Resumo e História da Cartografia

2
446

O que é Cartografia?

Você já procurou países no globo terrestre da escola? Passou horas olhando as páginas do Atlas? Já precisou de um mapa para se localizar? Todas essas ferramentas que utilizamos quase sem perceber (mapas, globo, atlas, cartas, plantas) são o produto do processo de cartografia. Veja abaixo nosso resumo sobre o que é cartografia e um resumo de sua história.

O que é Cartografia?

Simples! O processo cartográfico é o estudo, análise, composição e representação de observações, fatos, fenômenos e outros dados de vários campos científicos relacionados à SUPERFÍCIE TERRESTRE. Isso é a Cartografia.

História da Cartografia

A origem da cartografia ainda é motivo de discussões: alguns historiadores dizem que se iniciou na Grécia Antiga, mas outros afirmam que a produção de mapas é anterior até mesmo ao processo de escrita. A verdade é que desde as épocas mais remotas, o homem sentiu a necessidade de se localizar no espaço terrestre. Entre os vários mapas antigos encontrados, é possível perceber que as técnicas para escrever os mapas foram evoluindo em cada civilização.

Com isso, é possível que todas as civilizações do mundo tivessem alguma forma de representação do espaço que conheciam, mesmo que da forma mais primitiva.

Atualmente, a sociedade conta com técnicas mais elaboradas e tecnologias que permitem representações cada vez mais fiéis da superfície terrestre. Para criar essas representações, é utilizada uma técnica matemática chamada Projeção.

O que é a projeção?

Imagine que você tem uma esfera com vários desenhos, e precisa transformá-la numa superfície plana. Você só conseguiria se esticasse algumas partes dela, principalmente as áreas dos polos.
Dessa forma, os desenhos que estivessem mais próximos dos polos seriam distorcidos, e ficariam maiores em relação aos outros desenhos. Então, como fazer com que as imagens no plano sejam correspondentes à imagem da esfera, sem deformar seus desenhos?

Uma das maiores dificuldades da cartografia é representar, num plano, uma superfície curva como a da terra. Para minimizar as deformações, utiliza-se um método, através do qual cada ponto do mapa corresponda a um ponto da terra, e vice-versa. Esse método é a projeção.

Você já observou aquelas linhas no mapa mundi? Sim, são os meridianos e paralelos! Eles não estão ali apenas para calcular os fusos horários. Os meridianos e os paralelos são um arranjo sistemático, para que sobre eles, possa ser traçado um MAPA. Pronto, isso é a Projeção Cartográfica!

Essas técnicas de projeção são utilizadas desde a Grécia Antiga, e evoluíram até o período após a renascença, quando o holandês Gerardo Mercartor criou uma técnica simples de projeção que até hoje é usada nas projeções do mapa mundi.
Além da projeção de Mercartor, muitas outras técnicas de projeção são utilizadas, cada uma com um arranjo de linhas diferentes, resultando em projeções diferentes.

Você viu que a Cartografia é um processo que resulta em mapas, globo, cartas e plantas. Mas o que é cada uma dessas ferramentas? Vamos começar com os mapas.

Mapas

Mapas. O que é cartografia
Mapas. Um dos tipos de projeções cartográficas. [email protected]

Um mapa é a representação gráfica, geralmente em uma superfície plana e com uma determinada escala, das características físicas e culturais da superfície da terra, de outro planeta ou de um satélite.
O mapa é frequentemente construindo em pequena escala, e cobre territórios mais ou menos extensos.

Carta

Carta de Cartografia
Carta. Um dos tipos de projeções cartográficas. Via @morguefiles

É a representação de aspectos naturais e artificiais da terra. Muitas vezes é empregado como sinônimo de mapa, mas tem uma função específica e é construída em escalas muita maiores, conferindo muito mais precisão do que os mapas.
A carta é destinada a fins práticos da atividade humana, principalmente em relação a distâncias, direções e localizações geográficas de pontos e áreas.

Planta

Planta Cartografica
Exemplo de uma planta. No caso foi utilizado a da casa do BBB 5, como exemplo. Via @Wikipedia

Você já viu a planta de uma casa? Já viu quantos detalhes podem conter nela?
É isso mesmo! Uma planta é a representação gráfica de uma área com uma escala muito grande, e tem a finalidade de fornecer a maior quantidade de detalhes que for possível.
A superfície que a Planta compreende é muito pequena, de forma que a curvatura da sua extensão pode ser desprezada.

Globo

Globo. Um dos tipos de projeções cartográficas.
Globo. Um dos tipos de projeções cartográficas. Via @morguefiles

É a representação, em escala muito pequena, de todo o planeta. O seu formato corresponde ao formato esférico da terra, de forma que não tenha distorções em relação ao tamanho dos territórios. É a representação mais fiel do planeta.

Resumo sobre Cartografia

Veja abaixo um resumo em forma de mapa mental sobre os conceitos apresentados nesse texto sobre cartografia. Clique na imagem para visualizar em resolução completa.

Resumo sobre os conceitos de cartografia em forma de mapa mental
Resumo sobre os conceitos de Cartografia

Gostou? Compartilhe esse post no Facebook e ajude seus amigos a se preparem para o ENEM também.

Você também pode gostar de: Resumo sobre Blocos Econômicos: Mercosul, UE, ALCA e Nafta

COMPARTILHE

comentários

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.