Densidade e Concentração comum – Química

Como calcular densidade e concentração comum.
Solução - Densidade e Concentração comum
Em Química, mais especificamente em Soluções, a densidade serve para expressar a massa total de uma solução. Já a concentração comum expressa a massa de soluto em uma certa quantidade de solução.

Concentração comum

A concentração comum pode ser calculada através da seguinte fórmula: C = massa do soluto/ volume da solução. A unidade de concentração comum é composta por uma unidade de massa dividida por uma de volume. Exemplo:

Um frasco de um produto informa o seguinte: C = 50 mg/ml.

Responda: Quantos mg há em um ml? Quantos mg de soluto há em meio litro de solução?

Resposta: Há 50 mg de soluto para cada ml de solução. Usando a fórmula, temos: 50 = massa do soluto/500. Massa do soluto = 25000mg.

Densidade

A fórmula para calcular densidade é a seguinte: D = massa da solução/volume da solução. Exemplo:

Uma solução de 2 litros tem massa total de 1,103 Kg. Qual a densidade?

Resposta: Usando a fórmula, temos a seguinte expressão: D = 1,103/2. D = 0,55 Kg/L. A densidade é de 0,55 quilo por cada litro de solução.


Que tal saber mais de:

42 comentários em “Densidade e Concentração comum – Química

  1. adoorei!estaava cm duvida nessa materia agora ja me ajudou muito…Obrigada!Jaynne!

  2. adorei o site ! espero q vc’s falem mais sobre soluções…
    pois eu stou estudando isso esse ano.]
    tenhu algumas dúvidas; algumas já esclarecida pelo site outras ainda nãOo.
    blw !
    adorei!

  3. Achei realmente muito bom esse site,nos meus livros está muito confuso tal conteudo!

  4. Achei esse site maravilhoso, e me esta sendo muito útil, pois quando estudei tive muito pouco relacionado a esse assunto. Quero dizer esse site esta de parabens, pois ajudará muitos a suprir a deficiencias que muitos tem com essa matéria.
    Atenciosamente.

  5. adorei o site,a explicação adorei tudo vcs estão de parabéns …bjss

  6. A simplificação foi otima mais eu queria mqis detalhe sobre concentração de solução.

  7. ACHEI MEIO VAGO ACHO QUE PODERIA APROFUNDAR UM POUCO MAIS NAS EXPLICIÇÕES.DER MAIS EXEMPLOS APROFUNDAR MAIS NO ASSUNTO.NÉH?

  8. AMEI ESSE SITE,ME AJUDOU BASTANTE NA PROVA.QUE PENA QUE EU NÃO TENHO UM PROF QUE EXPLIQUE BEM ASSIM

  9. qual é a massa em gramas de hidroxido de sodio (NaOH) necessaria para se preparar 750ml de uma solução aquosa 2,0 mol/l ???
    me ajuda ai !!!!

  10. 150g de KOH ao serem dissolvidos em 600g de agua ; forneceram 630ml de solução . como calcular a concentração da solução expressa em g /L ??????? EXPLICA AI !!!

  11. Sabendo que NaOH tem o peso de 23+16+1=40g/mol e a concentração é 2,0mol/L Então temos 80g/L de concentração. Então usando a regra de 3: x=80g * 0,75L => 60g

  12. São dissolvidos 50g de um sal em 200g de água, originando uma solução cuja densidade é de 1,2g/cm3.Determine a concentração comum dessa solução.

  13. 1mL = 1,2g de solução, logo 250g = 208,3ml, então haverá 50g do sal em 208,3mL de solução portanto em 100ml haverá 24g,ou seja, C=24g para100ml de solução (24%). Valores aproximados, vide uma calculadora! Espero que a resposta ainda sirva.XD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>