Crase – O que é e onde não usar

Crase. O que é? Saiba onde não usar.
Crase
A Crase é um acento gráfico muito utilizando quando há a necessidade do uso da preposição “a” com o artigo “a”. Ao invés de usar o “a” duas vezes, usa-se apenas o “à”.

Por exemplo, veja a frase: “Vou à escola”. O verbo ir rege a preposição “a”, afinal quem “vai”, vai a algum lugar. O substantivo escola é feminino, portanto na frase acima a crase deve-se a fusão da preposição “a” com o artigo feminino.

Usos proibidos da Crase.

* Foi a Uberaba. (Voltou de Uberaba)

Para a crase ser utilizada, o seguinte exemplo deveria ser seguido: Foi à Itália. (Voltou da Itália)

* Em expressões repetidas: cara a cara, ponta a ponta.

* Quando a vem antes de plural

*Depois de “para”, “até”, “contra”, “perante” e outras preposições.


Que tal saber mais de:

32 comentários em “Crase – O que é e onde não usar

  1. Crase não é um acento gráfico. O acento que indica o fenômeno da crase é o grave. Não se pode confundir o fenômeno com o acento que indica sua ocorrência.

  2. gosto muito de navegar para aprender coisas novas, a minha dificuldade é sobre a crase pois estudo e gostaria de receber informações no meu e-mail… bjss

  3. pensa nunka pessoa q tem muita dificuldade em crase !” vou faz um prova caindo so crase! eu to muito nevorsa vale 10!!!!!! e eu nao sei nada

  4. “O substantivo escola é feminino, portanto na frase acima a crase deve-se a fusão da preposição “a” com o artigo feminino.”
    Falta uma crase nesa citação, pois o que “deve-se”, deve-se a (preposição) alguma coisa, portanto: … a crase deve-se à fusão da preposição “a” com o artigo feminino. Esta seria a forma correta.
    O grave é o símbolo gráfico que representa a crase, crase não é o acento, crase é a junção da preposição “a” com o artigo feminimo, como o texto mesmo diz!

  5. muito obrigado me ajudou muito!!!VALEU!!!E também eu aprendi que a crase ñ e um acento gráfico!!!!!!!!!!!!!!valeu!!!

  6. Poxa eu tenho um seminário, onde eu vou ter que falar tudo sobre a crase e eu ñ faço idéia :(

  7. Poxa eu tenho um seminário, onde eu vou ter que falar tudo sobre a crase e eu ñ faço idéia
    :(

  8. Crase é a junção da preposição “a” com o artigo definido “a(s)”, ou ainda da preposição “a” com as iniciais dos pronomes demonstrativos aquela(s), aquele(s), aquilo ou com o pronome relativo a qual (as quais). Graficamente, a fusão das vogais “a” é representada por um acento grave, assinalado no sentido contrário ao acento agudo: à.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>