Algarismos Romanos

166
143

Algarismos Romanos
Os Algarismos Romanos foram obviamente desenvolvidos pela civilização romana.  O seu período principal de uso foi durante todo o império.

Atualmente, os algarismos romanos são usados em relógios, páginas e na indicação de séculos. O sistema romano utiliza-se de letras que possuem um valor numérico. Por exemplo, a letra X tem o valor do número 10.

Para formar números como 2 e 3, é usado o algarismo I de acordo com o número que você deseja obter. O número 3 fica III e 2 II. Já o quatro é uma combinação do 1 com o 5, ficando IV.

Algarismos Romanos:

1 – I
5 – V
10 – X
40 – XL
49 – XLIX
50 – L
70 – LXX
100 – C
150 – CL
500 – D
1000 – M

A partir da tabela acima, é possível perceber como funciona os algarismos romanos e formar números como 77, que é igual a LXXVII.

166 COMENTÁRIOS

  1. se nos livros em sites e comentarios diz que o 4 em numeraçao romane e IV pq no relogio de varios lugares fotos paisagens figuras de livros e etc esta assim : IIII

  2. Trabalho para ser entregue amanhã dia 10/09/2008. POr favor para finalizar o trabalho preciso com Urgencia, da seguinte informação. Qual os Países ainda utilizam os Algarismos Romanos. Obrigada pela Atenção.

  3. Gostei das informações contidas no site, porém não consegui encontrar uma informação que considero importante sobre os números romanos. Gostaria de saber em qual (ou quais) lugar(es) do mundo ainda são utilizados os algarismos romanos?
    Se puderem responder agradeço.

    Atenciosamente,

    Alessandra.

  4. Olá Iara. Segundo o livro de matemática Lógica do cálculo, da Ursula Marianne Simons e outros…p. 50 – contando como os Romanos, a contagem era feita usando os dedos, sendo que o 1 era para o demo mínimo e assim sucessivamente e o 4 era representado pelos 4 dedos. Mas com o passar do tempo os próprios romanos mudaram, ficando então: IV.
    Espero tê-la ajudado. Um abraço.
    Profª Simone

  5. estou com umtrabalho para a proxima quarta o qual me pergunta para que sao usados os algarismos romanos pode me ajudar?

  6. Axo q deveria colocar os outros numeros também como:quinze,dezesseis q assim vai!

  7. Segundo o livro de matemática Lógica do cálculo, da Ursula Marianne Simons e outros…p. 50 – contando como os Romanos, a contagem era feita usando os dedos, sendo que o 1 era para o demo mínimo e assim sucessivamente e o 4 era representado pelos 4 dedos. Mas com o passar do tempo os próprios romanos mudaram, ficando então: IV.

  8. oi meu nome é kesiane mais sou acostumada q me chamem de kesia, tenho 10 anos faço aniversario em março e não sei quase nada sobre algarismo romanos quero muito aprender mais da matematica pra mim a matematica é muito dificel mais pra muitos é mais facíl q português!

  9. oiee gostaria que vcs me ajudassem eu preciso dos numerais romanos para amanha de 1 a 1000 so que eu sei ate o 50 se vcs puder me ajudar…
    obrigada
    espero que vc me ajude
    atenciosamente
    natalia rigueti

  10. minha professora me passou pra mim fazer um trabalho de algarismos romanos de um a mil certinho cem pular nada tem como voce me passar certinho não to conseguindo fazer vc pode fazer isso pra mim ?
    muito obrigada

    anderson

  11. estou com o mesmo problema vc conseguiu a resposta, pq agora eu estou precisndo dela

  12. eu acho os numeros romanos muito legais só que vcs diviam colocar mais numeros romanos

  13. eu tenho q fazer do 1 ao 21 pra amãnha e ñ sei nada me ajude por favor

  14. Só para frisar, o número 49 citado acima nesse artigo está escrito de forma errada, o valor em romanos é XLIX e não IL. Um abraço…

    Prof. Jonas

  15. Prof. Jonas, gostaria de uma explicação sobre o fato de estar errado o numero 49 em algarismo romano IL. Pois meu filho esta fazendo um trabalho na escola. Obrigada.

  16. os números ainda são utilizados para escrever séculos, capítulos de livros, nomes de reis, papas, ruas e mostradores de relógios!

    espero ter ajudado

  17. OI flor

    Matemática não é difícil não
    Só que você tem que escolher um entre dois caminhos: ou vc gosta de matemática e por isso aprende ou você aprende e passa a gostar!

    Sempre digo aos meus alunos que se eles gostarem da matéria fica muito mais fácil entender!

    Comece a pensar assim, talves isso te ajude ^^

  18. corrigindo erro de digitação

    MCDXCVIII

    M= 1.000
    CD= 500-100, ou seja 400
    XC= 100- 10, ou seja 90
    VIII= 8

    att

  19. Os números romanos possuem 4 regras para sua escrita

    Uma de suas regras determina quais símbolos podem aparecer a esquerda ou a direita de outros simbolos, sendo assim:

    O simbolo I só pode ser escrito antes dos símbolos V ou X;
    O símbolo X só pode ser escrito antes dos símbolos L ou C;
    O símbolo C só pode ser escrito antes dos símbolos D ou M;

    sendo assim, o I não pode aparecer antes do símbolo L!!!

    espero ter ajudado

  20. os símbolos romanos são somente 7
    I-1
    V-5
    X-10
    l-50
    C-100
    D-500
    M-1.000

    com esses símbolos é possível escrever TODOS os números.

    OBS: um traço encima do símbolo multiplica seu valor por 1.000
    Dois traços multiplica por 1.000.000

    att

  21. olá, o traço em cima da letra pra multiplicar o valor por 1000, pode num mesmo número, exemplo, o número 6.300, posso colocar VICCC [sendo o VI com um traço em cima]? pois não encontrei outra forma… e em todos os lugares que exemplificava o uso do traço, só vi no número inteiro, ou seja, em cima de todas as letras.
    Essa minha resposta é pra amanhã, caso alguém possa me ajudar, serei SUPER grata.

  22. gente eu preciso de ajuda estou em duvida como se escreve 29 em romanos preciso de responder ate amanha

  23. gente estou em duvida como se escreve 29 em numeros romanos nao sei se e l x x x ou x x x l qual e a resposta gente me ajude!!!!!!!

  24. ooooooooooooooooooooiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii eu acho isso um maximo……………

  25. numeros romanos e muito facil e so pensar um pouco….um pouco…..pensem…um pouco….

  26. DECIFRA ESSA QUE NEM EU CONSEGIR DESSIFAR?
    SE EU TENHO MDCLV DE CARROS E MEU IMAO TEM MMDCLV QUANTOS CARROS NOS TEMOS AO TODO?

  27. por que as datas vem com algarismo que nois conhesemos e o ségulo vem com algarismo romanos?

  28. gente eu prescizo de varios algarismos eu achei alguns em outro sit mais gostei muito desse podem me ajudar a achar o sit ou os numeros?

  29. segundo a matematica esses algarismos romanos pode ser usado na matematica e tem valores como 1,5,10,49,50,70,100,150,500 e 1000 mais pode ser usado para 59 usado como LVIIII, 27 usado como XXVII 469 usado como CCCCLXVIIII 549 e usado como DXXXXVIIII e etc…

  30. GOSTARIA DE SABER,POR QUE O NÚMERO 49, EM ALGARISMOS ROMANOS, NÃO PODERA SER IL? POR FAVOR ME AJUDEM .

  31. pelo amor de Deus me ajudem com os algarismos romanos,meu filho tem umas letras que não consigo decifrar MIM vale quanto?

  32. Porque eles ainda sao mto emportante para nós , ate mesmo porque eles estam em mtas partes ainda , em relogios , entre outras

  33. OII E MUITO APRENDER NUMEROS ROMANOS EU VOU DO 4 ANO E BOM MINHA PROFE CHAMA ANNIK ELA SO PASSA ISSO DE MATEMATICA SO ISSO NÃO NE OUTRA COI DE X ROMANOS

  34. E tudo besteira , mas valhe a pena ver só um bocadinho , mas ainda acho muito chato kkkkk 😀 kkkkkk

  35. :D(l) e muito chato não tem nada a ver uma coisa com a outra , voçê concorda ou não , ? 😀

  36. Odiei esse sit , 😀 e muito chato né e brega pra chuchú kkkkkkkkk :D:D:D

  37. mulher não seja ingui ok ? 😀
    e muito fei ser inguinorante ta legau gente , falo com esperanssa é fé no coração 😀

  38. EU ACHEI ESTE SITE DEMAIS E UMA MARAVILHA PARA QUEM ESTA FAZENDO UMA PESQUISA

  39. eu naum acho chato pq destrai a cabeça por isso mais é um pouquinho deficil bjos

  40. esse negoço sever mais pra frecos essa pessoa que escreveu ele é um homem safado e nao tem vegonha na cara não ele é um puto

  41. odiei ……… pergunta uma coisa e responde outra q ñ tem nada a ver !!!!!

    esse site é uma porcaria !!!!!

  42. meu deus bota ai de 1 ate 1000 or que chato esse site nao presta pra nada
    !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!……………………………

  43. esse saite é uma porcaria não gostei precisava algarimos romanos do vinte ao trinta estou aprendendo isso no 4 ano e precisava estudar esses ALGARISMOS

  44. ouu esse site é muito p*** nada ave.so os nerds que gostam desse site que é uma porcaria..

  45. isso é uma coisa muito ediota ! seu burro escrever todos os algarismo ñ só 10 20 30 40 ….. ! seu burroooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo……………………!

  46. o motivo de o 4 do relogio ser iiii é pq iv é o começo do nome de jupiter (ivpiter) , que era um deus, antes dos romanos adotarem a religiao católica 😀

  47. Gostei muito dos comentarios sobre os romanos sou especialistas tanto verdade pois sou dono do limite dos algarismo romanos se que conhecer acesse feitos incriveis ou irados e você vai conhecer o limite.

  48. estou ti aguardando no meu glogo la voce vai encontra muita coisas legais asese feitos incriveis ou irados

  49. GOSTARÍA DE SABER COMO EU FAÇO NÚMERO 10,000 EM ALGARISMO ROMANOS? E A ASSIM! M M M M M M M M M M

  50. des mil em algarismo romano e um x e um traço sobre ox quer conheser ater o limite em algarismo asese o blog feitos incrives ou irados.

  51. A, meu fala sério, esse foi o pior site q já etrei… Eu pedi TODOS OS ALGARISMOS ROMANOS, ñ apenas essas pocarias, eu perdi o meu tempo aqui… O q eu vi nesse site foi tão util quanto saber q 2+2 são 4… O autor desse site por favor se quer realmente fazer alguma coisa util se enforma direito, pq assim as pessoas só perdem o seu tempo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

  52. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAADOOOOOOOOOOOOREEEEEIIIIIIIIIIIII! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  53. MMMMMMMMMMMMMMMMMMEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEERRRRRRRRRRRRRRRRDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

  54. ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii de maisssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss mesmooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

  55. Não seja assim tão injusta com o criador do site, esta lista até dá uma certa ideia… poderia concerteza ter acrescentado alguns pormenores como por exemplo nove ser IX ou quatro escrever-se IV…mas isso tb se aprende no ensino básico daí não haver necessidade de ser tão específico. :)

  56. Não ligue para as criticas anteriores, existem pessoas que são tão folgadas que não sabem raciocinar nem por 1 misero minuto sem ajuda dos outros, foi muitíssimo bom a postagem, e continue que está ótimo!

DEIXE UMA RESPOSTA