Hidrocarbonetos (Química Orgânica) – Exercício com resposta

Hidrocarbonetos (Química orgânica). Exercícios com resposta.
Hidrocarbonetos - Química orgânica - Resposta de exercícios
Hidrocarbonetos são compostos formados exclusivamente por carbono e hidrogênio. A fórmula geral dos hidrocarbonetos é CxHy. Sendo que x representa o número de átomos de carbono e y é o número de átomos de hidrogênio.

Os hidrocarbonetos se dividem em: alcanos, alcenos, alcinos, alcadienos, cicloalcanos, cicloalcenos e hidrocarbonetos aromáticos.

Alcanos são hidrocarbonetos acíclicos e saturados, isto é, que têm cadeias abertas e apresentam apenas ligações simples entre carbonos, por exemplo, fórmula estrutural CH3—CH3 e a fórmula molecular é C2H6.
Fórmula Geral: CnH2n+2. A incógnita n representa o número de átomos de carbono.
Os alcanos são os formadores do petróleo e do gás natural.

Alcenos são hidrocarbonetos acíclicos ( cadeia aberta) contendo uma única ligação dupla em sua cadeia carbônica ( insaturado), por exemplo, fórmula estrutural CH2=CH2 e a fórmula molecular é C2H4.
Fórmula Geral: CnH2n.
Os alcenos estão presentes nos sacos plásticos, toalhas de mesa e outros compostos que são constituídos de éteno.

Alcinos são hidrocarbonetos acíclicos ( cadeia aberta) contendo uma única ligação tripla em sua cadeia carbônica (insaturado).
Fórmula Geral: CnH2n-2.
A partir dele são produzidos muitos derivados, que servem como matérias- primas para indústrias de plásticos, fios têxteis e borrachas sintéticas.

Alcadienos são hidrocarbonetos de cadeia aberta (acíclicos), contendo duas ligações duplas entre carbonos ( insaturado), por exemplo, fórmula estrutural CH2 = C = CH – CH2 – CH3.
Fórmula Geral: CnH2n-2.
Com esse hidrocarboneto podemos formar a borracha natural.

Cicloalcanos são hidrocarbonetos cíclicos que possuem pelo menos uma cadeia carbônica fechada. Na indústria do petróleo, eles são chamados de hidrocarbonetos naftênicos.
Fórmula Geral: CnH2n.
Os ciclanos ( cicloalcanos) existem ,em quantidades maiores ou menores, nos petróleos de várias regiões do mundo. E também é usado como solvente e removedor de tintas e vernizes, além de servir como ponto de partida para a fabricação de produtos industriais importantes, como o náilon.

Cicloalcenos são hidrocarbonetos de cadeia cíclica ( cadeia aberta) contendo uma única ligação dupla entre carbonos.
Ele é muito útil na formulação de remédios, na área da medicina.
Fórmula Geral: CnH2n-2.

Hidrocarbonetos aromáticos são os que possuem um ou mais anéis benzênicos em sua molécula, para ser anel benzênico tem que ter 6 átomos de carbono realizando ligações simples e duplas alternadas, por exemplo, Anel benzênico .
Fórmula Geral: CnH2n-6.
Exemplos de hidrocarbonetos aromáticos são encontrados em: óleos de baleia, casca de árvores e carvão mineral.

Aproveita para baixar alguns exercícios para testar o seu aprendizado. Os exercícios sobre hidrocarbonetos podem ser baixados clicando no link abaixo.

- Download exercícios de Hidrocarbonetos


Gostou? Curta nossa página no Facebook e receba conteúdo exclusivo sobre Hidrocarbonetos (Química Orgânica) – Exercício com resposta.

Related Posts

74 Comentários


  1. Guilherme Fiuza, 2 anos atrás

    É um guia pratico, ótimo para estudos rápidos antes das avaliações, tem todo o conteúdo resumido sobre os compostos de carbono e hidrogênio.

    Responder


  2. tailana sousa, 2 anos atrás

    na verdade nao é um comentario q qro fzr é uma pergunta…sera q vc pode me mostrar cmo se faz a formula estrutural do etino???

    Responder


  3. Desentupidora moema, 4 dias atrás

    explicado de modo descomplicado, agora sim tirei o chapeu pro site!

    Responder


  4. Caren Gabriele, 23 horas atrás

    Na apostila, a resposta da quinta questão diz que os alcadienos são compostos de cadeia fechada, entretanto em minhas pesquisas e nessa postagem, eles são classificados como cadeia aberta, pode me dizer qual realmente está certo?

    Responder


Poste seu comentário

Siga-nos

Receba por email

logo rss

Digite seu email abaixo e receba nossas últimas atualizações por email.

Coloque o seu email abaixo: