Cadeia Alimentar–Teia & Pirâmide

 

Olá, Vestibulandos!

Vamos dar continuidade ao ciclo de estudos que findará em poucos meses, quando os esforços e estudos deste ano serão recompensados.

Hoje o assunto a ser explanado são as cadeias alimentares.

 

Mas, o que são cadeias alimentares?

Partiremos do princípio: Cada espécie convive com outras diferentes em um ambiente. Estas espécies convivem e estão ligadas entre si, servindo de alimento e sobrevivência uma das outras; como uma grande cadeia ou corrente. Uma espécie serve de alimento para outra, servindo sua própria matéria (corpo) e energia para a outra utilizar. A este fluxo e segmento de crescimento entre uma e outra espécie que alimenta-se da outra damos o nome de Cadeia Alimentar.

 

Como funciona a Cadeia Alimentar?

É através de um organograma ou fluxograma simples, onde setas servem de indicação para mostrar o sentido que a matéria de um organismo serve para outro que funciona uma cadeia alimentar. O sentido destas setas sempre será utilizadas de forma  a entender-se unidirecionalmente; do produtor para o consumidor.

 

O que é uma Teia Alimentar?

teia_alimentar

Este fluxo organizado e simples que demonstra qual matéria cedeu energia a outra é sempre um ciclo pois na natureza este fluxo são teias alimentares; considerando que estas teias são um agrupamento de cadeias alimentares.

 

O que é uma Pirâmide Alimentar?

Para exemplificar uma cadeia  e teia alimentar; utilizamos a Pirâmide Alimentar. As pirâmides são estruturas que dividem em níveis tróficos as espécies que utilizam-se uma das outras na cadeia alimentar.

 

Divisão em Níveis Tróficos/ Tipos de Pirâmides

O primeiro nível trófico e base da pirâmide é sempre das espécies produtoras. O segundo nível trófico é onde fica classificado o consumidor primário; enquanto o terceiro nível trófico consequentemente classifica o consumidor secundário. A pirâmide também serve como um indicador da quantidade de organismos presente nos níveis da cadeia. E; por esta ótica, o maior nível será sempre o com maior quantidade de organismos. Pelo desenho da pirâmide é possível observar o eqúilíbrio e desiquilíbrio da cadeia alimentar.

A pirâmide alimentar também serve para dividir a biomassa e a energia de cada matéria que constrói a pirâmide. A divisão e estrutura dá-se da mesma maneira em todos os tipos de pirâmides: produtores, consumidores primários, secundários, terciários…

piramide_ecologica

 

Bom, pessoal; Por hoje é só!

Dúvidas e questionamentos podem ser deixados nos comentários!

 

“O estudo é uma espécie de alimento natural da mente. “
( Robert Louis Stevenson )

 

Por Teresa Almeida

 

 


16 comentários em “Cadeia Alimentar–Teia & Pirâmide

  1. what??? hahaha.
    olha você, primeiramente, estuda, depois faz vestibular pra letras, passa, estuda e se forma.

  2. aff. ignorância, então primeiramente você pode fazer o Enem e conseguir se cadastrar no sisu, prouni ou fies que são programas oferecidos pelo governo, ou então entrar na universidade/faculdade que você preferir pela prova da mesma,ou seja, você presta a prova para letras,mas estude bastante para conseguir entrar, pois a concorrência é grande!Mas você é novinha ainda flor, tente se acalmar que até lá falta muito ainda, se dedique agora para se dar daqui pra frente.Boa sorte!

  3. muito bom mais sou novato e queria saber oque é, secundários, primarios e também queria saber oque significa tróficos..Gostei muito dos exemplos e das dicas.Obrigado.

  4. Muito legal mesmo… Sugestões mas que precisas para com a probabilidade de assim poder me dar bem no simulado deste ano. Muito obrigadão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>