Iluminismo: Pensadores, características e exercícios

Pensadores, características e exercícios do Iluminismo.
Iluminismo: Exercícios e características.
O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, e pregava maior liberdade econômica e política.

O Iluminismo era apoiado pela burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses comuns. As críticas do movimento ao Antigo Regime eram em vários aspectos como:

– Mercantilismo (intervenção na economia).
– Absolutismo monárquico (proteção a nobreza).
– Poder da igreja (verdades revelada pela fé).

Com base nos três aspectos acima, podemos dizer que o Iluminismo defendia:

– A liberdade econômica, ou seja, sem a intervenção do estado na economia.
– O avanço da ciência e da razão. Antropocentrismo.
– O predomínio da burguesia e seus ideais.

Alguns pensadores ficaram famosos por suas obras e idéias. Veja abaixo alguns desses pensadores iluministas.

John Locke

Locke é considerado o “pai do Iluminismo”. Sua principal obra foi Ensaio sobre o entendimento humano , aonde defende a razão afirmando que a nossa mente é como uma tábula rasa sem nenhuma idéia.
Condenou o absolutismo e defendeu a liberdade dos cidadãos.

Voltaire

François Marie Arouet Voltaire destacou-se pelas críticas ao clero católico, à intolerância religiosa e à prepotência dos poderosos.

Montesquieu

Charles de Secondat Montesquieu na obra O espírito das leis defendeu a tripartição de poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.
Entretanto, Montesquieu não era a favor de um governo burguês. Suas simpatias políticas inclinavam-se para uma monarquia moderada.

Rousseau

Jean-Jacques Rousseau é autor da obra O contrato social, na qual afirma que o soberano deveria conduzir o Estado de acordo com a vontade do povo. Somente um Estado com bases democráticas teria condições de oferecer igualdade jurídica a todos os cidadãos.
Rousseau se destacou também como defensor da pequena burguesia.

Quesnay

François Quesnay foi o principal representante da fisiocracia. Os fisiocratas pregavam um capitalismo agrário sem a intervenção do Estado.

Adam Smith

Adam Smith foi o principal representante de um conjunto de idéias denominados liberalismo econômico, o qual é composto pelo seguinte:

– o Estado é verdadeiramente poderoso se for rico;
– para enriquecer, o Estado precisa expandir as atividades econômicas capitalistas;
– para expandir as atividades capitalistas, o Estado precisa dar liberdade econômica e política para os grupos particulares.

A principal obra de Smith foi A riqueza das nações, na qual ele defende que a economia deveria ser dirigida pelo livre jogo da oferta e da procura.

Aproveite para baixar uma lista de exercícios sobre o iluminismo.

Exercícios Iluminismo


Que tal saber mais de:

67 comentários em “Iluminismo: Pensadores, características e exercícios

  1. achei nada a ver aff .. n explica nada com nada .fiqei confusa a fuu. essa poha nao me diz nada…,.ooo site bem ruim esse hein

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>