Era Vargas: Resumo de Getúlio Vargas

Era Vargas: Resumo de Getúlio Vargas

A Era Vargas ocorreu entre 1930 e 1945, durante 15 anos seguidos em que Getúlio Vargas participou do Governo. Ffoi marcada por diversas mudanças feita por Vargas, tanto no aspecto social quanto no econômico.

O início da Era Vargas se deu quando Getúlio Vargas foi nomeado como presidente e obteve poderes praticamente ilimitados, dando a ele liberdade para mudanças profundas.

Tudo começou durante o Governo Provisório, ocorrido entre 1930 e 1934: ao assumir o Governo, Getúlio Vargas criou novos ministérios, como o Ministério do Trabalho, da Indústria, do Comércio, da Educação, da Saúde, além de nomear diversos interventores de Estado. Isso fez com que muitos estados perdessem sua autonomia para Getúlio Vargas.

Os direitos trabalhistas também foram criados e regulamentados com a criação de sindicatos e diversas ações para o benefício dos trabalhadores – criação da CLT, por exemplo. Tudo isso aconteceu com o objetivo de ganhar o apoio popular e, por este motivo, este modo de governar ficou conhecido com populismo. Vale lembrar que muitas dessas leis e benefícios se mantêm até hoje.

A derrubada da Constituição Brasileira, em 1931, despertou a indignação da oposição contra o governo getulista, incluindo a oligarquia cafeeira, a classe média paulista. Com esta ação, os estados perderam autonomia e mesmo sendo percebido como um erro por Getúlio Vargas, não houve tempo correções, sendo que um interventor oligarca paulista já estava iniciando uma revolta armada para a criação de uma Nova Constituição.

Depois do assassinato de quatro jovens estudantes, em 23 de maio de 1932, várias partes da sociedade paulista se revoltaram contra o evento, Esse foi o motivo pela criação da revolução paulista, como desejado pelo Estado e pelos participantes. O Estado não conseguiu aliados para fazer com que a constituição se tornasse realidade, mas Getúlio Vargas venceu a revolução paulista, mesmo com diversas dificuldades de apoio e aliança.

Depois destes eventos outros de extrema importância ocorrerão durante a Era Vargas:

  • · A criação do governo constitucionalista, entre 1934 e 1937.
  • · A revolta mineira de 1935, ocorrida entre 1935 e 1936.
  • · O plano Cohen e a derrubada do governo constitucionalista.
  • · A implantação do Estado Novo. entre 1937 e 1945.
  • · A Segunda Guerra Mundial influenciou o Governo e o país. A  posição do Brasil perante a guerra foi cobrada e uma ameaça de invasão foi feita contra o Brasil, caso ficasse neutro.

O fim da Era Vargas foi marcado por um golpe militar, em 29 de outubro de 1945.Em sua cidade natal, São Borja, várias mudanças ocorreram e Getúlio Vargas chegou a ser presidente novamente elegido pelo povo para fazer  mais mudanças no país.


Gostou? Curta nossa página no Facebook e receba conteúdo exclusivo sobre Era Vargas: Resumo de Getúlio Vargas.

Related Posts

42 Comentários


  1. Paulo Junior Anjos, 8 mêss atrás

    o que eu posso falar para te! É que pude ter sido infeliz no comentário!

    Responder


  2. Victor Oliveira, 7 mêss atrás

    Bom Texto adorei

    Responder


  3. Karol Morais, 4 mêss atrás

    Achei Que o Texto Deveria Ter Mais Conteúdo !!!" :/

    Responder


  4. Aglair Gomes Manoel Sousa Loiola, 3 mêss atrás

    achei mais ou menos,mas é um resumo,gente.

    Responder


  5. ESTER BRAGA, 1 mês atrás

    gostei bem resumido….e explicado…..muito bom!!!!

    Responder


  6. abraao whatysom, 1 mês atrás

    Valew me ajudou miuto

    Responder


Poste seu comentário

Siga-nos

Receba por email

logo rss

Digite seu email abaixo e receba nossas últimas atualizações por email.

Coloque o seu email abaixo: