Mitocôndrias – características, funções

23
549

Mitocôndrias - características, funções

A mitocôndria é um dos elementos mais estudados na Biologia por se tratar de uma das organelas celulares mais importantes que se tem conhecimento.

A função da mitocôndria dentro de uma célula é fundamental e diz respeito à respiração da mesma. Todo procedimento de respiração, em qualquer organismo, trata-se basicamente da energia, ou seja, a respiração fornece energia para os organismos sobreviverem e a mitocôndria é responsável por todo o procedimento de respiração.

Elas são abastecidas por algumas substâncias orgânicas que são utilizadas no processo de geração de energia da célula, como a glicose, que é convertida em energia sobre a forma de ATP.

Esta organela pode ser encontrada em abundância em células que estão presentes no sistema nervoso, principalmente nas extremidades dos axônios, do coração e também de todo o sistema muscular. Isso acontece porque são estas partes do corpo que precisam de mais energia. Ou seja, os músculos permitem toda a movimentação do corpo humano, e por isso mesmo precisa de mais energia.

O coração também precisa de muita energia, já que necessita estar sempre pulsando para bombear o sangue para todo o corpo da pessoa, e por isso uma ação mais efetiva das mitocôndrias são importantes.

A estrutura da mitocôndria é formada pelos seguintes elementos: membrana exterior mitoncondrial; espaço intermembranar (o espaço entre as membranas exteriores e interiores); a membrana mitoncdrial interna; o espaço de cristas (formado por invaginações da membrana interna) e também pela matriz (espaço dentro da membrana interna).

Segundo os estudos que dão conta da origem das mitocôndrias, foram encontradas muitas características semelhantes entre elas e as procariontes, portanto,  muitos cientistas acreditam que elas originalmente se derivem das procariotas endossimbióticas.

Outra informação pertinente é que a estrutura circular também é encontrada em procariotas, e a semelhança é estendida pelo fato do ADN mitocondrial ser organizada com um código genético variante semelhante ao de proteobacterias. Isto sugere que seu ancestral, a chamado proto-mitocôndria, era um membro das proteobacterias.

A mitocôndria é responsável pelo ciclo de Krebs, que é uma rota anfibólica, catabólica e anabólica , com a finalidade de oxidar a acetil-CoA (acetil coenzima A), que se obtém da degradação de carboidratos, ácidos graxos e aminoácidos a duas moléculas de CO2.

COMPARTILHE

23 COMENTÁRIOS

  1. muito interessante saber que a célula mitocôndria tem o processo de realizar a respiração e energia para alguns de nossos órgãos ………

  2. muito bom isso..me ajudou bastante em um trabalho q tenho q entregar amanha.!!!!!

  3. Em primeiro lugar, a mitocôndria não é uma célula, e sim uma organela que compõe a célula. Em segundo lugar ela não fornece energia para "alguns" de nossos orgãos, e sim para a célula, que é a unidade básica da vida. Portanto tudo que vive necessita de energia, e a mitocôndria é a organela que a fornece, através da respiração celular…

DEIXE UMA RESPOSTA