Modo imperativo – Exemplos, Exercícios

Modo imperativo – Exemplos, Exercícios

O modo imperativo é usado na gramática para dar comandos, ordens, fazer um pedido, um convite ou dar um conselho. Muito usado em propagandas e mensagens publicitárias, o modo imperativo tem por objetivo induzir o indivíduo a uma ação. O imperativo não admite a primeira pessoa do singular. Ele pode aparecer de duas formas: imperativo afirmativo e imperativo negativo.

O afirmativo tem formas destinadas às segundas pessoas do singular, ou seja, tu e vós. Todas as outras pessoas são expressas pelas formas do presente do subjuntivo. O negativo não possui nenhuma forma própria, sendo todas iguais no presente do subjuntivo. A diferença entre os dois é que no primeiro modo é expresso um desejo ou uma vontade e o no segundo é expressa uma ordem. O modo imperativo negativo deve ser sempre precedido de uma palavra negativa.

  • Exemplos do modo imperativo afirmativo: Venham todos para a sala!; Façam aqui sua inscrição.
  • Exemplos do modo imperativo negativo: Faça sua tarefa agora!; Não se atrase, menino!

O imperativo também pode ser usado para expressar uma hipótese. Ex: Use preservativo e não se arrependerá! A intenção das frases no imperativo pode ser revelada na entonação de quem as anuncia. Também deve ser levado em consideração o contexto da situação.

Outras maneiras de usar o imperativo podem incluir interjeições e frases nominais. Ex: Silêncio! O verbo está subentendido nesses casos. O imperativo impessoal está relacionado a frases de comando ou proibição. Ex: Não fumar! Não comer no auditório!

O modo imperativo tem tempo indeterminado. Como é usado para incitar à ação, subtende-se que a ação venha logo em seguida ao pronunciamento da frase. Deste modo, o imperativo traz consigo um futuro implícito.

Veja algumas comparações:

Conjugação no modo Imperativo

Afirmativo

Negativo

   
sê tu não sejas tu
seja você não seja você
sejamos nós não sejamos nós
sede vós não sejais vós
sejam vocês não sejam vocês

Comparação entre o modo subjuntivo e modo imperativo

Presente

Imperfeito

Futuro

Afirmativo

Negativo

esteja estivesse estiver    
estejas estivesses estiveres está estejas
esteja estivesse estiver esteja esteja
estejamos estivéssemos estivermos estejamos estejamos
estejais estivésseis estiverdes estai estejais
estejam estivessem estiverem estejam estejam

12 comentários em “Modo imperativo – Exemplos, Exercícios

  1. o verbo , o modo Imperativo é muito fácil, já que não tem mistério,"seja você obediente";"sejamos prudente";só precisamos de muita prática para ficarmos afiados.

  2. *Nao sabia o modo imperativo, Mas depois….
    mas equivale a porém. ex: hoje eu estava indo para a escola, mas (porém) voltei embora
    mais em sinal de adição. ex. Hoje eu estava indo para a escola mais (+1) um dia insuportavel de aula.

    não estou sendo chato, apenas melhorando seu potencial.

    um beijo :D

  3. quuuueeeee leeeeegaaaaal……
    muuuuuuiiiiiitoooooo oooooooobriiiiiiiigaaaaaaaaadaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    sou msm enxagerada
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  4. fodaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>