Positivismo: Resumo

A frase “Ordem e Progresso” é um exemplo de influência do positivismo no Brasil. Veja o resumo do positivismo.
Resumo do Positivismo
A primeira corrente da Sociologia foi o positivismo. Ela foi a primeira teoria a organizar alguns princípios do homem e da sociedade tentando explicá-los cientificamente. O principal representante e criador desse movimento foi o filósofo Auguste Comte.

O positivismo é visto como uma corrente conservadora, pois procurava justificar a nova sociedade que estava surgindo tendo como inspiração a sociedade feudal, com sua estabilidade e acentuada hierarquia social.

Os positivistas não viam nenhum progresso em uma sociedade urbanizada e industrializada. Lastimavam o enfraquecimento da religião e da família. Consideravam a sociedade moderna dominada pelo caos social, pela anarquia e pela desorganização social. Por isso, eram preocupados com a ordem, além de enfatizarem a importância da hierarquia, da autoridade, da tradição e dos valores morais para a conservação da vida social.

No Brasil, é possível notar diversas influências do positivismo, como por exemplo, a frase que esta impressa na bandeira brasileira: “Ordem e Progresso”. Essa frase era uma alusão, que sem ordem o país não se desenvolveria.


20 comentários em “Positivismo: Resumo

  1. desejo receber informaçoes sobre o positivismo
    grata Elaine

  2. bom me chamo Natalia Santos De Moraes,sou aluna do ensino fundamental do primeiro ano. Estou estudando para o enem, e gostei muito desta materia feita por sociologia.
    Ordem e progresso esse deve ser os os sinonimos para o crescimento de um pais tão rico como o brasil.
    tenho 15 anos e estudo en uma escola estadual de guarulhos SP.

  3. preciso urgentemente do resumo da obra “apelos aos conservadores” do autor augusto comte.
    desde já obrigada

  4. gostei muito obrigado voce me ajudou muito com esse resumo,ele e muito explicativo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>