Engenharia Química – Salário, Mercado, Faculdades

38
262

Engenharia Química

O curso

Corresponde à área da engenharia que é responsável pelo desenvolvimento de processos industriais que fazem uso de transformações físico-químicas. De modo geral, podemos dizer que um engenheiro químico trabalha com extração e transformação de matérias-primas, desenvolvimento de produtos e equipamentos, criação e gerenciamento de fábricas ou pesquisas tecnológicas, visando sempre melhorias na eficiência e na produtividade.


Matérias utilizadas durante o curso

Conhecer as matérias do Ensino Médio que são utilizadas durante um curso superior é muito importante, pois assim o estudante poderá guiar sua escolha a partir de suas afinidades e aptidões. A física, a química e a matemática (cálculo) são disciplinas presentes durante todo o curso de Engenharia Química. Além delas, a biologia também vem sendo cada vez mais integrada ao currículo, graças aos avanços da biotecnologia.

O que você pode fazer

  • Atuar nas indústrias químicas, petroquímicas e de alimentos, criando e analisando a viabilidade técnica e econômica de produtos ou gerenciando o emprego de novas tecnologias na produção.
  • Desenvolver tecnologias limpas, definir normas e métodos de preservação do meio ambiente.
  • Planejar e/ou supervisionar operações industriais, cuidando das equipes e das etapas de produção.
  • Projetar fábricas e definir processos de produção, instalações e equipamentos, procedimentos de segurança e de logística.

Mercado de trabalho

A busca cada vez maior por tecnologias limpas e o interesse crescente do mercado brasileiro pela pesquisa e utilização dos chamados biocombustíveis fazem com que o mercado de trabalho se apresente bastante promissor para um profissional da engenharia química. São inúmeros os ramos da indústria nos quais este engenheiro pode atuar, com destaque para os pólos industriais do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Média Salarial: Segundo o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Paulo (CREA-SP), a remuneração média de um profissional recém-formado em Engenharia Química é de R$ 3.060,00, para uma jornada 06 horas diárias.

Faculdades de Engenharia Química

Dentre as instituições que oferecem o curso de Engenharia Química, as mais bem conceituadas são a UNICAMP (SP), a USP (SP), a UFSC (SC), a UFRJ (RJ) e a UFSCar (SP).

Saiba mais sobre a rotina profissional e acadêmica de um engenheiro químico no vídeo:

38 COMENTÁRIOS

  1. O melhor aluno de física e química da classe…pow essa profissão ja tem mais um na lista..kkkkkkkkkkkk

  2. Gosto muito de Engenharia Química ;pois nela se encontra os conceitos Da Matemática,Física aplicados na Química e também Petroquímica, Termoquímica, Eletroquímica e garanto que serei o próximo da Lista …

  3. esta é a profissao que desejo… nao sou melhor aluno em ciencia mas a dedicacao tomou conta de mim, me fară
    com que eu consiga se tornar um enginheiro quimico se deus quiser

DEIXE UMA RESPOSTA