Como estudar para o Vestibular

Como estudar para o Vestibular da Fuvest, UFMG, UEM e outros.
Como estudar para o Vestibular
O Vestibular é o vilão de muitos estudantes que desejam ingressar em uma universidade. Para ser aprovado é necessário muita dedicação, vontade e paciência.

É muito importante manter um ritmo de estudo. Estudar de manhã e a tarde é aconselhável, porém o recomendado é começar devagar e ir aumentando o ritmo de acordo com a sua capacidade.

Se não encontrar sossego ou espaço adequado para poder estudar sem desvios de atenção vá a uma biblioteca. Distrações fazem você perder a concentração e conseqüentemente a produtividade.

Programe um roteiro de estudos para uma semana. Isso ajudará você a manter o ritmo e a disciplina, o que é fundamental para um bom desempenho no vestibular. Exemplo:

- Segunda: Matemática
- Terça: Física
- Quarta: Português
- Quinta: Química
- Sexta: Biologia

Reserve um dia da semana para descansar. Durante esse período de estudos é muito importante relaxar para evitar descarga de adrenalina desnecessária o que pode causar alguns problemas como falta de memória. Descontrair pode ajudar você a lembrar do conteúdo estudado durante a semana.

Caso você opte por estudar a tarde e de manhã (alguns estudos dizem que de manhã é o melhor período para isso), deixe a noite para você relaxar. Saia com os amigos, veja Tv ou leia revistas que você goste, enfim, faça o que você gosta. 

O sono é muito importante, visto que é durante ele que o seu cérebro separa as informações que devem ser armazenadas das que serão esquecidas. Durma pelo menos 8 horas por dia.

Foque nas matérias que você mais possui dificuldade, caso não consiga saná-las através de uma pesquisa procure um professor ou fóruns na internet. Várias pessoas respondem dúvidas na internet sem cobrar nada por isso, apenas por gostar de ajudar.

Portanto, ser aprovado no vestibular não exige necessariamente noites mal dormidas e estresse. O estresse é natural, mas pode ser reduzido de modo que você não deixe sua vida completamente de lado para conseguir entrar em uma faculdade.


Gostou? Curta nossa página no Facebook e receba conteúdo exclusivo sobre Como estudar para o Vestibular.

Related Posts

18 Comentários


  1. eli, 5 anos atrás

    muito bom!!

    Responder


  2. Ana Karla, 4 anos atrás

    Muito bom mesmo

    Responder


  3. karine, 3 anos atrás

    valeu pelas dicas! valeu mesmo!

    Responder


  4. Osmar Ferreira, 2 anos atrás

    Ótimo!!!!

    Responder


  5. Damiana Aparecida da Silva, 2 anos atrás

    to indo pra segunda fase alguma dica

    Responder


  6. Alan Rodrigues Conceição, 2 anos atrás

    boas dicas

    Responder


  7. Nicholas Gomes, 2 anos atrás

    oi gatinho

    Responder


  8. Diego Paisana, 2 anos atrás

    é…falar é fácil. mas o que acontece na prática é diferente! para começar, não deveria ter vestibular pois as questões objetivas poder ser assinaladas aleatoriamente e obtiver o mesmo resultado! VESTIBULAR É INÚTIL! deveria ser pelo histórico escolar assim como EUA, Argentina, etc! SE PRECISAR ter vestibular (já que o governo NÃO INVESTE COMO DEVE NAS ESCOLAS) que seja gratuito, pois não a necessidade de tarifas, já que pagamos impostos e com eles o governo consegue TRANQUILAMENTE pagar os gastos na confecção das provas!!! http://www.youtube.com/watch?v=bLLWx_CN6xE

    Responder


  9. Amanda, 2 anos atrás

    Ótimas dicas, ajudou bastante! Agora, mãos à obra! =)

    Responder


  10. Rafael, 2 anos atrás

    O’que você estuda so a noite… Pois não tenho tempo nem de manha nem a tarde !

    Responder


  11. Marrone Lima, 2 anos atrás

    ótimas dicas..estou tentando colocar meus estudos em dias..já que trabalho durante todo dia e a noite faço curso téc.Enfermagem..meu maior sonho é poder prestar vestibular e passar..muitos nos colocam pra baixo..porém aqueles verdadeiros amigos nos apoiam e nos ajuda com palavras de apoio… gostei de todas a dicas…tenho fé que tudoo vai dar certo..basta acreditar e buscar o meu objetivo… ^^

    Responder


  12. Pedro Henrique Chanca Louzada, 2 anos atrás

    o foda Diego Paisana… é que no EUA as escolas de ensino fundamental/Médio são muio bem padronizadas, e a maioria publica… Agora aqui no Brasil as coisas são bem diferentes…

    Responder


  13. Pedro Henrique Chanca Louzada, 2 anos atrás

    o foda Diego Paisana… é que no EUA as escolas de ensino fundamental/Médio são muio bem padronizadas, e a maioria publica… Agora aqui no Brasil as coisas são bem diferentes…

    Responder


  14. Karina Oshiro, 2 anos atrás

    Pois é,este artigo realmente ajudou. Nem estou nesta fase ainda,estou me preparando pra passar no vestibulinho da ETEC GV.

    Responder


  15. Thaise, 1 ano atrás

    Adorei , tenho que focar muito em matemática (:

    Responder


  16. Kaique Souza, 1 ano atrás

    Boas dicas!!

    Responder


  17. Rafinha Teixeira, 1 ano atrás

    Boas dicas! São muito úteis para estudar melhor para os vestibulares.

    Responder


  18. Alessandra Fu, 6 mêss atrás

    Para quem ainda tem dúvidas de como estudar para o vestibular e precisa de: REsumos, materiais, dicas… Veja o site que eu achei!Totalmente grátis…vale a pena cadastrar! https://www.examtime.com/pt-BR/guias/guia-de-estudos-para-o-vestibular/

    Responder


Poste seu comentário

Siga-nos

Receba por email

logo rss

Digite seu email abaixo e receba nossas últimas atualizações por email.

Coloque o seu email abaixo: