Algarismos Romanos

Algarismos Romanos
Os Algarismos Romanos foram obviamente desenvolvidos pela civilização romana.  O seu período principal de uso foi durante todo o império.

Atualmente, os algarismos romanos são usados em relógios, páginas e na indicação de séculos. O sistema romano utiliza-se de letras que possuem um valor numérico. Por exemplo, a letra X tem o valor do número 10.

Para formar números como 2 e 3, é usado o algarismo I de acordo com o número que você deseja obter. O número 3 fica III e 2 II. Já o quatro é uma combinação do 1 com o 5, ficando IV.

Algarismos Romanos:

1 – I
5 – V
10 – X
40 – XL
49 – XLIX
50 – L
70 – LXX
100 – C
150 – CL
500 – D
1000 – M

A partir da tabela acima, é possível perceber como funciona os algarismos romanos e formar números como 77, que é igual a LXXVII.


166 comentários em “Algarismos Romanos

  1. pelo amor de Deus me ajudem com os algarismos romanos,meu filho tem umas letras que não consigo decifrar MIM vale quanto?

  2. Porque eles ainda sao mto emportante para nós , ate mesmo porque eles estam em mtas partes ainda , em relogios , entre outras

  3. OII E MUITO APRENDER NUMEROS ROMANOS EU VOU DO 4 ANO E BOM MINHA PROFE CHAMA ANNIK ELA SO PASSA ISSO DE MATEMATICA SO ISSO NÃO NE OUTRA COI DE X ROMANOS

  4. E tudo besteira , mas valhe a pena ver só um bocadinho , mas ainda acho muito chato kkkkk :D kkkkkk

  5. :D(l) e muito chato não tem nada a ver uma coisa com a outra , voçê concorda ou não , ? :D

  6. mulher não seja ingui ok ? :D
    e muito fei ser inguinorante ta legau gente , falo com esperanssa é fé no coração :D

  7. EU ACHEI ESTE SITE DEMAIS E UMA MARAVILHA PARA QUEM ESTA FAZENDO UMA PESQUISA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>