Download do livro Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente

16
393

Download (baixar) livro Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente.
Download do livro Auto do Barca do Inferno de Gil Vicente
Cena da peça
Auto da Barca do Inferno é uma peça de Gil Vicente escrita por volta de 1517.  O “Auto da Barca do Inferno”, é uma sátira impiedosa da sociedade portuguesa do século XVI. Suas críticas não poupam ninguém – fidalgos, padres magistrados, mas também sapateiros e ladrões. Cada personagem traz, nas roupas ou nas mãos, os símbolos de seus pecados e deles não podem se desfazer; não há defesa contra as acusações do Diabo ou do Anjo.

Embora o Auto da Barca do Inferno não integre todos os componentes do processo dramático, Gil Vicente consegue tornar o Auto numa peça teatral, dar unidade de ação através de um único espaço e de duas personagens fixas ” diabo e anjo”.

A peça inicia-se num porto imaginário, onde se encontram as duas barcas, a Barca do Inferno, cuja tripulação é o Diabo e o seu Companheiro, e a Barca da Glória, tendo como tripulação um Anjo na proa.

Apresentam-se a julgamento as seguintes personagens:

* um Fidalgo
* um Agiota
* um Sapateiro
* Joane
* um Frade cortesão
* Uma alcoviteira;
* um Judeu usurário
* um Corregedor e um Procurador
* um Enforcado
* quatro Cavaleiros que morreram a combater pela fé.

Cada personagem discute com o Diabo e com o Anjo para qual das barcas entrará. No final, só os Quatro Cavaleiros e o Parvo entram na Barca da Glória (embora este último permaneça toda a ação no cais, numa espécie de Purgatório), todos os outros rumam ao Inferno. O Parvo fica no cais, o que nos transmite a ideia de que era uma pessoa bastante simples e humilde, mas que havia pecado. O principal objectivo pelo qual fica no cais é para animar a cena e ajudar o Anjo a julgar as restantes personagens, é como que uma 2ª voz de Gil Vicente.

A presença ou ausência do Parvo no Purgatório aquando do fim da peça acaba por ser pouco explícita, uma vez que esta acaba com a entrada dos Cavaleiros na barca do Anjo sem que existissem quaisquer outros comentários do Anjo ou do Parvo sobre o seu destino final.

Para fazer o download do livro Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente clique no link abaixo.

Download do livro Auto da Barca do Inferno.

Fonte do resumo: Wikipédia

COMPARTILHE

comentários

16 COMENTÁRIOS

  1. se puderem me mandem umas fotos com as roupas dos personagens .vamos apresentar uma sintese da peça e eu sou o frade e nao sei qual o figurino.

  2. gostaria de receber a copia do livro o Auto da Barca do Inferno

  3. gostaria de receber a copia do livroo auto da barca do inferno por email peo por favor

  4. goetaria de receber por email a copia do livro auto da barca do inferno,l poe por favor

    obrigada

DEIXE UMA RESPOSTA