Mitose – Fases, o que é, divisão celular

17
438

Alguns assuntos são uma realidade em todo o vestibular. São assuntos recorrentes que estiveram presente maciçamente na formação escolar e que obviamente estarão presentes; se não em todos, na maior parte dos vestibulares do país.

Este é o caso da Mitose.

Então “Bóra” falar sobre esse assunto tão comentado?

O que é Mitose?

A mitose nada mais que é; que a produção de “células filhas iguais às células mães”. Cada uma das célular filhas possuem a mesma quantidade de cromossos da célula mãe. Durante o crescimento de um indivíduo este processo ocorre e també durante o processo de regeneração. A Mitose pode também fazer parte da constituição de alguns tipos de reprodução assexuada; reprodução estas que podem ser o brotamento, bipartição ou cissiparidade.Em poucas palavras; a mitose é o processo em que a céula se multiplica (duplica-se) possibilitando o nascimento de 2 novas células filhas oriundas de uma única célula mãe.

Mitose – Fases

Até terminar por completo o processo de divisão celular ou Mitose; as células passam por cinco estágios ou cinco fases; e a estas fases damos o nome de: Prófase, metáfase, Anáfase, Telófase e Interfase.

Vamos analisar, então, cada fase da mitose:

Fases Especificadas – Divisão Celular

Prófase: O momento em que as céulas estão preparando-se para dar início a divisão celular. É nesta fase em que o DNA e os Centríolos se duplicam. Condensado o dna e com os centríolos em movimento dá-se início a divisão mitiótica.

mitose 2

Metáfase: Os pares passam a ser alinhados; os mesmos pares que  foram formados após a ocorrer a prófase. O DNA passa a se alinhar no eixo central e os centríolos conectam-se a ele. Dois fios de cromossomo ligam-se ao centro do centrômero.

Anáfase: Os cromossomos passam a migrar para o lado oposto: metade dos cromossomos vão para um lado e a outra metade vão para o outro.

Telófase: Última fase da mitose, caracteriza-se pela divisão em duas partes da membrana, formando-se assim as duas novas células. Cada célula terá em sua composição a exata metade do DNA.

mitose

Interfase: É o estado normal da célula, o momento em que ela não se encontra em fase de divisão. É a fase do equilíbrio onde ela permanece em preparação para uma futura divisão.

Aí então o processo inicia-se novamente. E retorna-se o ciclo da mitose.

divisao_celular_mitose

COMPARTILHE

comentários

17 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA