Ciência da Computação: Salário, Mercado e Faculdades

Salário, mercado de trabalho e universidades de Ciência da computação.
Ciência da Computação: Salário, mercado de trabalho e faculdades
O profissional formado em Ciência da Computação tem como principal atribuição a criação de softwares. Para isso, ele precisa gerenciar equipes e analisar as necessidades do usuário. Ele é o responsável pela criação dos programas de gestão de supermercados, locadoras até do mais completo sistema de gerenciamento de informação.

Se eu me formar em Ciência da Computação, o que posso fazer?

Você pode trabalhar com marketing e vendas, banco de dados e desenvolvimento de softwares. Também pode trabalhar com suporte, ou seja, auxiliando usuários de determinado programa.

O que é necessário aprender antes de ingressar em uma faculdade para cursar Ciência da computação?

Além de algumas coisas ensinadas no curso de Matemática, durante o ensino fundamental e médio, o domínio do inglês é fundamental.

Quais são as disciplinas do curso de Ciência da computação?

1° semestre
Introdução à Computação
Introdução à Probabilidade e à Estatística I
Cálculo Diferencial e Integral I
Álgebra I para Computação

2º semestre
Princípios de Desenvolvimento de Algoritmos
Introdução à Probabilidade e à Estatística II
Cálculo Diferencial e Integral II
Álgebra Linear para Computação
Física I

3º semestre
Laboratório de Programação I
Estruturas de Dados
Álgebra Booleana e Aplicações
Noções de Probabilidade e Processos Estocásticos
Cálculo Diferencial e Integral III

4º semestre
Métodos Formais em Programação
Laboratório de Programação II
Métodos Numéricos da Álgebra Linear
Álgebra II
Cálculo Diferencial e Integral IV
Física II

5º semestre
Programação Linear
Conceitos Fundamentais de Linguagens de Programação
Algoritmos em Grafos
Análise de Algoritmos
Sistemas de Bancos de Dados
Língua Portuguesa

6º semestre
Engenharia de Software
Organização de Computadores
Sistemas Operacionais

7º semestre
Programação Concorrente
Trabalho de Formatura Supervisionado (2 semestres)

8º semestre
Trabalho de Formatura Supervisionado

Essas são as disciplinas obrigatórias do curso na USP, se você deseja ver as disciplinas optativas clique aqui.

Quais as melhores faculdades de Ciência da Computação?

A PUC-RS, UFC, UFRJ, USP, Unesp, Unicamp e UFV são algumas universidades bem conceituadas. Você também pode dar uma olhada no conceito obtido por determinada faculdade no Enade.

Como está o mercado de trabalho para o recém-formado em Ciência da Computação?

Alguns especialistas afirmam que o mercado de trabalho está sempre e expansão. Inclusive, há até uma certa carência do mercado por bons profissionais.

É muito comum o estudantes se deparar com diversas oportunidades de estágios. “Há muitas oportunidades de emprego. É muito difícil você ver um aluno sair da faculdade sem algo em vista, por mais simples que seja. Mas, para se dar bem, é necessário estar sempre atualizado”, disse a professora Teresa Cristina, coordenadora do curso da UFF.

Qual o valor do salário de um profissional recém-formado?

Especialistas calculam que o salário de um recém-formado fique em torno de R$ 1.500 e 2.000.

——–

Veja abaixo um depoimento sobre o curso de um profissional formado.


Que tal saber mais de:

120 comentários em “Ciência da Computação: Salário, Mercado e Faculdades

  1. Anderson Santos DE NADA, olha TI é a área significa Tecnologia da Informação, ou seja Ciências da computação é TI, é um curso que é muito abrangente, muitas pessoas falam mau do curso porque ele tem um nível de desistência médio, as pessoas desistem mais porque o curso não é aquele divertimento que elas pensam, ou na maioria das vezes porque não aguentam a matemática e tem preguiça ai eles desaniman as pessoas que querem somente porque eles não conseguiram, eu não sou bom em matemática e ganhei uma bolsa integral nesse curso, a matemática se agente quiser consegue, hoje eu vejo ela de outra forma, muito espetacular, se você tem esse problema na matemática não desista, faça igual eu, leia livros etc, te recomendo um que é ótimo se chama aumente sua habilidade com os números, ele tira várias dúvidas sobre a matemática básica me ajudou muito. Espero ter ajudado.

  2. Anderson Santos o que vc quer dizer com num vira ? me ajuda ae to pensando em estudar isso !

  3. Anderson Santos o que vc quer dizer com num vira ? me ajuda ae to pensando em estudar isso !

  4. Salário inicial de 1500 e 2 mil reais? Putz, tem nego ganhando duas vezes isso fazendo malabarismo em semáforo…As pessoas prostituem o mercado, é foda viu.

  5. Nem começa Estudar filhão Faz outra coisa isso mais pra frente vai te deixar careca e com muitos estresses rs

  6. olha só, sei que tudo gira em torno do dinheiro .. porem, se alguém optar por esse curso , tem que faze-lo por gostar de programação ….. gostar de ficar horas e horas escrevendo paginas e mais paginas de códigos , tem que fazer por amor !!!! por ver o resultado final e se orgulhar pelo esforço e dedicação que se pois a realizar!! Se entrar nessa pelo dinheiro , no mínimo serão programadores frustados , sem criatividade que sempre estarão se queixando da vida.. entre nesse mundo pra SER alguém .. não pra ter alguma coisa !!!!!!!!!!

  7. Bem, por onde começar?
    Primeiro, esse salário representa o inicio de uma carreira. Não um emprego.
    Uma carreira esse salário de bosta pode triplicar em questão de 2, 3 anos. Com 10 anos nessa carreira você estará ganhando pelo menos 10 mil reais por mês.
    Um emprego como técnico em informática (formata PCs e talz) ganha seus 1500 até 2400 para o resto da vida.

    Por ultimo, 1500 a 2000 é o minimo do minimo que você recebera assim que você sair da faculdade.
    Da mesma forma que se você estudar para caralho, você pode receber uns 4, 5, 6 mil reais para cima assim que sair também. É importante ter certificação.
    Tudo depende de você amigo.

  8. Luccas Marim Disse tudo. Aqui no Brasil as pessoas tem pouca visão sobre o nosso curso, mas lá fora, Ciências da computação é considerado um dos cursos mais valiosos e lucrativos, aparecendo frequentemente entre os 10 melhores. Em Nova York, um simples desenvolvedor ganha em média 80 mil dólares por ano. Sem contar que no ramo acadêmico, um cientista da computação com mestrado ou doutorado é uma mente super rara e valorizada, há uma quantidade alta de empresas de desenvolvimento e pesquisa que precisa de gente conhecedora de mineração de dados, inteligência artificial e otimização combinatória: coisas que cabem ao cientista da computação (um engenheiro de software pode até saber, mas é incomum e ninguém procura qualidades deste tipo em engenheiros de software). Acho que essa postagem só fala sobre o mais simples acerca desse curso. "Desenvolvimento de Software" é tão vago quanto dizer "Trabalhar no hospital".

  9. Rui Roberto Filho vc falou certo,eles que não entenderam que aquele salário é de um recém formado na área.
    mas eae,o curso é muito difícil? por ter um pouco de matemática eu fico com receio de entrar.

  10. Gabriel Bomfim de Castro O curso é difícil! mas não é coisa de outro mundo (é assim). Tem muita matemática, mas é diferente dos cursos de engenharia, física, ou matemática. Você estuda matemática discreta, lógica, teoria dos grafos, teoria da computação (que eu considero uma área da matemática) para poder analisar, criar algoritmos, mas quando eu digo "criar algoritmos" eu não me refiro ao simples ato de programar, eu me refiro ao ato de desenvolver uma estratégia para resolver um problema que não é trivial. Muitos problemas precisam de muito mais do que criatividade para serem resolvidos, precisam de muita matemática e precisam de um algoritmo que os resolvam eficientemente. Existe uma classe de problemas que NINGUÉM NO MUNDO sabe como resolver eficientemente, ninguém sabe se existe algum algoritmo que resolva eficientemente para qualquer instancia, essa classe de problemas é chamada NP-completo (leia sobre o problema P vs NP), e esses problemas vivem aparecendo no nosso dia-a-dia. Um dos principais trabalhos do cientista da computação é tratar desses problemas, criar aproximações, alcançar bounds, reduções, pra conseguir bons resultados e pra isso, muita matemática. Mas não tenha medo, eu não diria que é pior do que engenharia ou física, o nível de desistência é sempre muito parecido em todos esses cursos.

  11. até um pião de Obras esta ganhando mais que essa miséria de salario rs kkk

  12. David Oliveira Muito obrigado pela resposta,Era isso que eu queria saber mesmo.
    vou terminar meu 3ºAno Do ensino médio e quem sabe um dia eu trabalhe com essa area. Obrigado.

  13. Joalison Lima Não exatamente, depende de onde você vai fazer. Na ufc de quixadá por exemplo, só tem até o calculo I, do calculo II pra frente é opitativo. Porém, lá tem mais disciplinas voltadas a computação propriamente dita, como linguagens formais, compiladores, estruturas de dados 2 e teoria da computação (acho que é uma pena essa grade da USP ter tanta disciplina de calculo, fisica, algebra 2 e até lingua portuguesa quando poderia ter mais disciplinas de computação que são extremamente importantes, eu não faria computação na USP).

  14. Rui Roberto Filho pelo q fiquei sabendo o salario inicial esta entre 2000 mil a 4000 mil reais é um bom salario e no auge pode alcançar ate os 16000 mil reais isso depois de 15 apos ter sido formado é sim um ótimo salario

  15. é possivel, se você se esforçar muito. Tu pode sim trabalhar na Microsoft ou na Google antes mesmo de se formar, se for capaz de oferecer o que eles querem. Aliás, sabe o que eles querem? gente que entenda além do básico, além do que você encontra nos tutoriais de internet. Gente que tenha talento, que sabe gerenciar o tempo, que consegue aprender coisas novas rapidamente. Não importa se você domina Java, se sabe tudo de desenvolvimento ágil com Scrum, ou sabe programar hash tables pra melhorar a eficiência de banco de dados. O que importa é se você consegue se adaptar e aprender rapidamente qualquer coisa nova que surgir! Um cientista da computação não é só o cara que programa, um cientista da computação tem conhecimento pra criar uma nova linguagem. Você tem que ser o cara que cuida da TI de uma empresa, que cuida de desenvolver um framework assim que a empresa estiver com algum tipo de problema. É esse o tipo de pessoa que empresas como Google e Microsoft precisam, uma pessoa que está pensando em 2090.

  16. Vixxiiii o Juninho Silva com CURÇO tecnico ganha bem mais que isso???? Mesmo não sabendo que CURSO é com ´S´ ??? kkkkkkk o negócio está feio mesmo!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>