20 casos de ligações a uma delegacia 13 são vitimas de violência doméstica.
    Portanto é indispensável o acompanhamento de um psicólogo para as devidas circunstâncias, é preciso em postos de saúde ou até mesmo em delegacias para orientar a vitima. O que continua acatando as mulheres ão o medo, a vergonha a falta de apoio. Por isso o Brasil precisa de mais capacitações, devidos crimes precisam de leis mais rigorosas, para que possa de todas as maneiras regularizar tamanha porcentagem de violências. Logo o país precisa de segurança e orientação em extremo e principalmente de criminosos pagando por seus crimes.

    (Por favor me de alguma posição sobre está redação, foi a que fiz no Enem.) Não a fiz de maneira tão formal, tentei apenas ousar da objetividade.
    Agradeço desde já!

  84. Eu esqueci de colocar título na minha redação, Mas comecei escrevendo na linha 2, pois iria escrever o título mas esqueci. Posso perder pontos por isso?

  85. Não é aconselhável usar a 1° pessoa. No caso da sua redação, conjugou o verbo ''presenciar'' na primeira pessoa do plural, e posteriormente, no mesmo parágrafo, citou ''nossa pátria'', onde usou novamente a primeira pessoa do plura. As palavras ''incoerentes'', ''coerente'' e ''ideia'' não são acentuadas. Faltou o uso de conectivos (porém, entretando, mas, todavia, dessa forma, assim sendo, ademais, em contrapartida…) para ligar um parágrafo ao outro, tornando dessa forma, seu texto mais coerente, apresentando sequência.
    O correto é sustentá-la, e não ''sustenta-lá''. Acredito que sua notá será em torno de 550 pontos na redação. Levando em conta as 5 competências avaliadas.

  86. No modelo de sociedade patriarcal, o homem sempre foi visto como aquele que manda e dita regras. Enquanto a mulher era subjugada à serviços domésticos e aos cuidados com os filhos. Percebe-e então uma violência camuflada, que pode se desdobrar em violência fisíca.
    Toda vida, a violência psicologica precede à fisica. Esposas, mães e filhas são violentadas verbalmente de ordem moral e algumas vezes sexual, gerando um profundo silenciamento de vida que as paralisam no medo de denunciarem. São feridas em sua dignidade e em seus direitos.
    Na sociedade brasileira é notavel esse fato, basta observar o mapa da violência. O número de homicidios de mulheres é alarmante. E segundo pesquisas levantadas nos centros de atendimentos: 70% das denúnicas são agressões causadas pelos próprios companheiros.
    Diante desta realidade, muitas inicitivas foram tomadas: como a criação da Lei Maria da Penha que fiscaliza, puni e procura conter os crimes cometidos contra a mulher. Milhares de processos foram instaurados e julgados, prisões decretadas, foram instaladas centrais telefônicas de atendimenta a esses casos. Porém, ainda persiste esta situação do femicidio.
    O que fazer então? É necessario despertar a consciencia da população por meio de: campanhas nas redes sociais; inseri essa reflexão na educação escolar e acadêmica. E um acompanhamento psicológico intenso às vitimas de violência doméstica e familiar.

  87. Há décadas que o sexo feminino vem sendo tratado com inferioridade, e na sociedade contemporânea vem acontecendo o mesmo, pois a mulher sempre foi vista como sexo inferior ao “homem”, segundo alguns filósofos da antiguidade a mulher só servia para procriar, pois é um sexo frágil. Esse preconceito gerado pela antiguidade veio contribuindo para o desmerecimento e a violência que é sofrida por uma grande parte das mulheres.
    As mulheres sempre teve seus diretos privados pela sociedade machista e preconceituosa, um exemplo claro dessa privação é que os homens que exercem a mesma função das mulheres ganham mais, fica evidente que esse preconceito ainda persiste em uma sociedade considerada como moderna.
    Por outro lado as mulheres vem lutando e conseguido conquistar seus diretos ao decorrer do tempo, o sexo considerado “frágil”, se mostrou forte e determinado e conseguiu a implantação de uma lei intitulada como “Maria da penha”, foi uma grande vitória, pois essa lei veio para coibir e coagir o homem que pratica violência contra a mulher. Essa foi uma grande conquista, pois, segundo Norberto à lei age como forma de coação, coagindo o cidadão que se ele praticar determinado ato, ele vai ser punido. Mas não podemos nós aquiescer, visto que a violência contra a mulher ainda persiste.
    Para que essa violência diminua é preciso que o governo acorde e intenda que à lei ajudou a diminuir a violência, entretanto criar lei não e a solução para tudo, e preciso investir em campanhas de conscientização mostrando para homem que o sexo feminino é maravilho, e que a mulher merece ser tratada como uma rainha e não com violência.
    É necessário também descobrir porque os homens agridem suas mulheres e tratá-los, pois muitos desses agressores podem sofre de algum distúrbio. Essas medidas são extremamente necessárias para que o Brasil se torne um pais mais digno para as mulheres.

  88. No século xix, a mulher era vista como um ser inferior. Somente a partir da década de 1934 recebeu alguns direitos, como o voto. Hoje, as mulheres ocupam cargos de destaque. Mas, ainda sofrem com o pensamento machista que alguns homens possuem. Tal pensamento é a causa da violência contra a mulher.
    Em primeiro lugar, observa-se, que as mulheres vêm ocupando cada vez mais cargos de destaque. Mudou seu status social de empregada domestica para profissional. A presidente Dilma Rousseff, por exemplo, ocupa o cargo de maior destaque no país. Tal cenário permite a mulher novos horizontes, como a independência financeira. Além de ofuscar a imagem da mulher como sexo frágil.
    Em segundo lugar, nota-se, que mesmo ocupando cargos de destaque a mulher sofre com o pensamento machista. Prova de tal pensamento é que mesmo fazendo o mesmo trabalho as mulheres recebem sálarios desproporcionais ao dos homens. Além disso, alguns homens não aceitam que as mulheres trabalhem, pois acreditam que é dever do homem manter a casa.
    Fica claro, portanto, que a mulher ganhou alguns direitos, mas devido o pensamento machista sofre com inumeras desigualdades, sobretudo, a violência. Para reverter esse quadro é necessário que o governo junto com as escolas promovam campanhas de reeducação da sociedade. Afinal, como escreveu Paulo Freire, educação não muda o mundo, educação muda pessoas, pessoas mudam o mundo.

  89. Tema: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira.

    Evolução social

    A partir da Revolução Francesa iniciou a proposta de Liberdade, igualdade, fraternidade e ocorreu o primeiro ato de expressão da mulher. No Brasil foi mais demorado, só em 1920 começaram as manifestações das mulheres. Com a Era Vargas e após a segunda Guerra Mundial houve a ampliação da cidadania mulher. Porém, diversos problemas como: a sociedade conservadora, Machismo e a desvalorização da mulher em virtude do capitalismo colaboram para a persistência da violência contra a mulher.
    Com a Era Vargas ocorreu a ampliação da cidadania da mulher com a conquista do direito de voto(facultativo) e após a segunda guerra mundial a mesma conquistou espaço significativo no mercado de trabalho. Nesse contexto, a imagem frágil, dona de casa, dedicada somente ao marido e aos seus filhos foi rompida . Em virtude disso, parte da sociedade brasileira ainda não reconheceu tal processo e atua de maneira conservadora, preserva valores do século passado ou até da Idade média, meio em que a mulher não pensa, só serve e agrada os outros.
    Essa sociedade conservadora carrega e proporciona o machismo em grande escala. Dessa maneira, as novas gerações são influenciadas com o machismo e essa ideia de superioridade do gênero masculino proporciona violência contra a mulher. Devido a isso, a sociedade tem a cidadania ameaçada com violências: verbais, psicológicas, físicas, morais, sexuais, cibernéticas que atingem a mulher. Desta forma, o ambiente familiar, educacional, trabalhista e de entretenimento se torna caótico, as vezes até fatal para o gênero feminino.
    Além disso, a desvalorização da mulher no meio capitalista tornou-se intenso. O processo de globalização do capitalismo aumentou e facilitou a luta pela plena igualdade dos gêneros, entretanto a alta propaganda, visão consumista contribuiu para a valorização da imagem. Deste modo, as mídias sociais construíram o perfil ideal físico e moral da mulher, de forma que a sociedade rejeita ou não valoriza as mulheres que não seguem tal perfil. Com isso, há opressão e cada vez mais agressões cibernéticas nas redes sociais.
    Portanto, é nítida a continuidade da violência contra a mulher. Possíveis métodos para a extinção dessas agressões e preconceitos são : campanhas pelas redes sociais distribuindo valores éticos e morais, a ampliação de atos pelo Governo e a orientação familiar e das escolas para amplitude da noção de cidadania.

  90. cara tua redação ficou muitooo boa mesmo,mas não entendi por que seguiu a linha de igualdade de genero e não a persistencia da violencia contra a mulher…

  91. Tema: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira.

    Há décadas que o sexo feminino vem sendo tratado com inferioridade, e na sociedade contemporânea vem acontecendo o mesmo, pois a mulher sempre foi vista como sexo inferior ao “homem”, segundo alguns filósofos da antiguidade a mulher só servia para procriar, pois é um sexo frágil. Esse preconceito gerado pela antiguidade veio contribuindo para o desmerecimento e a violência que é sofrida por uma grande parte das mulheres.
    As mulheres sempre teve seus diretos privados pela sociedade machista e preconceituosa, um exemplo claro dessa privação é que os homens que exercem a mesma função das mulheres ganham mais, fica evidente que esse preconceito ainda persiste em uma sociedade considerada como moderna.
    Por outro lado as mulheres vem lutando e conseguido conquistar seus diretos ao decorrer do tempo, o sexo considerado “frágil”, se mostrou forte e determinado e conseguiu a implantação de uma lei intitulada como “Maria da penha”, foi uma grande vitória, pois essa lei veio para coibir e coagir o homem que pratica violência contra a mulher. Essa foi uma grande conquista, pois, segundo Norberto à lei age como forma de coação, coagindo o cidadão que se ele praticar determinado ato, ele vai ser punido. Mas não podemos nós aquiescer, visto que a violência contra a mulher ainda persiste.
    Para que essa violência diminua é preciso que o governo acorde e intenda que à lei ajudou a diminuir a violência, entretanto criar lei não e a solução para tudo, e preciso investir em campanhas de conscientização mostrando para homem que o sexo feminino é maravilho, e que a mulher merece ser tratada como uma rainha e não com violência.
    É necessário também descobrir porque os homens agridem suas mulheres e tratá-los, pois muitos desses agressores podem sofre de algum distúrbio. Essas medidas são extremamente necessárias para que o Brasil se torne um pais mais digno para as mulheres.

  92. Boa tarde! Note, sua redação está bem elaborada com uma linha de pensamento concreta mas que ao meu ver, houve uma pequena fuga do tema " A Persistência da violência". No texto motivador, haviam várias informações que mostravam que ainda existe um alto índice de violência contra a mulher, deste modo, seria licito abordar mais o porquê desta persistência. Sua tese na introdução ficou boa quando você fala que " As mulheres ainda sofrem com o pensamento machista que alguns homens possuem. Tal pensamento é a causa da violência contra a mulher." Mas no desenvolvimento você explicou a evolução do reconhecimento feminino e não trouxe arguementos que explicassem a sua tese, que foi de dizer que o pensamento machista é a causa da violência. Se atente para essas informações e cuidado ao interpretar o tema, se atente bem para o que está sendo sugerido que você aborde.
    Continue treinando e boa sorte, espero ter ajudado. Abraços!
    Competência 1: 160
    Competência 2: 80
    Competência 3: 120
    Competência 4: 120
    Competência 5: 80
    Total: 560

  93. A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

    É notório que a persistência da violencia contra a mulher na sociedade brasileira tem se intensificado ultimamente.Dentre tantos fatores relevantes,destacam-se: o aumento de homens machistas e a intolerância nos relacionamentos.
    Sabe-se que o aumento dos homens machistas torna a relação insegura,como temos vistos nos jornais, revistas e redes sociais, casos de mulheres que vivem com esse tipo de homem.
    Além disso a intolerância por parte desses homens desses homens vem aumentando disparadamente no país, como dados preocupantes que na maioria das vezes dá em morte,como foi o caso do jovem comerciante que começou a namorar a ex. mulher de um traficante em Belém do Pará. Traficante esse, que não aceitou o término do relacionamento e matou a ex mulher com um tiro na cabeça.
    Portanto,faz-se necessário o respeito ao direito a vida e as praticas das boas obras para que irradique a violência no lar.
    Sabe-se que o aumento dos homens machistas torna a relação insegura,como temos vistos nos jornais, revistas e redes sociais, casos de mulheres que vivem com esse tipo de homem.

  94. Antigamente, no Brasil, as mulheres não tinham previlegios sociais em relação aos homens e atualmente, a igualdade social entre os genêros está longe de ser a ideal. No entanto, a violência frequente contra as mulheres, não justifica essa situação.
    Antes de tudo, deve-se considerar o psicológico dos casais modernos, com base que, os relacionamentos atuais acabam com mais facilidade em relção ao século XX.Um dos crimes mais frequentes é o passional,visto que, a mola-mestre para o término de um relacionamento amoroso, é a traição.
    As violências sexuais, vem aumentando cada vez mais, principalmente nas grandes cidades e capitais, onde há um fluxo maior de pessoas. Este tipo de violência é praticada na maioria das vezes, por psicopatas, que, além de abusarem sexualmente da vítima, ainda as causam um dano psicológico irreparável.
    Diante disso, para amenizar essa situação, seria necessário mais rígidez nas leis de defesa á mulher, a construção de mais delegacias da mulher em todo país, a conscientização da população e uma participação maior do governo, para que o mesmo estabeleça leis e campanhas sociais para promover a paz entre os gêneros.

  95. O crescente aumento da violência contra a mulher demonstra a pouca eficácia no combate a este mal, por parte da sociedade e de orgãos competentes. As cicatrizes de uma sociedade machista, baseada nos antiquados conceitos relacionados ao gênero, tem se perpetuado até os dias atuais.
    A demora no julgamento dos processos, aliado a problemas enfrentados no sistema criminal, e as falhas do código penal, tem sido algumas das causas enfrentadas pelas mulheres no combate a violência. Vítimas de preconceitos e do sentimento de posse por parte de seus parceiros, as mulheres tem sofrido ao longo do tempo de todo tipo de violência.
    Assim como na violência psicológica efrentada por elas, a dimensão do problema pode ser ainda maior, se considerarmos o estado de silêncio a que muitas vezes são submetidas.
    Devemos dessa forma, buscar oferecer o amparo necessário, e a certeza de que estão protegidas por uma justiça competente e atuante, só assim lhes ofereceremos o devido respeito, e importância que elas tem em nossa sociedade.

  96. Desmoralização, preconceito e violência

    Clarice Lispector, Cora Coralina, princesa Isabel, Chica da Silva são algumas das poucas mulheres que têm reconhecimento por parte de suas influências, seja culturalmente, seja historicamente na sociedade brasileira. Sociedade esta, que desde o período Colonial, prima pelo machismo desenfreado e opressor em relação às mulheres, estereotipando-as como frágeis e dependentes. Dos senhores de engenho até os dias atuais, as estruturas de poderes tanto políticos quanto sociais, foram estritamente masculinas; às mulheres, por sua vez, lhes coube viver para e com os homens. Assim, vê-se que é desse preconceito excludente que vem a origem de todos os tipos de violência contra a mulher, da física á psicológica e, sobretudo, a violência moral.
    A violência moral, por certo, é o alicerce de todas as outras. É por meio dela que a sociedade holisticamente oprime a mulher, reificando-a. É essa violência que persiste de modo coercivo por meio da mídia, a qual faz da mulher objeto de consumo; por meio das estruturas de trabalho, na quais, muitas vezes, a mulher é considerada incapaz só por causa do seu gênero. Os números alarmantes de violência física (51,68%) e psicológica (31,81%) e psicológica derivam dessa desmoralização midiática e desse preconceito de gênero, nos quais a mulher se vê acorrentada.
    Portanto, a desmoralização e preconceito fomentam opiniões que defendem, por exemplo, que o estupro é culpa da própria mulher; ou que uma mulher não possa ser cientista, filósofa, escritora de renome como Marie Curie, Hannah Arendt e Virgínia Woolf, respectivamente.
    Por conseguinte, observa-se que somente desconstruindo a cultura de desmoralização e preconceito de gênero está-se combatendo a violência, e isso pode ser feito por meio de incentivos sociais, permitindo a maior participação das mulheres em espaços antes dominados pelos homens, como em cargos políticos (via cotas), ou, até mesmo no esporte, como no futebol, havendo maior patrocínio, por exemplo. Assim, será feita a verdadeira imagem social da mulher que de frágil Afrodite passará a ser de guerreira Amazonas.

  97. Desmoralização, preconceito e violência

    Clarice Lispector, Cora Coralina, princesa Isabel, Chica da Silva são algumas das poucas mulheres que têm reconhecimento por parte de suas influências, seja culturalmente, seja historicamente na sociedade brasileira. Sociedade esta, que desde o período Colonial, prima pelo machismo desenfreado e opressor em relação às mulheres, estereotipando-as como frágeis e dependentes. Dos senhores de engenho até os dias atuais, as estruturas de poderes tanto políticos quanto sociais, foram estritamente masculinas; às mulheres, por sua vez, lhes coube viver para e com os homens. Assim, vê-se que é desse preconceito excludente que vem a origem de todos os tipos de violência contra a mulher, da física á psicológica e, sobretudo, a violência moral.
    A violência moral, por certo, é o alicerce de todas as outras. É por meio dela que a sociedade holisticamente oprime a mulher, reificando-a. É essa violência que persiste de modo coercivo por meio da mídia, a qual faz da mulher objeto de consumo; por meio das estruturas de trabalho, na quais, muitas vezes, a mulher é considerada incapaz só por causa do seu gênero. Os números alarmantes de violência física (51,68%) e psicológica (31,81%) derivam dessa desmoralização midiática e desse preconceito de gênero, nos quais a mulher se vê acorrentada.
    Portanto, a desmoralização e preconceito fomentam opiniões que defendem, por exemplo, que o estupro é culpa da própria mulher; ou que uma mulher não possa ser cientista, filósofa, escritora de renome como Marie Curie, Hannah Arendt e Virgínia Woolf, respectivamente.
    Por conseguinte, observa-se que somente desconstruindo a cultura de desmoralização e preconceito de gênero está-se combatendo a violência, e isso pode ser feito por meio de incentivos sociais, permitindo a maior participação das mulheres em espaços antes dominados pelos homens, como em cargos políticos (via cotas), ou, até mesmo no esporte, como no futebol, havendo maior patrocínio, por exemplo. Assim, será feita a verdadeira imagem social da mulher que de frágil Afrodite passará a ser de guerreira Amazonas.

  98. É notório o aumento da violência contra a mulher nos últimos anos. Principalmente devido ao fato das mulheres quererem proteger suas famílias da exposição e consequentemente pela falta de denúncia das vítimas envolvidas nas maiorias dos casos. Desssa forma, para não desestruturar suas famílias as mulheres ficam em silêncio, por medo o que as torna mais vulneráveis e submissas ao seus parceiros. Qualquer tipo de violência seja qual for: moral, sexual, fisica, patrimonial ou psicológica acaba violando e desrespeitando os direitos de proteção das mulheres. Na falta de denúncias, os veículos de comunicação como os jornais televisivos divulgam sempre casos em que mulheres são assassinadas e que na falta de ocorrência, os homens acabam se beneficiando e voltam praticar novamente. Portanto, as mulheres devem denunciar e não se calar diante de qualquer ato de agressão que fere sua integridade. Buscar apoio na lei maria da penha que garante e assegura seus direitos de proteção e segurança.

  99. Ficou boa sua redação, mas captei alguns erros gramaticais. "por uma grande partes": As mulheres sempre teve seus diretos (tiveram): "Por outro lado" (Ao iniciar o parágrafo com uma locuçao adverbial com 3 palavras é vírgula é obrigatória). "as mulheres vem" (vem no plural = vêm): "Segundo Norberto à lei age"(não tem crase): "acorde e intenda que à lei" (não tem crase). Enfim, e outros que acho que foi erro de digitação, mas parabéns 😀

  100. Ficou empolgante sua redação, dá para sair nas ruas gritando trechos dela, mas não achei bem estruturada. E o Brasil tem casas de apoio e delegacias próprias para mulheres, assim como a Maria da Penha e esse ano foi aprovado uma nova lei que torna o feminicidio um crime hediondo(crime que provoca intensa indignação moral, de horror e repulsa) Então na minha opnião a justiça brasileira está abraçando essa causa, mas parabéns pelo desenvolvimento.

  101. Jéssyca Chrystian obrigado linda! Ollha, esses erros "teve, partes, vem", foi por falha na digitação… O acento grave eu errei mesmo kkkk 😉

  102. Em meio a uma história de lutas e conquistas sociais, a mulher ainda enfrenta um paradigma a ser quebrado: a violência a ela cometida. Isso porque, no Brasil, os resquícios de uma sociedade patriarcal e machista ainda ressoa, corroborando os altos índices de agressão de gênero nas últimas décadas. Desse modo, medidas que visem à redução dessa situação devem ser tomadas, pois, em pleno século XXI, é inaceitável que esse tipo de agressão ainda persista.
    A sociedade brasileira foi montada em uma base patriarcal desde o seu Período Colonial. Neste, as mulheres eram condicionadas a uma posição de inferioridade e submissão, sobretudo em questões de direitos sociais. Nesse contexto, a violência contra a mulher era vista como algo normal e , até mesmo, um direito do marido. Essa situação só começou a ser revertida no século XX, quando as lutas por direitos femininos ganharam força com as revoluções sexuais. No Brasil atual, o legado desse passado machista é perceptível, visto que o número de mulheres assassinadas nas últimas décadas mais que triplicou, evidenciando, assim, que apesar das estruturas sociais terem sofridos modificações, esse costume arcaico ainda se faz presente.
    Contudo, as lutas por direitos não foram ineficazes.Evidência disso, foram os avanços legislativos obtidos para lidar com a questão da violência contra pessoas do sexo feminino, como a Lei Maria da Penha e a mais recente Lei do Feminicídio. Estas, tornaram-se uma das formas mais eficientes de combate à esse crime, principalmente a violência doméstica, o tipo mais recorrente dessa agressão. Além disso, abrangem também as variáveis formas de violência contra a mulher como a psicológica, moral, sexual, ocorridas frequentemente em locais como o ambiente de trabalho, transportes públicos e, até mesmo, nas ruas, coagindo as mulheres e afetando a sua liberdade e segurança.
    è evidente que muitos avanços ocorreram nos últimos anos, porém não foram suficientes para extinguir a violência contra a mulher. Sendo necessário, portanto, que o Estado crie mais delegacias da mulher, facilitando o acesso dessas à lei, aumentando as denúncias desse crime. Além disso, a mídia deve propagar mais campanhas sobre esse assunto, principalmente em novelas, com personagens que encorajam as vítimas a denunciar esse tipo de violência, a fim de que se reverta esse cenário.

  103. Por favor tem como me ajudar com essa redação que criei

    Fala sobre:
    Violência nas escolas

    A violência é um grande problema social que também está presente nas escolas e que trazem sérias consequências para educadores e educandos.
    Atualmente existem vários tipos de violências estampadas nas ruas, nas casas de família e até mesmo nas escolas que deveriam ser um lugar para formação da ética e da moral, sejam eles alunos, professores ou demais funcionário.
    Tudo isso tem levado jovens a perder a credibilidade quanto a uma sociedade justa capaz de promover o desenvolvimento social.
    Portanto, deve-se lutar contra esse problemas nas escolas, mas para isso será necessário a parceria: escola e família, assim conseguiremos acabar com a exclusão social e o desrespeito ao cidadão.

    Por favor me ajude
    E já agradeso…

  104. Embora em 2006 foi sancionada a lei Maria da Penha, a qual prevê como crime a violência contra mulheres, as pessoas do sexo feminino continuam sendo agredidas. Tal fato ainda se dá porque estão impregnadas concepções machistas na sociedade brasileira. Além disso, quando são violentadas sexualmente, há uma tendência das pessoas em culpá-las.
    Vale citar nesse contexto, a lei do feminicídio, sancionada em 2015 pela presidente Dilma Rousseff, a qual considera tal crime como hediondo. Deste modo, um feminicida_homem que assassina alguma mulher pelo fato dela ser do sexo feminino ou pelo sentimento de posse sobre ela_ recebe pena máxima de reclusão (30 anos), além de não ter direito àm pagar fiança ou receber habeas corpus. Tal lei foi considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU), composta por 193 países, um grande avanço na luta contra a desigualdade de gênero.
    Por conseguinte, é necessário inferir sobre a culpabilização das mulheres quando são violentadas. Ela acontece em algumas situações tais como quando uma mulher é estuprada e as pessoas atribuem a culpa à ela, ao usar o pretexto de que não devia usar roupas curtas. Além do mais, muitos consideram o adultério motivo válido para que um homem agrida sua própria parceira. Tudo isso faz com que bastantes moças não denunciem por medo de serem negligenciadas frente à justiça ou por vergonha do acontecimento.
    Ademais, o machismo, responsável pela persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira, tem origem no ambiente familiar. Isso se torna evidente ao notar que, usualmente, as pessoas do sexo masculino são estimuladas, desde a infância pelos familiares, à conquistar no máximo número de mulheres e tratá-las como meros objetos sexuais. Tal fato explicita o fator pelo qual ainda há homens que assediam, violentam e subalternam as mulheres, apesar de leis como as do feminicídio e Maria da Penha.
    Portanto, tendo em vista acabar com as agressões contra a mulher no Brasil, é necessário que os pais ensinem os meninos à respeitar as moças e vê-las como seres humanos, em vez de objetos. Isso culminará no fim do machismo na sociedade brasileira, o que evitará que os homens das próximas gerações tenham sentimento de posse sobre suas parceiras. Em contrapartida, tal medida está aquém de resolver todo o problema em questão, visto que a geração atual é machista. Por isso, as instituições escolares devem superar tabus e discutir temas como estupro e feminicídio em sala de aula.
    Por fim, cabe ao Supremo Tribunal Federal (STF) aprimorar-se diante as leis do feminicídio e Maria da Penha em busca de efetivá-las e não negligenciar as vítimas. Então, devem ser ampliadas as campanhas publicitárias que estimulem a mulher agredida à denunciar e divulguem a ideia de que a culpa das agressões é do homem.

  105. "Amélia não tinha a menor vaidade / Amélia que era mulher de verdade". Com esses versos, na primeira metade do século XX, Mario Lago imortalizou uma visão há muito perpetuada: a da mulher obediente, subjugada, do lar. Décadas depois, Milton Nascimento criou uma protagonista diferente: "Maria" era forte e batalhadora. Essa mudança, condizente com o ideário da época, não trouxe, porém, grandes reflexos no que tange à mulher: ela continua sendo vista como inferior e vítima de violência. É preciso entender as manifestações desse mal, a fim de combatê-lo.
    Vivemos em uma sociedade historicamente patriarcal, que enraizou a imagem de inferioridade delas em relação aos homens. Isso faz com que mulheres ainda sejam espancadas por seus parceiros e não os denunciem, ou por medo de ameaças, ou por acreditarem que isso faz parte do amor. Além disso, é visível a perpetuação da cultura do estupro, que culpa a vítima por usar determinados trajes ou ter certas atitudes, em uma inversão de valores típica do contexto brasileiro.
    A violência contra a mulher no Brasil existe em muitos níveis. Como na natureza, em que nada se cria, tudo se transforma, é preciso um esforço mútuo para transformar essa realidade. Cabe ao governo fortalecer a Lei Maria da Penha, com mais fiscalização e rigor nas penas. ONGs, por sua vez, devem denunciar abusos contra a mulher a partir de campanhas de conscientização. Já a escola deve propagar a igualdade de gêneros. Só assim, Amélias virarão coadjuvantes em um cenário onde Marias prevalecem e pode, de fato, viver livres de violência – e a estranha mania de ter fé na vida não parecerá tão estranha assim.

DEIXE UMA RESPOSTA