Como estudar para o Vestibular

18
309

Como estudar para o Vestibular da Fuvest, UFMG, UEM e outros.
Como estudar para o Vestibular
O Vestibular é o vilão de muitos estudantes que desejam ingressar em uma universidade. Para ser aprovado é necessário muita dedicação, vontade e paciência.

É muito importante manter um ritmo de estudo. Estudar de manhã e a tarde é aconselhável, porém o recomendado é começar devagar e ir aumentando o ritmo de acordo com a sua capacidade.

Se não encontrar sossego ou espaço adequado para poder estudar sem desvios de atenção vá a uma biblioteca. Distrações fazem você perder a concentração e conseqüentemente a produtividade.

Programe um roteiro de estudos para uma semana. Isso ajudará você a manter o ritmo e a disciplina, o que é fundamental para um bom desempenho no vestibular. Exemplo:

– Segunda: Matemática
– Terça: Física
– Quarta: Português
– Quinta: Química
– Sexta: Biologia

Reserve um dia da semana para descansar. Durante esse período de estudos é muito importante relaxar para evitar descarga de adrenalina desnecessária o que pode causar alguns problemas como falta de memória. Descontrair pode ajudar você a lembrar do conteúdo estudado durante a semana.

Caso você opte por estudar a tarde e de manhã (alguns estudos dizem que de manhã é o melhor período para isso), deixe a noite para você relaxar. Saia com os amigos, veja Tv ou leia revistas que você goste, enfim, faça o que você gosta. 

O sono é muito importante, visto que é durante ele que o seu cérebro separa as informações que devem ser armazenadas das que serão esquecidas. Durma pelo menos 8 horas por dia.

Foque nas matérias que você mais possui dificuldade, caso não consiga saná-las através de uma pesquisa procure um professor ou fóruns na internet. Várias pessoas respondem dúvidas na internet sem cobrar nada por isso, apenas por gostar de ajudar.

Portanto, ser aprovado no vestibular não exige necessariamente noites mal dormidas e estresse. O estresse é natural, mas pode ser reduzido de modo que você não deixe sua vida completamente de lado para conseguir entrar em uma faculdade.

COMPARTILHE