Mitocôndrias – características, funções

Mitocôndrias - características, funções

A mitocôndria é um dos elementos mais estudados na Biologia por se tratar de uma das organelas celulares mais importantes que se tem conhecimento.

A função da mitocôndria dentro de uma célula é fundamental e diz respeito à respiração da mesma. Todo procedimento de respiração, em qualquer organismo, trata-se basicamente da energia, ou seja, a respiração fornece energia para os organismos sobreviverem e a mitocôndria é responsável por todo o procedimento de respiração.

Elas são abastecidas por algumas substâncias orgânicas que são utilizadas no processo de geração de energia da célula, como a glicose, que é convertida em energia sobre a forma de ATP.

Esta organela pode ser encontrada em abundância em células que estão presentes no sistema nervoso, principalmente nas extremidades dos axônios, do coração e também de todo o sistema muscular. Isso acontece porque são estas partes do corpo que precisam de mais energia. Ou seja, os músculos permitem toda a movimentação do corpo humano, e por isso mesmo precisa de mais energia.

O coração também precisa de muita energia, já que necessita estar sempre pulsando para bombear o sangue para todo o corpo da pessoa, e por isso uma ação mais efetiva das mitocôndrias são importantes.

A estrutura da mitocôndria é formada pelos seguintes elementos: membrana exterior mitoncondrial; espaço intermembranar (o espaço entre as membranas exteriores e interiores); a membrana mitoncdrial interna; o espaço de cristas (formado por invaginações da membrana interna) e também pela matriz (espaço dentro da membrana interna).

Segundo os estudos que dão conta da origem das mitocôndrias, foram encontradas muitas características semelhantes entre elas e as procariontes, portanto,  muitos cientistas acreditam que elas originalmente se derivem das procariotas endossimbióticas.

Outra informação pertinente é que a estrutura circular também é encontrada em procariotas, e a semelhança é estendida pelo fato do ADN mitocondrial ser organizada com um código genético variante semelhante ao de proteobacterias. Isto sugere que seu ancestral, a chamado proto-mitocôndria, era um membro das proteobacterias.

A mitocôndria é responsável pelo ciclo de Krebs, que é uma rota anfibólica, catabólica e anabólica , com a finalidade de oxidar a acetil-CoA (acetil coenzima A), que se obtém da degradação de carboidratos, ácidos graxos e aminoácidos a duas moléculas de CO2.


Gostou? Curta nossa página no Facebook e receba conteúdo exclusivo sobre Mitocôndrias – características, funções.

Related Posts

13 Comentários


  1. anderseon, 2 anos atrás

    muito bom

    Responder


  2. Selma P Freitas Freitas, 2 anos atrás

    Amo biologia.

    Responder


  3. Maria Rubya Perusso, 2 anos atrás

    muito interessante saber que a célula mitocôndria tem o processo de realizar a respiração e energia para alguns de nossos órgãos ………

    Responder


  4. Sandra Lima, 1 ano atrás

    muito bom isso..me ajudou bastante em um trabalho q tenho q entregar amanha.!!!!!

    Responder

    Joseairton Oliveira Reply:

    a ta e eu tanbem.

    Responder


  5. Franciany Almeida, 1 ano atrás

    minha paixão Biologia , ainda vou fazer faculdade ……….

    Responder


  6. Nany Stronda, 1 ano atrás

    muito interessante mim ajudou muito no meu trabalho

    Responder


  7. Dhemersonelias Cunha, 1 ano atrás

    muito interessante me ajudou muito no meu trabalhio

    Responder


  8. Erick Soares Luciano Ccb, 11 mêss atrás

    Se Deus quiser ainda farei Faculdade de Biologia!

    Responder


  9. Telmo Chris, 10 mêss atrás

    muito bom!"
    gostei do conteúdo da materia!!

    Responder


  10. Yomândi Fontes, 9 mêss atrás

    Muito bom

    Responder


  11. Unc Vanessa Da Silva Silva, 9 mêss atrás

    Muito bom,me ajudou muito no meu trabalho!!!

    Responder


  12. Rafael Pedro Rafa, 8 mêss atrás

    muito bom este conteodo mim ajudou bastante

    Responder


Poste seu comentário

Siga-nos

Receba por email

logo rss

Digite seu email abaixo e receba nossas últimas atualizações por email.

Coloque o seu email abaixo: