Pedagogia – salário, mercado de trabalho, faculdades

Pedagogia – salário, mercado de trabalho, faculdades

O pedagogo é o profissional responsável pela administração da educação. Tal profissional lida com métodos de ensino e auxilia no desenvolvimento dos assuntos educacionais. O profissional graduado em pedagogia é a ferramenta humana do ensino usada para melhorar a qualidade da educação. Ele é o agente que liga e aproxima os conhecimentos e os alunos e também acompanha e avalia o aprendizado e distingue as aptidões de cada aluno.

O campo de atuação para os graduados em Pedagogia é bem extenso. Além das salas de aula, os profissionais podem atuar junto às coordenações pedagógicas ou trabalhar em áreas relacionadas à administração de escolas. As contratações podem ser feitas na esfera particular ou pública. Nesta segunda opção, os pedagogos se submetem a concursos públicos e provas de habilidades. No caso do profissional optar por ministrar aulas, ele poderá lecionar nas primeiras séries do ensino fundamental.

Outro campo que existe nesta área é a educação especial. O trabalho consiste em desenvolver material didático e ministrar aulas para crianças e adultos portadores de algum tipo de deficiência. A orientação educacional a estudantes e a pedagogia empresarial também são boas opções de atuação para os graduados em pedagogia.

Dentro da pedagogia empresarial, as principais atribuições do profissional é o desenvolvimento de projetos educacionais, sociais e culturais para empresas, ONGs e outras instituições. A supervisão educacional é outra área que envolve a orientação de professores e educadores. Outra atribuição está relacionada à área de recursos humanos, através do desenvolvimento de programas de treinamento para os funcionários de uma empresa. O curso dura em média 4 anos. E algumas universidades direcionam seus cursos para formações específicas. Em todas essas graduações o estágio é obrigatório.

O curso de pedagogia também oferece a oportunidade do aluno complementar seus estudos e se especializar em áreas correlatas, fazendo alguns semestres adicionais. Em média, o salário inicial de um pedagogo varia entre R$ 700,00 a R$ 1.200,00. Algumas instituições remuneram por hora-aula atribuída. Diversas universidades espalhadas pelo país oferecem o curso de pedagogia.

As faculdades mais conceituadas são a USP, UNICAMP, UFSCAR, UFRJ, entre outras. Todas são públicas. Há uma infinidade de universidades particulares que oferecem graduação em pedagogia. Algumas instituições como Universidade São João Del Rei e a Unifal oferecem a graduação na modalidade à distância. Ficou fácil estudar e obter um diploma. Embora a educação seja uma área que ainda necessita de atenção, é gratificante poder contribuir com o desenvolvimento cultural de uma nação. Analise sua vocação e invista na sua formação profissional.


Gostou? Curta nossa página no Facebook e receba conteúdo exclusivo sobre Pedagogia – salário, mercado de trabalho, faculdades.

Related Posts

20 Comentários


  1. Suzy Maria, 2 anos atrás

    adoprei o video

    Responder


  2. Suzy Maria, 2 anos atrás

    acho que achei minha carreira

    Responder

    Renata Silva Reply:

    e eu também, adoro essa área principalmente trabalhar com crianças.

    Responder


  3. matheus, 2 anos atrás

    show de bola achei tambem minha carreira

    Responder


  4. jessica castro, 2 anos atrás

    Bom! Eu gostei dessa profiçao sò que não e meu foco…. “prefiro a medicina”

    Responder

    juliana Reply:

    é não da mesmo pra vc querer ser pedagoda,o pedagogo precisa saber portugues e seu ta de doer,profissão com ç????nossa senhora…

    Responder

    leni Reply:

    É você querendo explicar como pronunciar o português corretamente, só acho que esqueceu de verificar o seu primeiro não é florzinha.

    Responder


  5. SABRINA, 2 anos atrás

    Já queria exercer essa profissão agora não tenho dúvidas nenhuma… huhuhuh

    Responder


  6. Bebel Morais, 2 anos atrás

    Meu futuro se Deus quiser !

    Responder


  7. Daniel Cesar, 2 anos atrás

    a profissão é linda quero muito fazer pedagogia, mas a remuneração é indesejavel e isso me faz pensar se quero ou não isso pra minha vida!!

    Responder


  8. Allan Rodrigues, 1 ano atrás

    Estudo Pedagogia e em Brasília o salário é melhor que a média do Brasil!

    Responder


  9. Allan Rodrigues, 1 ano atrás

    Estudo Pedagogia e em Brasília o salário é melhor que a média do Brasil!

    Responder

    Luciene Maraiza Batista Reply:

    verdade

    Responder


  10. Wilson Araujo, 1 ano atrás

    eu ja estou cursando pedagoggia e estou gostando muito.e uma boa area

    Responder


  11. renata santos, 1 ano atrás

    Fui ciente que iria fazer o vestibular tranquila e passei , agora daqui para frente quero apenas me dedicar essa área pois não digo que serei a melhor mas vou me esforçar para ser uma ótima profissional e quem optou por essa área desejo boa sorte.para me quem é um bom pedagogo ou pedagoga é considerado um mestre.

    Responder


  12. Diomaria Santos, 1 ano atrás

    Eu to muito a fim de fazer o vestibular para pedagogia, só fico pensando no salário. Mas se todo mundo for pensar assim e que não vai existir mias professores no muito. Acho que deveria ser mais valorizada pelos governos e se nos desvalorizar como eles qual será o futuro dos nossos filhos e netos.???

    Responder


  13. Liz, 1 ano atrás

    Existe a palavra “pedagoda”? Querida, o seu português também está péssimo…

    Responder


  14. Yanka Ferreira, 11 mêss atrás

    Também penso dessa forma.

    Responder


  15. Ingridy Taina, 8 mêss atrás

    olha o salario e muito poco por ser a base de tudo

    Responder


  16. Delcilene Oliveira, 6 mêss atrás

    eu estou fazendo curso de sevirço social
    mas nao gostei
    vou tranca
    vou fazer pedagogia o salario e pouco maís e uma aria boa.

    Responder


Poste seu comentário

Siga-nos

Receba por email

logo rss

Digite seu email abaixo e receba nossas últimas atualizações por email.

Coloque o seu email abaixo: